Fragmento de cerâmica de 2.500 anos com nome do rei Dario é encontrado em Israel em descoberta inédita

Um fragmento de cerâmica datado de 2.500 anos com o nome do rei persa Dario foi encontrado em Israel, em uma descoberta inédita que tem deixado os pesquisadores animados.

Dario, também conhecido como “Dário, o Grande”, aparece diversas vezes no livro de Esdras na Bíblia como tendo desempenhado um papel fundamental na ajuda aos israelitas para reconstruir o Templo em Jerusalém. Ele viveu cerca de 500 anos após o rei Davi e cerca de 500 anos antes do nascimento de Cristo.

O fragmento de cerâmica foi encontrado no Parque Nacional de Tel Lachish em Israel por dois caminhantes: Eylon Levy, assessor de mídia internacional do presidente de Israel, Isaac Herzog, e seu amigo Yakov Ashkenazi. Ele apresenta uma inscrição em aramaico que diz “Ano 24 de Dario”, datado de 498 a.C.

Inicialmente, os arqueólogos ficaram céticos, mas testes posteriores confirmaram a autenticidade do fragmento. A Autoridade de Antiguidades de Israel afirmou que esta é a primeira descoberta de uma inscrição com o nome de Dario, o Grande, em qualquer lugar da Terra de Israel.

Inscrição com nome do rei Dario encontrado em Israel

Segundo a autoridade, o fragmento de cerâmica pode ter sido uma “nota administrativa” semelhante a um recibo de mercadorias. Acredita-se que o pedaço de cerâmica pode ter sobrado de uma expedição arqueológica britânica da década de 1930, quando arqueólogos britânicos descobriram um elaborado edifício administrativo do período persa, construído no topo do pódio do destruído palácio-fortaleza dos reis da Judéia.

“A residência da era persa se estendia por uma grande área e compreendia elaborados salões e pátios com uma majestosa entrada de pórtico com colunas em estilo persa”, disse a autoridade. “Hoje, apenas as bases dos pilares permanecem no monte enquanto a expedição britânica desmantelava os restos do elaborado edifício persa para escavar o palácio da Judéia subjacente.”

Esta descoberta oferece novos insights sobre a história da região e acrescenta informações valiosas ao entendimento da reconstrução do Templo de Jerusalém sob o governo do rei Dario.

Gostou? Então veja mais sobre arqueologia bíblica.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!