Moeda com inscrição “Eleazar o Sacerdote” é descoberta no deserto da Judeia

A inscrição na moeda estava no antigo alfabeto hebraico e datada do primeiro ano da revolta

Este achado arqueológico trata-se de uma moeda rara da época da Revolta Bar Kokhba, com a inscrição “Eleazar, o Sacerdote”. A inscrição na moeda estava no antigo alfabeto hebraico e datada do primeiro ano da revolta (132 d.C.). Acharam a moeda na Reserva Natural de Mazuq Ha-he’teqim.

A descoberta aconteceu durante a Pesquisa da Caverna do Deserto da Judeia, uma iniciativa da Autoridade de Antiguidades Israel (AAI), em colaboração com o Ministério do Patrimônio e o Escritório Arqueológico para a Administração Militar da Judeia e Samaria. O objetivo desta pesquisa é recuperar tesouros antigos antes que saqueadores da antiguidade roubem.

Moeda com inscrição Eleazar o Sacerdote
Moeda com inscrição Eleazar o Sacerdote – Fotos: Emil Aladjem, Oriya Amichay e Yaniv Barman, AAI

Além da moeda de Eleazar, encontraram outras três moedas da mesma época, com a inscrição “Simeão”, no mesmo local.

A identidade de Eleazar, o Sacerdote, mencionado na moeda, levanta algumas possibilidades. Uma delas é a conexão com o Rabino Eleazar Hamod’ai, um rabino tannaico contemporâneo do Rabino Akiva. Ele era conhecido por seu papel religioso na época da Revolta de Bar Kokhba, especialmente por viver em Beitar, o centro da revolta, onde também se presume que tenha falecido durante o conflito, como relata o Talmud (Talmud de Jerusalém Ta‘anit 4:5).

Moedas e descobertas importantes

A moeda revela uma palmeira gravada no anverso, com a inscrição “Eleazar, o Sacerdote” em antigo alfabeto hebraico. No reverso, há um monte de uvas cercado pela inscrição “Ano Um da Redenção de Israel”, também em escrita hebraica antiga.

Desde 2017, a Unidade de Prevenção de Roubos Arqueológicos da AAI vem conduzindo uma pesquisa sistemática no deserto da Judeia. O objetivo é recuperar importantes descobertas antes que sejam saqueadas.

Além da moeda de Eleazar, durante esta pesquisa encontraram fragmentos de pergaminhos dos Doze Profetas Menores, espadas de ferro romanas – uma delas ainda em sua bainha – e até mesmo a mais antiga cesta completa do mundo, entre outras descobertas fascinantes.

Fonte: facebook.com/AntiquitiesEN

Confira mais achados arqueológicos em arqueologia bíblica.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo