5 maneiras dos avós tornarem o Natal melhor para os netos

Luzes cintilantes brilham nas árvores de Natal, nas janelas do meu bairro, e uma enxurrada de embrulhos de presentes e planejamento de férias, está acontecendo nas casas mais próximas e nas distantes também.

Nossa neta mais nova vem passar algumas noites, e estamos ansiosos para nos divertir. No ano passado, a árvore cintilou de um ponto bem ao seu alcance, com menos de três anos de idade, e ela reorganizou os enfeites macios toda vez que vinha visitá-la. 

Os enfeites foram escolhidos com intenção, representando personagens de histórias que lemos ao longo do ano ou passeios que desfrutamos juntos.

A pura beleza da festa de Natal é que ela chama ao nosso coração o mistério e o amor do nascimento de Cristo e nos oferece a criatividade de nosso Deus, que colocaria seu filho em uma manjedoura e anunciaria seu nascimento a pastores e sábios homens, através de céus estrelados e vozes de anjos. 

Como avós, temos a oportunidade de infundir amor e criatividade nas festas de fim de ano de nossos netos. Por meio de um pouco de planejamento, uma atitude de alegria e a compreensão de que, muitas vezes, boas lembranças são menos sobre o que fazemos e mais sobre como fazemos.

Aqui estão cinco maneiras divertidas de qualquer avô tornar este Natal mágico para seus netos:

1. Crie um ambiente de expectativa

De correntes de Natal de papel vermelho e verde a calendários do Advento lindamente esculpidos, é uma delícia contar os dias até o Natal. Como avô, criar magia para seus netos pode ser tão fácil quanto criar expectativa para a temporada. 

Idéias simples incluem dar a eles sua própria árvore de Natal em miniatura e embrulhar pequenos enfeites para serem abertos diariamente, contando os dias até 25 de dezembro.

Este ano, enchi um tradicional calendário do advento com gavetas numeradas e enchi cada uma delas com bombons. Qualquer dia que minha neta nos visita, encontramos com alegria a guloseima e contamos os dias até o aniversário de Jesus. 

Em seguida, cortamos bagas, verduras ou azevinhos do jardim e enchemos a gaveta vazia com um tesouro da natureza. Os calendários do advento podem ser comprados já preenchidos e enviados pelo correio para seus entes queridos que estão longe, e ligações ou chamadas de vídeos podem fazer parte da abertura quando possível. 

A beleza do calendário do Advento é que você pode ser tão criativo quanto quiser, tudo com o objetivo de criar alegria e entusiasmo enquanto conta os dias até a manhã de Natal.

2. Um Natal de Livro de Histórias

A cada temporada de férias, convidamos o Natal para nossas rotinas de histórias de avós. Livros como o lindamente ilustrado “Finding Christmas” da autora Lezlie Evans baseado em Mateus 25:35-36 podem despertar a imaginação. 

Um livro muito amado e lido com frequência pode se tornar um roteiro e pano de fundo para a mais doce magia desta data, com amigos conhecidos dos livros de histórias.

Em nossa casa, “Finding Christmas”, uma história terna sobre amar sacrificialmente os outros, com festas de chá e animais dando seus próprios doces, presentes de Natal para ajudar um pássaro canoro necessitado, tornou-se a inspiração para um chá de fim de ano perfeito para nossa neta mais nova. 

O chá de Coneflower foi servido em uma mesinha de chá, ao lado de biscoitos de creme e avelã frescos, cada um deles um elemento do próprio livro. Ratos, lebres, esquilos e bichos de pelúcia andorinhas estiveram todos presentes e contabilizados em nosso chá de contos de fadas, e todos os presentes desfrutaram de momentos mágicos enraizados no amor natalino.

3. Maravilhar-se com um Salvador nascido em uma manjedoura

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu…” Isaías 9:6

Uma criança nasce. A verdade de que Jesus veio como um bebê é verdadeiramente uma maravilha e que muitas vezes não paramos para considerar ou nos maravilhar. Para nossos netos, esta é talvez a verdade mais identificável sobre ele. Ele era como eles. 

Esta é a verdade que Deus sempre tentou nos mostrar quando enviou Jesus em forma humana, e as crianças simplesmente se relacionam com o menino Jesus.

Muitos lares cristãos adoram exibir presépios especiais em suas casas durante a época do Advento e do Natal.

Embora possam ter um significado profundo e serem verdadeiramente bonitos, ter uma pequena exibição inquebrável para seus netos interagirem pode envolvê-los com a beleza da história.

Você pode ler versículos de Lucas 2 ou um livro de histórias simples para crianças. Minha neta mais nova adora segurar o bebê na manjedoura, e conversamos sobre como ele nasceu onde dormem as ovelhas e as vacas. 

Algumas famílias montam o presépio sem o bebê na manjedoura e, na manhã de Natal, convidam os pequenos a colocá-lo no presépio.

Muitas comunidades oferecem presépios ao vivo ou peças que retratam o nascimento de Jesus. Tudo isso, especialmente os que envolvem animais vivos, pode despertar admiração em jovens e idosos.

4. Alegre-se do seu jeito especial

Os avós sábios de todo o mundo conhecem o segredo de que criar magia e alegria em qualquer estação, pois isso começa dentro de nossos próprios corações. Quando abordamos cada momento que passamos com nossos netos com uma sensação de prazer, gratidão e admiração, nossos netos então, são convidados para a alegria.

Para a avó que ama a cozinha, experimente vestir pijamas de Natal combinando para misturar e mexer os biscoitos com seus netos, ou construir uma casa de pão de gengibre ao som de suas canções favoritas.

Compre ou faça os embrulhos de presentes para outros membros da família. Vá a um balé de quebra-nozes ou decore seu carro com guirlandas e orelhas de rena, por exemplo. Assista a filmes de férias e sirva guloseimas especiais de receitas de família. 

A magia está simplesmente em formação. Quando você compartilha autenticamente com seus netos as coisas de que gosta, torna o feriado especial. Criando, assim um legado de Natal que permanecerá em seus corações por toda a vida.

5. Orelhas de Rena e a Magia da Brincadeira

A beleza de criar um Natal mágico para os pequenos que você ama realmente começa dentro do seu próprio coração. 

Simplesmente não há nada tão divertido quanto um avô que traz consigo um senso de diversão aonde quer que vá. Todos nós gostamos das lindas fotos de nossos netos vestidos com roupas combinando e posando em frente à árvore perfeitamente decorada.

Já foi dito: “Os avós são uma deliciosa mistura de risadas, ações carinhosas, histórias maravilhosas e amor”.

Os avós têm a rica oportunidade de ensinar o amor de Jesus e a alegria de seu nascimento. Mostrando como é verdadeiramente cheio de alegria dar e receber amor. 

Portanto, seja bobo neste Natal. Troque expectativas por expectativa. Deixe os planos se tornarem divertidos e crie momentos tão simples quanto chocolate quente com um toque de chantilly em cada nariz.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp