Por que você deve estudar o livro de Josué

Estudo sobre o livro de Josué com lições de porque você deve estudar este livro histórico da Bpiblia.

Sobre o que é o livro de Josué -Resumo

Deus chamou Josué para ser um general e liderar o exército de Israel numa conquista santa. No entanto, o que estava em jogo nessa conquista era algo maior do que apenas a invasão e posse de uma terra – eram questões que dizem respeito à nossa vida e fé nos dias de hoje. Por isso estamos nos propondo a realizar este estudo.

O Livro de Josué trata de um recomeço para o povo de Deus, e muitos cristãos de hoje precisam de um recomeço. Depois de quarenta anos vagando pelo deserto, Israel apropriou-se de sua herança e desfrutou as bênçãos das terras que Deus havia preparado para eles, “como os dias do céu acima da terra” (Dt 11:21).

É esse tipo de vida que Deus deseja que tenhamos em nosso tempo. Jesus Cristo, nosso Josué, quer nos conduzir agora à conquista e compartilhar conosco os tesouros de sua herança maravilhosa. Ele “nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual” (Ef 1:3), mas, com frequência, vivemos como indigentes derrotados.

Por que devemos estudar o livro de Josué? 

As melhores respostas para essa pergunta virão quando entendermos por que Deus nos deu este livro. Por que Deus quer que estudemos o livro de Josué? Essa é a pergunta crucial.

Existem várias estratégias para discernir por que Deus nos deu um determinado livro da Bíblia, como por exemplo, a estrutura do livro, as linhas repetidas e como o Novo Testamento reflete sobre o livro.

Usando essas estratégias, separamos aqui estão três razões para você ler o livro de Josué.

1. Israel em busca da promessa

Deus prometeu a Abraão que seus filhos herdariam Canaã, uma terra cheia de habitantes, exércitos e cidades fortificadas. Mas como exatamente Israel iria sair do deserto para se estabelecer em na terra prometida? 

Pois bem, o livro de Josué nos conta essa incrível história.

A cena de abertura do livro é tensa. Moisés está morto, contudo a promessa de salvação está muito viva. 

O Senhor ordena a Josué que leve seu povo através do Jordão para a terra, prometendo sucesso aonde quer que vá, desde que ele e o povo guardem os mandamentos do Senhor. 

Quando o livro termina, Josué está morto e enterrado em sua herança. 

Sobretudo, no meio há uma história da coragem e conquista de Josué enquanto ele conduz o povo para a terra prometida. 

A estrutura do livro deixa essa ênfase clara: Cruzar a terra (Josué 1-5), tomar a terra (Josué 6-12), dividir a terra (Josué 13-21) e servir ao Senhor na terra (Josué 22-24). 

Centrada nessa mudança para a terra, a história de Josué nos orienta para o palco no qual grande parte do resto da Bíblia se desenrolará.

Mas mais do que um lugar, a terra é um padrão. Um padrão que remete ao Éden. De fato, muitas vezes na Bíblia a terra de Canaã está referida como “como o jardim do Éden” (Gn 13:10; Isaías 51:3; Ezequiel 36:35; Joel 2:3). 

A terra também aguarda com expectativa a maior herança da nova criação. É por isso que Abraão, que recebeu a promessa da terra, “desejava uma pátria melhor, isto é, uma celestial” (Heb. 11: 16). 

Esta é a herança final para a qual a história de Josué sutilmente aponta quando, por exemplo, os levitas são deixados de fora das atribuições de terra, pois “o Senhor Deus de Israel é a herança deles” (Js 13:33).

Mais um ponto importante, sobre a mudança de Israel para a terra prometida. 

Por que exigia a matança dos habitantes da terra? Esta questão apresenta aos leitores sensíveis uma dificuldade compreensível. Compreender a terra à luz de toda a Bíblia nos ajuda nessa questão. 

Os seres humanos foram banidos do Éden por causa do pecado, com isso na nova criação não haverá nenhum pecado. A terra é uma amostra dessa perfeição que está por vir. 

A obediência e pureza exigidas para Israel habitar com Deus na terra, nos ensina sobre o que é necessário para o homem habitar com Deus, em qualquer lugar.

Devemos ler o livro de Josué para entendermos também sobre a geografia da história da Bíblia. 

Ainda mais importante, para uma parada no mapa da Bíblia para o céu. 

No final do livro de Josué vemos que ainda há habitantes na terra, e mais tarde na história da Bíblia até mesmo Israel, será expulso devido à incredulidade.

2. Eis o seu Senhor que guarda a aliança

Escondido no capítulo vinte e um de Josué está um resumo surpreendente do livro:

“Assim o Senhor deu a Israel toda a terra que jurou dar a seus pais. E eles tomaram posse dela, e se estabeleceram ali” (Josué 21:43). 

As palavras-chave nesta frase, “dou e dar”, se repetem ao longo do livro. Por exemplo, no início do livro, o Senhor ordena a Josué que atravesse o Jordão “para a terra que eu lhes dou”, a terra que “eu lhes dei”, a terra que ele “jurou a seus pais” para dar a eles” (Josué 1:2-3-6).

Dentro do contexto da aliança de Deus com Israel estabelecida por meio de Moisés, a obediência era necessária para a bênção que Deus prometeu. Esta exigência está reforçada claramente no livro de Josué (1:7-8). 

Josué e o povo deveriam obedecer ao Senhor, e quando o fizeram, o Senhor prometeu abençoá-los com a vitória. 

O Senhor deu instruções ao seu povo para a batalha em Jericó que confundiu a sabedoria militar e provou que ele realmente luta por eles. O Senhor parou o sol e lançou granizo nos inimigos de Israel. 

Por outro lado, se eles desobedecessem ao Senhor, o Senhor prometia amaldiçoá-los. É por isso que Jericó perdeu para Israel em um capítulo, e porque Israel perdeu para Ai no próximo (Josué 6, 7). 

No entanto, a terra não é conquistada por Josué e o povo. Deus dá a terra em cumprimento da promessa de Deus, feita a Abraão.

O caráter infalível de Deus

Essa percepção do caráter infalível de Deus é uma importante lição teológica do livro de Josué, uma lição que nos ajuda a entender nossa dependência do Senhor, para nossa própria salvação. 

Ao observarmos Deus cumprir meticulosamente suas promessas, tanto na bênção pela obediência quanto na maldição pela desobediência, aprendemos que Ele também cumpre suas promessas da nova aliança. 

Contudo, na nova aliança Deus deu um mediador de aliança perfeitamente obediente, um salvador maior que Josué, para nos levar a uma salvação maior que Canaã. 

Como qualquer homem pode fazer isso? Esse salvador divino-humano recebe as maldições que merecemos por nossa desobediência e nos dá a bênção que merece com a sua. 

A história de Josué contribui para a tensão dentro do enredo do Antigo Testamento que nos leva às boas novas deste salvador e sua cruz vitoriosa e ressurreição.

E assim devemos ler o livro de Josué para contemplar o Senhor que faz grandes promessas e que cumpre todas as promessas que faz. 

Mas para quem é essa salvação? Esta pergunta nos leva à nossa terceira razão para ler Josué.

3. Aprenda com a fé dos pecadores surpreendentes

Há muitas boas novas para os pecadores, no livro de Josué. 

Assim como prometido, o Senhor criou um lugar para habitar com seu povo, ele fez isso por meio de um grande líder e filho de Abraão. E assim como ele prometeu, seu povo se multiplicou e floresceu.

Mas ainda há mais boas notícias na história de Josué. E é aqui que fica pessoal para pecadores como eu e você. 

Nesta história vemos a bênção de Abraão chegar às nações. Isso acontece de maneiras lindas e surpreendentes. 

Atrás dos muros da fortificada e endurecida Jericó, está uma prostituta gentia chamada Raabe, que acredita que o Senhor é o Deus do céu, que deu a terra a Israel (Josué 2). 

Ela acredita e é salva. 

Quando a terra é dividida, a primeira pessoa a receber uma herança é Calebe, um quenezeu, cujo povo era outrora gentio. (Js. 14:13; Gen. 15:19)

Eles creram e são contados entre o povo de Deus. Então, ao longo do caminho, os gentios gibeonitas fazem uma aliança com Josué, embora de maneira sorrateira, e também entram nas promessas de Deus (Josué 9). 

Eles acreditavam que sua única segurança seria encontrada no Deus de Israel, e por isso eles foram salvos.

Então, o que devemos fazer? À medida que lemos o livro de Josué, tomamos nossas sugestões dos autores do Novo Testamento, que elogiaram a fé de pessoas como Raabe, e louvamos a Deus por trazer salvação até nós (Hb 11:31; Tiago 2:25).

Resumo do Livro de Josué Capítulo por Capítulo (Eboço):

I. PREPARANDO A NAÇÃO – Capítulos 1 – 5

  1. Animando o líder (Capítulo 1)
  2. Espiando a terra (Capítulo 2)
  3. Atravessando o rio (Capítulos 3 – 4)
  4. Confirmando a aliança (Capítulo 5)

II. DERROTANDO O INIMIGO – Capítulos 6 – 12

  1. A campanha central (Capítulos 6 – 9)
  2. A campanha ao sul (Capítulo 10)
  3. A campanha ao norte (Capítulo 11)
  4. Resumo das vitórias (Capítulo 12)

III. APROPRIANDO-SE DA HERANÇA – Capítulos 13 – 22

  1. Os territórios são designados às tribos (Capítulos 13 – 19)
  2. As cidades de refúgio são separadas (Capítulo 20)
  3. As cidades dos levitas são identificadas (Capítulo 21)
  4. As tribos da fronteira são mandadas para casa (Capítulo 22)

IV. RENOVANDO A ALIANÇA – Capítulos 23 – 24

  1. A última mensagem de Josué aos líderes (Capítulo 23)
  2. A última mensagem de Josué à nação (Capítulo 24)

Ao dar a terra, o Senhor nos mostra o tipo de salvação que ele traz. Quando Deus cumpre suas promessas da aliança por meio de Josué, o Senhor nos mostra o tipo de salvador que ele oferece. Ao salvar os gentios pela fé, o Senhor nos mostra o tipo de pessoas que ele salva. 

Existem outras razões, mas estas são as melhores razões para abrir, ler e estudar o livro de Josué.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo