O que é paralelismo sinônimo na poesia hebraica?
O paralelismo sinônimo é um recurso literário frequentemente usado na poesia hebraica que envolve a repetição da mesma ideia de duas maneiras diferentes. Este dispositivo é usado para destacar e ampliar ideias importantes.
Por mais que seja uma explicação do plano de Deus, um texto histórico e uma fonte de direção, a Bíblia é uma obra de literatura.
Assim como qualquer obra de literatura, seja um romance, uma peça, um poema ou um conto, podemos obter muito mais significado mergulhando nas técnicas utilizadas pelos escritores.
A poesia hebraica na Bíblia, por exemplo, tinha suas próprias convenções, recursos literários e técnicas, assim como nossa poesia. Um desses artifícios se chama paralelismo sinônimo, e pode nos ensinar muito sobre quais passagens os poetas quiseram destacar.
O que significam os termos literários?
Existem alguns termos literários que são úteis para entender a fim de compreender o conceito de paralelismo sinônimo.
Um dispositivo literário é uma estrutura que ajuda um escritor a transmitir sua mensagem de uma maneira mais simples e convincente. Exemplos incluem metáfora, símile, aliteração, hipérbole ou alegoria.
Um dispositivo poético é um dispositivo literário específico da poesia usado para criar ritmo, aumentar o significado ou intensificar a atmosfera/humor.
Um dístico é duas linhas consecutivas que são unidas por meio de rima, métrica e/ou ideia para formar um pensamento completo. Isso é importante, pois o paralelismo sinônimo se aplica principalmente a dísticos.
Paralelismo significa usar elementos em frases ou linhas gramaticalmente semelhantes, seja em estrutura, som, significado ou métrica. O paralelismo na poesia inglesa é muitas vezes alcançado através do recurso poético da rima.
O que significa paralelismo sinônimo?
Paralelismo sinônimo é um dos muitos tipos de paralelismo usados na Bíblia, bem como paralelismo antitético, paralelismo emblemático e paralelismo sintético.
O paralelismo sinônimo é um dispositivo poético que envolve o uso do paralelismo para criar um dístico (geralmente) que consiste em duas linhas nas quais a mesma ideia é afirmada duas vezes, mas de duas maneiras diferentes.
Uma maneira fácil de lembrar isso é que “sinônimo” vem de “semelhante” e, portanto, o paralelismo sinônimo envolve a mesma ideia repetida de maneira diferente, como duas palavras são sinônimos se tiverem o mesmo significado, embora sejam palavras diferentes.
Os sinônimos em termos de palavras incluem feliz e alegre, engraçado e bem-humorado, rápido e rápido, grande e enorme. O paralelismo sinônimo inclui tanto sinônimos quanto frases inteiras que compartilham significados.
Vale a pena notar que os sinônimos podem ter o mesmo significado com conotações ligeiramente diferentes. Por exemplo, alguém é confiante ou arrogante? Eles são frugais ou avarentos? Inquisitivo ou curioso? Sinônimos, mesmo quando tecnicamente significam a mesma coisa, podem ter significados diferentes quando aplicados.
O paralelismo sinônimo é útil para isso. Ao repetir a mesma ideia duas vezes, obtemos uma visão mais ampla do que o escritor pretende transmitir.
Exemplos de Paralelismo Sinônimo na Bíblia
O paralelismo sinônimo é encontrado na poesia hebraica de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão, Lamentações e alguns dos livros proféticos. Vamos explorar alguns exemplos.
Salva-me, Senhor, dos lábios mentirosos e das línguas enganosas (Sl 120:2).
Neste exemplo, “lábios mentirosos” e “línguas enganosas” significam alguém que não está dizendo a verdade. Ao repetir a ideia, o poeta está enfatizando o perigo da desonestidade.
O Salmo 18:4-5 é um exemplo extenso de paralelismo sinônimo:
As cordas da morte me enredaram; as torrentes de destruição me subjugaram. As cordas da sepultura se enrolaram ao meu redor; as armadilhas da morte me confrontaram.
Observe que no versículo quatro, “As cordas da morte me enlaçaram; as torrentes de destruição me subjugaram”, nos deparamos com um dístico em que “cordas de morte” se enredando e “torres de destruição” avassaladoras servem para enfatizar o ponto de que o salmista, neste caso, Davi, está em grave perigo.
O versículo cinco então espelha o versículo quatro; “as cordas da morte me enredaram” torna-se “as cordas da sepultura enroladas ao meu redor” e “as torrentes da destruição me oprimiram” torna-se “as armadilhas da morte me confrontaram”.
Não apenas, então, cada dístico enfatiza a profundidade da angústia de Davi, mas o primeiro dístico é então paralelo ao segundo, quadruplicando o efeito. O salmista deixou claro que está em apuros desesperados.
O salmo continua, falando de como Davi invocou o Senhor, e o Senhor o livrou. A libertação do Senhor torna-se ainda mais significativa após a ênfase na terrível situação em que o salmista se encontrava.
Outros exemplos incluem Provérbios 3:11:
Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, e não se ressente de sua repreensão.
E Isaías 53:5:
Mas ele foi traspassado por nossas transgressões, e moído por nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.
Em todos esses exemplos, o uso do paralelismo sinônimo enfatiza o ponto, traz mais informações e esclarece exatamente o que o poeta quer dizer.
O que podemos aprender com o paralelismo sinônimo?
Quando vemos o paralelismo sinônimo usado, podemos aprender algumas coisas.
Quando vemos o dispositivo implementado, devemos saber que a ideia que o poeta está tentando transmitir é importante e devemos prestar atenção. Devemos também olhar para os paralelos para entender o significado completo do que o poeta está tentando transmitir.
Além disso, podemos olhar para o contexto maior e ver se as linhas que empregam paralelismo sinônimo são paralelas para dar ainda mais significado.
Todas essas coisas, juntas, nos ajudarão a ter uma maior apreciação pela beleza da Bíblia como uma obra de literatura e a entender a importância e o significado do que os escritores estavam tentando transmitir.
Leia também: O que é paralelismo antitético na poesia hebraica?