Qual o significado da palavra eutanásia na Bíblia?
Já ouvi muitas pessoas falarem sobre a eutanásia, como uma “morte digna” ou “morte por escolha”. Algumas dúvidas surgem ao longo do caminho, como por exemplo, será que a Eutanásia é um pecado? O que Deus pensa sobre a Eutánasia? O que a bíblia nos ensina sobre esse ato?
São algumas dúvidas que muitas vezes, não são respondidas corretamente e quando nos deparamos em uma situação onde devemos ou não optar por esse procedimento, não sabemos qual atitude tomar para não pecar contra à Deus.
Vejamos à seguir o que a bíblia nos diz sobre a Eutánasia, se é um pecado ou não, e tudo que envolve esse ato.
O que é a Eutanásia e qual seu significado?
A palavra Eutanásia significa colocar um término à vida, dar fim ao sofrimento de alguém, de forma passiva ou ativa, ou seja, a eutanásia pode ser uma escolha da pessoa, ou determinada por outras pessoas.
Eutanásia é uma ação que promove a morte de alguém ou que simplesmente interrompe os procedimentos que prolongam a vida. Essa prática é comum em casos de pessoas com doenças incuráveis, ou em fase terminal, com o intuito de acabar com a dor do indivíduo.
O que a Bíblia diz sobre a Eutanásia?
A Bíblia Sagrada é muito clara quando nos diz em Êxodo 20:13 “Não matarás”. A partir do momento que optamos por esse procedimento, seja em nós mesmos ou em outro indivíduo, estamos indo contra um um mandamento bíblico. Podemos então dizer sempre sombra de dúvidas que a Eutanásia é um pecado contra Deus.
Quando olhamos para a história de Caim e Abel, vemos que após Caim matar seu irmão Abel, Deus colocou um sinal em Caim que protegeria sua vida e deixou bem claro a todos que a vida vem somente Dele.
“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” (1 Samuel 2:6)
Os cristãos devem confiar sua vida e morte, somente à Deus. A vida não nos pertence e a oportunidade de experimentá-la é uma dádiva do nosso criador que nos confia a sua posse para administrá-la. Deus permanece para sempre como o “Autor e dono da vida”, portanto, não podemos dispor dela como queremos.
A hora da morte e como vai ser ela, é escolha do Criador e não do indivíduo ou dos familiares.
A vida é preciosa aos olhos do Senhor e em tudo há um propósito determinado por Deus.