A alegria da busca pela dracma perdida

Este esboço de pregação aborda a parábola da dracma perdida, presente no evangelho de Lucas 15:8-10. A partir do valor dado à dracma perdida, o sermão discorre sobre a importância da busca ativa pela salvação e da alegria da recuperação. É uma mensagem inspiradora sobre o amor e a compaixão de Deus por seus filhos.

Tema: A alegria da busca pela dracma perdida

Texto do sermão: Lucas 15:8-10

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Introdução do sermão:

A parábola da dracma perdida é uma das três parábolas contadas por Jesus para ilustrar o valor de uma alma perdida e o amor de Deus por aqueles que estão longe Dele.

Ovelha perdida – Uma ovelha que se perde fora, mas sabe que está perdida.

Dracma – Uma moeda que se perde dentro, mas não sabe que está perdida.

Parábola do filho pródigo – Tem um filho que se perde fora e sabe e um filho que se perde dentro e não sabe que está perdido.

I. O valor da dracma perdida (Lucas 15:8a)

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas…

Primeiramente, devemos entender o significado da dracma nesta parábola.

A dracma era uma moeda de prata que valia cerca de um dia de trabalho na época de Jesus.

A dracma era uma moeda de prata, de grande valor para uma mulher judia.

Ela representava não apenas valor financeiro, mas também valor sentimental e simbólico. Era parte do dote da mulher, uma peça preciosa de seu patrimônio.

Quando uma dracma era perdida, era como perder uma parte de si mesma.

Assim como a dracma era valiosa para a mulher na parábola, cada pessoa é valiosa para Deus.

II. A busca pela dracma perdida (Lucas 15:8b)

…e varre a casa, e busca com diligência até a achar

Na história, a mulher perde uma de suas dez dracmas. Ela não a perdeu por descuido, mas por algum acidente ou infortúnio.

Assim como na vida, às vezes perdemos coisas preciosas sem perceber. Mas a mulher não desiste. Ela acende uma lâmpada, varre a casa e busca diligentemente até encontrar a dracma perdida.

Esta busca é um reflexo do amor e da dedicação de Deus por nós. Ele não nos deixa perdidos, mas busca por nós com diligência e persistência.

III. A alegria da recuperação (Lucas 15:9)

Quando a mulher finalmente encontra a dracma perdida, ela chama suas amigas e vizinhas para compartilhar sua alegria. Ela não guarda sua alegria só para si, mas a compartilha com os outros.

Da mesma forma, quando um pecador se arrepende e volta para Deus, há alegria no céu e entre os anjos.

Deus se alegra quando encontramos o caminho de volta para Ele, e essa alegria transborda para toda a comunidade dos crentes.

Conclusão desta pregação

A parábola da dracma perdida nos ensina que cada pessoa tem um valor inestimável para Deus e que Ele se importa profundamente com cada um de nós.

Além disso, mostra a importância de buscar com dedicação e esforço aqueles que estão perdidos, e a alegria que é encontrá-los e celebrar sua recuperação.

Que possamos nos esforçar na busca pelos perdidos e compartilhar a alegria da salvação com aqueles que são encontrados.

Dicas para pregar este sermão sobre a dracma perdida:

1. Contextualize a parábola e seu significado para a cultura da época;
  2. Explique o valor da dracma perdida e o que ela representava para a mulher;
  3. Mostre a importância da busca pela dracma e como isso se aplica à nossa busca por salvação e relacionamento com Deus;
  4. Enfatize a alegria da recuperação da dracma perdida e como isso se relaciona com a alegria da salvação em Cristo;
  5. Encoraje os ouvintes a se aprofundarem em sua busca por Deus e a se alegrarem com as descobertas e transformações que essa busca pode trazer.

Se você gostou deste sermão sobre a dracma perdida, então veja mais esboços de pregação aqui.