“Não me chama de pastor porque eu sou Apóstolo” é bíblico?

O que você acha de uma pessoa com um título de Apóstolo quando chamada de pastor, não gostar ou se ofender, é bíblico essa atitude?

Amigo leitor, essa frase definitivamente não está na Bíblia. Também ela afronta um sério princípio bíblico – humildade. A humildade é expressamente vinculada a Cristo, segundo Mateus 11:29.

Mas acredite, eu estava dentro de uma igreja e ouvi essa frase da boca de um “artista chamado de apóstolo”. Tudo porque eu não sabia que ele tinha esse título eclesiástico na sua comunidade e, equivocadamente, o chamei de pastor.

Deixo claro aqui que nada tenho contra os atuais Apóstolos. Nada contra o segmento apostólico seja pentecostais ou neopentecostais.

Todavia, quero evoluir com você, leitor, um pouco mais sobre Paulo – o Apóstolo escolhido por Cristo. Tenho certeza que mesmo se você for até um ateu, já ouviu falar desse servo de Deus da cidade de Tarso.

Conhecido como, o Apóstolo dos Gentios (Atos 22:21), Paulo era letrado em muitas ciências, doutorado nas leis judaicas, poliglota, do alto escalão romano e nobreza .

No entanto, jamais, ele vindicou isso após sua conversão. Pelo contrário, Paulo refutou sua sabedoria e títulos terrenos considerando-os como lixo (skubala em grego, que pode ser traduzido como refugo, algo sem valor ou esterco) – Fl 3:8.

Quero me deter um pouco mais sobre o irmão Saulo de Tarso após ter sido escolhido pelo próprio Jesus ressuscitado e glorificado nos céus (Atos 9:15).

Esse, convertido ao genuíno evangelho, recebeu poder e ousadia de Deus para pregar, curar e até ressuscitar (Atos 20:9:12).

Mas Paulo – o servo convertido, teve um currículo vitae que, dificilmente, os apóstolos atuais exporiam ao chegar numa igreja.

Paulo se apresentaria assim: “Irmãos, fui açoitado com chibatadas e varas, fui apedrejado, sofri naufrágios, passei noite e dia no abismo, passei perigos de todos os tipos, fome, nudez…” (ll Co 11:23-28).

Hoje em dia, alguns chamados “apóstolos” se apresentam mencionando seus títulos: Bacharel em Teologia, Pós Graduação em Ciências da Religião, Mestre em Pneumatologia e por aí vai.

Alguns não se contentam com o título apostólico e querem ser chamado, se possível, de Vice-Deus e até a Quarta Pessoa da Trindade.

Embora, Paulo tivesse a consagração de Cristo, ele se apresentava em todas as suas cartas como servo (Dulós=servo braçal em grego).

Paulo , para muitos e inclusive eu, seja o maior dos Apóstolos, ele se considerava como o menor e o principal pecador de todos (Ef 3:8 / l Co 15:9 / l Tm 1:15).

Se você tem alguma pergunta sobre “Está na Bíblia?”, deixe aqui abaixo nos comentários.

Israel Praxedes

Sou cristão há quase 45 anos, estudei Teologia no Ceforte de Guarulhos. Diretor do CIMEVAP – Convenção Interdenominacional de Ministros do Evangelho do Vale do Paraíba. Pastor e professor de Escola Bíblica, comprometido com o ensino e a edificação da fé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp