O que a Bíblia quer dizer com “guiado pelo Espírito”?

guiado pelo Espírito

O Espírito Santo é vital em sua vida como crente. A verdade é que você não pode viver uma vida cristã bem-sucedida, ou qualquer parte dela, sem a ajuda do Espírito Santo. 

Ele é tão importante para sua vida como cristão. Posso olhar para trás em minha vida e ver um rastro de tentativas fúteis de fazer as coisas com minhas próprias forças. 

Como você pode imaginar, falhei miseravelmente porque essa nunca foi a intenção de Deus e por isso ele enviou o Espírito Santo para ser nosso ajudador. 

Uma das maneiras pelas quais o Espírito Santo o ajuda é guiando você, mas o que significa ser guiado pelo Espírito? Esta é outra daquelas verdades transformadoras que você deve entender se quiser viver a vida que Deus deseja que você viva.

O que significa ser guiado pelo Espírito?

Caso você não tenha certeza, deixe-me definir o que significa ser guiado pelo Espírito. Isso significa ser instigado, instruído ou dirigido pelo Espírito Santo. 

Em Mateus 4:1 vemos um exemplo de Jesus sendo guiado pelo Espírito. Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. 

Nesta ocasião, Jesus foi inspirado e dirigido pelo Espírito Santo para ir ao deserto. Esta era uma parte normal da vida de Jesus enquanto ele andava na terra. Ele foi guiado pelo Espírito, para nos demonstrar como esse tipo de vida se parece.

Duas razões pelas quais ser guiado pelo Espírito é tão importante:

1. Ele define quem você é.

“Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” – Romanos 8:14.

Ser guiado pelo Espírito identifica você como filho de Deus, mas isso também significa que o oposto é verdadeiro. 

Se você não é guiado pelo Espírito, você não é filho dele. Paulo está fazendo uma declaração muito forte sobre a identidade de um verdadeiro filho de Deus. 

A marca definitiva dos filhos de Deus é que eles são guiados pelo Espírito. Observe que ele não definiu pelo quanto você lê sua Bíblia, ora ou vai à igreja. Todas essas coisas são maravilhosas e necessárias, mas as pessoas fazem essas coisas o tempo todo sem que o Espírito Santo esteja presente em suas vidas. 

O que o diferencia como filho de Deus é a habitação do Espírito Santo dentro de você, que permite que você seja guiado por ele.

2. Define de quem você é.

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” – Romanos 8:16

O Espírito não apenas define quem você é, ele também define quem você é. A presença do Espírito Santo em sua vida está de acordo com seu espírito, permitindo que você saiba que pertence a Deus. É por isso que você pode ter confiança em seu relacionamento com Deus e em seu lar eterno no céu, por causa do Espírito Santo dentro de seu coração.

Quais são os benefícios de ser guiado pelo Espírito?

Por um momento, deixe-me passar das razões para os benefícios que advêm de ser guiado pelo Espírito. 

1. Ele te liberta da maldição da lei.

“Mas se você é guiado pelo Espírito, você não está debaixo da lei.” – Gálatas 5:18.

Existem apenas duas maneiras pelas quais você pode tentar viver a vida cristã, seja em sua própria força ou pela força do Espírito Santo. 

Quando você tenta fazer tudo isso sozinho, você está vivendo sob a maldição da lei. Seus maiores esforços para viver corretamente sempre ficarão aquém dos mandamentos de Deus para sua vida. 

Não porque suas intenções sejam ruins, mas porque sua natureza pecaminosa é muito forte. É aqui que entra em jogo ser guiado pelo Espírito. 

Se você simplesmente seguir a liderança do Espírito Santo, ele o ajudará a viver de acordo com os padrões da lei. 

Quando você concorda com ele dessa maneira, isso o libera para viver porque você está permitindo que o Espírito de Deus viva em você e através de você.

2. Ele o ajudará a tomar melhores decisões.

A realidade da vida é que temos tantas escolhas e decisões a tomar todos os dias. Este é um dos melhores aspectos do que significa ser guiado pelo Espírito. Você pode saber quais passos você precisa tomar. 

Imagine por um momento como sua vida mudaria apenas seguindo a direção do Espírito Santo. Há grandes exemplos nas escrituras de homens e mulheres sendo guiados pelo Espírito Santo. 

O livro de Atos, por exemplo, está cheio deles. O Espírito Santo estava orientando para onde ir, o que fazer e quando fazê-lo. Ele estava ativamente engajado em liderar todos os aspectos de sua vida. 

Isto é o que ele deseja fazer em sua vida. Se você ouvir, ele o ajudará a fazer melhores escolhas e o guiará pelos caminhos que ele deseja que você caminhe.

3. Ele o impedirá de cair em pecado.

“Assim eu digo, ande pelo Espírito, e você não satisfará os desejos da carne.” – Gálatas 5:16.

Posso dizer isso sem qualquer reserva. Se você viver sua vida sendo guiado pelo Espírito, ele o impedirá de cair em pecado. 

A razão pela qual as pessoas caem em pecado não é porque o Espírito de Deus não está lá para ajudá-las, é porque elas negligenciam ou rejeitam sua assistência. 

Todos nós devemos entender que a atração da carne é grande e para superá-la você precisa de um poder que é maior que a sua carne. 

O Espírito de Deus é esse poder e quando você é guiado pelo Espírito, ele o ajudará a superar os desejos da sua carne.

Como você sabe que o Espírito Santo está guiando você?

“Queridos amigos, não creiais em todo espírito, mas provai os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”. – 1 João 4:1.

Já que somos chamados a ser guiados pelo Espírito, como você sabe que é o Espírito quem está guiando você e não apenas seus próprios impulsos? Essa é uma ótima pergunta, e eu estou feliz que você perguntou. 

Somos lembrados em 1 João que precisamos testar os espíritos para saber que eles são de Deus. Deixe-me ajudá-lo a discernir quando você está sendo guiado pelo Espírito Santo.

1. Ele o conduzirá gentilmente, mas com firmeza.

O Espírito de Deus é todo-poderoso, mas não lidera com agressividade. Ele o guiará gentilmente, mas com firmeza. Deixe-me dar alguns exemplos práticos para ajudá-lo.

  • Se você está assistindo algo que não é bom para você, ele pode levá-lo a desligá-lo.
  • Se você estiver conversando com alguém que não é saudável, ele pode pedir que você se afaste e interrompa a conversa.
  • Ele pode levá-lo a falar com alguém e compartilhar o evangelho com eles.
  • Ele pode colocar um pensamento em seu coração para orar agora e por uma coisa específica.

Há tantas vezes que o Espírito de Deus fala com você, e você deve prestar atenção a essas diretrizes gentis, mas firmes, porque elas podem ser do Espírito Santo.

2. Sua liderança estará sempre alinhada com a Palavra de Deus.

Por mais importantes que sejam essas diretrizes suaves, você ainda deve testá-las. Um dos melhores testes é ver se eles estão alinhados com o que Deus disse na Bíblia. 

O Espírito Santo sempre operará dentro dos limites da Palavra de Deus. Ele nunca o levará a fazer algo que contradiga o que está na Palavra. 

Você pode ter certeza se o impulso de fazer algo não se alinha com a palavra de Deus, não é o Espírito Santo.

3. Ele sempre glorificará o nome de Jesus.

Quando você é guiado pelo Espírito, a glória de suas ações sempre voltará para Jesus. Ele nunca o levará a fazer algo que não traga glória e honra ao nome de Jesus. Se a ação ou decisão que você está considerando envergonhar o nome de Jesus, você não está sendo guiado pelo Espírito.

Enquanto você está pensando sobre o que significa ser guiado pelo Espírito, aqui está um último pensamento que quero deixar com você. Se não tiver certeza, pergunte.

Não há nada de errado em pedir confirmação ou obter conselho quando você sente que está sendo guiado pelo Espírito para fazer algo. 

Eu diria até que quanto maior a decisão, mais conselho e confirmação você precisa. 

Quando as decisões impactarem sua vida e as pessoas ao seu redor, procure mais aconselhamento. Há segurança naquele lugar.

Embora devamos ser guiados pelo Espírito, isso não significa que devemos ser patrulheiros solitários, fugindo com cada impulso do Espírito. 

Se você vai viver uma vida guiada pelo Espírito, você deve estar enraizado na oração, fundamentado em sua palavra e conectado em comunhão com outros crentes. 

Quando essas coisas estão presentes em sua vida, você está na melhor posição possível para ser guiado pelo Espírito e pode saber que Deus está guiando você a cada passo do caminho.


Autor Clarence L. Haynes Jr. do site Crosswalk.

Redação BP

Redação BP

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email

Publicidade

© 2022 Biblioteca do Pregador

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia Mais