Sermão: Zaqueu encontra Jesus

Esboço de pregação em Lucas 19:1-10 com o tema: Zaqueu encontra Jesus. Sermão sobre Zaqueu e seu encontro com Jesus.

Tema do sermão: Zaqueu encontra Jesus

Texto do sermão: Lucas 19:1-10

E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Introdução do encontro de Zaqueu com Jesus

A Bíblia fala de um homem que tinha tudo, mas sabia que algo estava faltando algo. Zaqueu não estava feliz, embora fosse um homem muito rico. Ele sabia que havia muito mais na vida do que posses, luxo e festas, mas ainda não tinha certeza do que era. 

Zaqueu viveu uma vida menos do que satisfatória por muitos anos. Ele estava procurando uma mudança quando um dia conheceu Jesus.

Naquele dia Zaqueu não foi apenas mudado. Toda a sua vida foi transformada. Assim como Zaqueu, alguns precisam experimentar esta mudança em sua vida. Jesus não quer apenas mudar a nossa vida. Ele quer transformar nossa vida para sempre. Essa transformação o tornará vitorioso sobre suas situações. 

Assim como Zaqueu, você pode fazer 3 coisas que acompanham a transformação.

1. Assim como Zaqueu, Acredite em Jesus

A. Zaqueu era um cobrador de impostos que enriqueceu fraudando os contribuintes. Ele ouviu que Jesus estava passando e queria vê-lo.

B. Ele era um homem muito baixo. Jesus estava cercado pela multidão. As pessoas também não o deixaram passar.

C. Ele não desistiria tão facilmente porque acreditava em Jesus (fé). Então ele subiu em uma árvore e esperou até Jesus passar. A fé genuína dá a força para superar as barreiras.

2. Assim como Zaqueu, Obedeça a Jesus

A. Jesus disse: “Zaqueu, desça imediatamente. Devo ficar em sua casa hoje. (NVI)

B. O cobrador de impostos imediatamente desceu da árvore e recebeu Jesus em sua casa.

C. Acreditar sozinho não é suficiente. Você deve agir de acordo com o que você acredita.

3. Assim como Zaqueu, Responda com Arrependimento

A. Deu metade de seus bens aos pobres. Devolveu quatro vezes a quantia a cada pessoa que ele havia enganado.

B. Estes não foram atos de mérito. Eram os sinais de um homem transformado por dentro.

C. A resposta de Jesus: “Hoje a salvação veio a esta casa, porque também este homem é filho de Abraão”. (NVI)

Aplicando as lições sobre a salvação de Zaqueu

Dadas abaixo estão três importantes aplicações de vida que podemos extrair do encontro de Zaqueu com Jesus.

1. Fé:

Zaqueu nunca havia testemunhado os milagres de Jesus. Ele só tinha ouvido falar de um homem chamado Jesus e dos poderosos milagres por ele realizados. Ele acreditava em ouvir, mas não tinha visto. Isso se chama fé. A fé é a chave para uma vida transformada. Ela libera o poder de Jesus e permite que você supere todas as barreiras possíveis que estão em seu caminho para uma vida vitoriosa.

2. Obediência:

A maioria das pessoas que vêm a Jesus falha nisso. Acontece quando você acredita, mas não quer seguir. 

Simplesmente experimentar o poder e o amor de Jesus é insuficiente. Uma fé inativa é uma fé morta. Você deve amar Jesus em troca e permitir que seu amor e poder o transformem todos os dias. 

O seguidor procura imitar seu mestre. Jesus deve se tornar o mestre de sua vida. Onde você se esforça continuamente (com a ajuda da graça de Deus, é claro) para se moldar segundo o modelo Dele.

Lembre-se, o coração é a fonte de tudo o que você diz e faz. Uma vez que o coração é transformado, toda a sua vida se transforma. 

Jesus chamou Zaqueu pelo nome. Você pode não conhecer Jesus, mas ele te conhecia antes mesmo de você ser concebido no ventre de sua mãe. 

Você não está aqui hoje porque veio em busca Dele. Mas ele veio em busca de você.

3. Resposta:

Você não é um seguidor comprometido de Cristo a menos que se arrependa de seu pecado. Arrepender-se envolve confessar seu pecado a Jesus e se afastar dele. 

Zaqueu devolveu quatro vezes a quantia a cada pessoa que havia enganado e deu metade de seus bens aos pobres como sinal de arrependimento. 

Hoje a igreja usa o batismo nas águas como sinal de arrependimento. Você está pronto para crer, obedecer, se arrepender e ser batizado? A bíblia diz:

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.

MARCOS 16:16 (NVI)

Conclusão deste sermão do encontro de Zaqueu com Jesus

Zaqueu era um homem perverso e pecador. No entanto, Jesus o amava. Muitas pessoas ainda se surpreendem que Jesus tenha espaço em Seu coração para pecadores e ímpios. É por isso que o evangelho é tão diferente de toda religião que diz que somente as pessoas boas são bem-vindas por Deus.

O fato é que ninguém é bom, santo ou puro o suficiente para estar apto para a presença de Deus. É por isso que Jesus veio, para nos salvar e nos dar acesso à Deus.

Todos os que creem em Jesus não são mais excluídos da presença de Deus, mas acolhidos com alegria. De fato, Jesus ainda tem um interesse especial em pecadores como você e eu, se nos arrependermos. Isso trás a mudança que você e eu estamos procurando.

Dicas para pregar este sermão sobre Zaqueu

  1. Comece contando a história de Zaqueu, como descrita em Lucas 19:1-10, para que as pessoas possam se familiarizar com o personagem principal do sermão.
  2. Explique o contexto histórico e cultural da época em que Zaqueu viveu, de modo que os ouvintes possam compreender a importância da história.
  3. Destaque a importância de Zaqueu estar disposto a mudar sua vida, deixando de lado suas riquezas e buscando a Deus.
  4. Enfatize que Deus está sempre disposto a nos receber, independentemente de nossa posição social ou passado pecaminoso.
  5. Mostre como Zaqueu demonstrou sua fé em ação, através de sua generosidade e desejo de reparar os erros do passado.
  6. Incentive as pessoas a examinarem suas próprias vidas, a fim de identificar áreas em que precisam de arrependimento e mudança.
  7. Encerre o sermão com uma oração, convidando as pessoas a se voltarem para Deus e a buscar a transformação de suas vidas, assim como Zaqueu fez.

Gostou das dicas? Ah! Lembre-se de que a história de Zaqueu é uma poderosa ilustração da transformação que pode ocorrer quando uma pessoa se arrepende e busca a Deus. Portanto, pregue com amor, compaixão e humildade, lembrando-se de que todos nós precisamos da graça e do amor de Deus.

Se gostou deste sermão sobre Zaqueu, então você pode acessar muitos esboços aqui.

Veja também:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo