O que significa “olho por olho” na Bíblia e qual sua importância?

 “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.” Este é o versículo em Mateus 5:38.

“Olho por Olho” se origina do Código de Hammurabi e aparece nos livros do Antigo Testamento de Êxodo e Levítico. Também está referenciado no Sermão da Montanha por Jesus, encontrado no Novo Testamento. Seu significado na Bíblia era simplesmente, a punição ou sentença deveria corresponder igualmente ao crime. 

“Olho por olho” na Bíblia

Na Bíblia, Êxodo 21: 23-25 ​​afirma:

“Mas, se houver dano, então pagareis vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, faixa por faixa.”

Levítico 24:19-21 ecoa esta afirmação:

“Qualquer um que ferir seu próximo deve ser ferido da mesma maneira: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Aquele que infligiu a lesão deve sofrer a mesma lesão.”  

Para ambas as passagens, a frase se usa na circunstância de um processo judicial perante uma autoridade civil, como um juiz. 

Olho por olho” pretendia, portanto, ser uma ética orientadora para legisladores e juízes; não pretendia defender a vingança pessoal.  

Qual significado de “olho por olho dente por dente” em Mateus 5:38?

Jesus condena a prática de retaliação pessoal no Sermão da Montanha, dizendo:

“Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Mas eu digo a você não resista a uma pessoa má. Se alguém lhe der um tapa na face direita, dê-lhe também a outra face. E se alguém quiser processar você e tirar sua camisa, entregue também o seu casaco. Se alguém te forçar a andar uma milha, vá com ele duas milhas. Dê a quem lhe pedir e não se afaste de quem quiser tomar emprestado de você” (Mateus 5:38-42). 

Jesus ensinando Olho por Olho

Jesus não está revogando o decreto do Antigo Testamento de “Olho por olho” (Mateus 5:17). Em vez disso, Ele está delegando a responsabilidade da autoridade civil (para punir os criminosos com justiça) da responsabilidade que todos temos em um contexto pessoal de amar nossos vizinhos e inimigos.

Cada pessoa tem valor – Levítico 24

Este versículo era para garantir uma penalidade proporcional pela perda de vidas, membros e benefícios futuros perdidos. A tradição judaica explica:

“Aquele que fere o outro está sujeito a pagar cinco tipos de penalidades: por dano, por dor, por despesas médicas, por perda de meios de subsistência e por humilhação”.

O conceito de restituição também se encontra em Levítico 24:18,

“Qualquer que tirar a vida do animal de alguém deverá restituir vida por vida. Qualquer um que ferir seu próximo deve ser ferido da mesma maneira: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Aquele que infligiu a lesão deve sofrer a mesma lesão.”

A lei bíblica não apenas aborda a punição por danos físicos a pessoas e animais, mas também se aplica ao dano potencial causado por uma falsa testemunha. 

Então faça com a falsa testemunha o que essa testemunha pretendia fazer com a outra parte. Você deve remover o mal para longe de você. O resto do povo saberá disso e ficará com medo, e nunca mais se fará tal mal entre vocês. Não mostre piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé (Deuteronômio 19:19-21).

Esta lei tinha um duplo propósito de punir a pessoa que pretendia prejudicar alguém, testemunhando falsamente contra ela com a mesma punição e advertir a comunidade contra usar os tribunais como um peão para realizar falsa justiça.

Qual é o significado de “Olho por olho?”

O significado desse princípio é a longevidade absoluta de sua relevância. Nossos sistemas judiciais modernos ainda obedecem a esse preceito orientador ao determinar uma penalidade judicial. “Olho por olho” influenciou literalmente as decisões de penalidade apropriadas de milhões de casos legais ao longo de milhares de anos, e com razão.  

O que pode surpreender a respeito desse preceito judicial, embora muitos o considerem senso comum, é que nem todos os países o utilizam. Ainda hoje, há lugares no mundo em que a pena não corresponde razoavelmente ao crime. 

“Olho por olho” é um princípio que vale a pena apreciar e compreender pelo seu significado histórico, advindo da sabedoria de Deus. 

O que isto significa para nós hoje?

Como cristãos, devemos nos apegar a uma regra mais elevada do que a lei. Devemos nos manter no padrão de amor que Jesus nos deu. No entanto, a ordem de Jesus, “ofereça-lhes também a outra face” ou “entregue também a sua túnica” não deve se usar como desculpa para abuso, extorsão ou violação da lei.

Sob a lei judaica, os padrões legais de justiça proporcional encontrados em Êxodo, Levítico e Deuteronômio para crimes como assassinato, abuso físico, prejudicar uma criança ou incriminar alguém por um crime ainda se aplicariam em um tribunal. No entanto, a pena de morte foi executada pelos romanos durante o tempo de Jesus, não pelos tribunais judaicos (João 18:31). Muitas de nossas expectativas modernas de justiça e reparação igualitárias encontram base na antiga lei judaica.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo