O que é uma parábola e como devemos lê-la?

Espalhados ao longo dos ensinamentos de Jesus, encontramos contos de sementes de mostarda e porcos, pérolas e odres. Narrativas de moedas e ovelhas perdidas, tesouros enterrados e banquetes se acumulam nas páginas de nossas Bíblias. Essas parábolas coloridas lembram imagens terrenas que podemos ver para ajudar a comunicar significados celestiais que não podemos ver. Simplificando, uma parábola é uma história curta que transmite uma verdade maior.

Embora a maioria das parábolas da Bíblia estão nos Evangelhos, encontramos algumas no Antigo Testamento. Por exemplo, o profeta Natã conta a Davi a história de um homem rico roubando as ovelhas de um homem pobre para trazer à tona o caso adúltero de Davi com Bate-Seba (2 Samuel 12:1-4).

O Novo Testamento contém mais de 40 parábolas. Essas histórias ilustram muito sobre o Reino de Deus para aqueles que têm ouvidos para ouvir.

Como as parábolas foram usadas no Novo Testamento?

Jesus usou parábolas para dar instruções, tanto para revelar como para ocultar verdades espirituais. As parábolas comparavam a história com a realidade do Reino de Deus. Enquanto o primeiro é simples e relacionável, o segundo é profundo e consequente. Os dois juntos convidam à comparação que abre janelas de compreensão.

Enquanto alguns entendiam as parábolas, outros não. Em Mateus 13:10-16, os discípulos questionam o uso das parábolas por Jesus. Por que ele falou em parábolas? Ele responde que a alguns as verdades do reino foram dadas, mas a outros não.

Enquanto Jesus ensinava a grandes multidões, seus verdadeiros discípulos ouviram e discerniram o significado dessas histórias. Aqueles que ouviram, mas não entenderam, cumpriram a profecia de Isaías 6:9-10.

Uma Breve História da Interpretação de Parábolas

O gênero parábola gerou várias escolas de pensamento na interpretação bíblica. Ao longo da história da igreja, a maioria dos teólogos argumentaram que as parábolas são alegorias e que cada personagem ou item dentro da história representa outra coisa.

Essa tática produziu uma multiplicidade de interpretações que se desenvolveram com denominações e tradições.

Às vezes, a interpretação se desviava do que o público original teria entendido. As interpretações tornaram-se tão numerosas que houve pouco consenso.

Para combater as complicações dessa estratégia, alguns intérpretes corrigiram demais e começaram a argumentar que as parábolas pretendiam apenas um significado amplo. As interpretações resultantes muitas vezes diluíam a complexidade e o significado das parábolas.

Embora cada uma dessas posições caia em extremos opostos, uma abordagem centrada nos ajuda a fundamentar-nos na Bíblia enquanto buscamos todo o peso da parábola.

Como devemos interpretar as parábolas hoje?

Em parábolas com mais de um personagem, é útil procurar o ponto principal de cada indivíduo. As parábolas geralmente utilizam a figura de um pai, gerente ou rei em representação de Deus. Os personagens restantes interagem com sua autoridade e graça, e nos ensinam o impacto dessas respostas.

Aprenda a cultura e costumes dos tempos bíblicos

Um bom estudante da Bíblia procura entender as normas e costumes culturais do público original ao colher o significado do texto. Por exemplo, um público moderno acostumado com produtos prontos para consumir, podem perder lições destinadas originalmente a um público que plantavam seus próprios alimentos.

A parábola do semeador que enfatiza a necessidade de uma colheita para um bom solo e o poder das ervas daninhas para sufocar a vida teria ressoado com os ouvintes de Jesus (Mateus 13).

Podemos perder as tensões sociais invocadas na leitura da parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37). Embora nomeemos brechós e clínicas de saúde com o nome do benfeitor dessa parábola, o público original teria ficado chocado ao ver um samaritano, um odiado exilado social, saudado como o herói da história.

Entenda o contexto em que a parábola está inserida

As parábolas, como todas as outras passagens da Bíblia, precisam se interpretar dentro do contexto da Bíblia como um todo.

Elas não se destinam a ser histórias independentes. Assim como perderíamos o significado de um filme assistindo apenas a uma cena, provavelmente interpretaremos mal a Bíblia se isolarmos conjuntos específicos de versículos das passagens, capítulos e livros que os cercam. Quando uma interpretação contradiz ou se desvia de outra passagem, ela precisa ser contida e ajustada.

Por exemplo, a parábola dos trabalhadores da vinha em Marcos 12:6 nos leva a crer que Deus não esperava que Jesus finalmente morresse na cruz, invocamos passagens como o Salmo 118 que nos falam da Plano soberano de sacrificar o Filho, que foi preordenado muito antes de seu nascimento.

Em outras passagens, o contexto imediato se mostra útil. A parábola do servo que não perdoa nos ensina sobre a magnitude do perdão de Deus (Mateus 18:21-35). Nesta parábola, um servo tem muitas dívidas, enquanto o outro tem pouco. Ambas as dívidas são perdoadas. Se tomarmos esta parábola por conta própria, podemos ser tentados a nos concentrar na dívida acumulada. No entanto, quando lemos o versículo 21, vemos que Pedro instigou a parábola ao perguntar a Jesus quantas vezes um irmão deveria ser perdoado. Quando vemos a parábola como a resposta de Jesus a Pedro, entendemos que não devemos colocar um limite numérico na quantidade de vezes que estendemos o perdão. Nós somos o devedor que muito foi perdoado em Cristo. Nós, que tanto fomos perdoados, não temos o direito de negar isso aos outros.

O chamado para crescer no conhecimento e compreensão de nosso Senhor e Salvador é um esforço para toda a vida (2 Pedro 3:18).

O Espírito Santo como guia para interpretar uma parábola

Ao lermos sua Palavra, com o Espírito Santo como nosso guia, continuamos a ver que o reino de Deus é o tesouro escondido no campo (Mateus 13:44). Esse tesouro é tão grande que vendemos tudo o que temos para comprar o campo.