A alegria da busca pela dracma perdida

Este esboço de pregação aborda a parábola da dracma perdida, presente no evangelho de Lucas 15:8-10. A partir do valor dado à dracma perdida, o sermão discorre sobre a importância da busca ativa pela salvação e da alegria da recuperação. É uma mensagem inspiradora sobre o amor e a compaixão de Deus por seus filhos.

Tema: A alegria da busca pela dracma perdida

Texto do sermão: Lucas 15:8-10

Introdução:

A parábola da dracma perdida é uma das três parábolas contadas por Jesus para ilustrar o valor de uma alma perdida e o amor de Deus por aqueles que estão longe Dele.

I. O valor da dracma perdida:

• A dracma era uma moeda de prata que valia cerca de um dia de trabalho na época de Jesus.
  • Ela era uma das dez moedas que a mulher possuía e era muito importante para ela.

II. A busca pela dracma perdida:

• A mulher acendeu uma lâmpada, varreu a casa e procurou cuidadosamente até encontrá-la.
  • Ela não descansou até que a encontrasse, mostrando sua dedicação e esforço na busca pela dracma perdida.

III. A alegria da recuperação:

• Quando a mulher encontrou a dracma, ela chamou suas amigas e vizinhas para celebrar com ela.
  • Assim como a mulher da parábola, Deus se alegra quando uma alma perdida é encontrada e retorna para Ele.

Conclusão:

A parábola da dracma perdida nos ensina que cada pessoa tem um valor inestimável para Deus e que Ele se importa profundamente com cada um de nós.

Além disso, mostra a importância de buscar com dedicação e esforço aqueles que estão perdidos, e a alegria que é encontrá-los e celebrar sua recuperação.

Que possamos nos esforçar na busca pelos perdidos e compartilhar a alegria da salvação com aqueles que são encontrados.

Dicas para pregar este sermão sobre a dracma perdida:

1. Contextualize a parábola e seu significado para a cultura da época;
  2. Explique o valor da dracma perdida e o que ela representava para a mulher;
  3. Mostre a importância da busca pela dracma e como isso se aplica à nossa busca por salvação e relacionamento com Deus;
  4. Enfatize a alegria da recuperação da dracma perdida e como isso se relaciona com a alegria da salvação em Cristo;
  5. Encoraje os ouvintes a se aprofundarem em sua busca por Deus e a se alegrarem com as descobertas e transformações que essa busca pode trazer.

Se você gostou deste sermão sobre a dracma perdida, então veja mais esboços de pregação aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.