Os 9 Memoriais no livro de Josué

O povo de Deus na Bíblia sempre colocavam marcos para comemorar um acontecimento maravilhoso ou para testemunhar decisões importantes. Só no livro de Josué, encontramos 9 memoriais.

Além disso, aqueles monumentos tinham o propósito de lembrar às gerações futuras os feitos milagrosos do Senhor no Jordão:

“Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? fareis saber a vossos filhos dizendo: Israel passou em seco este Jordão”.

Deus sempre lembrou a Israel seus grandes livramentos (Êxodo 12:14; 13:9; 17:14; Deuteronômio 6:12).

O livro de Josué está cheio desses memoriais. Veja, então 9 memoriais no livro de Josué.

Os 9 Memoriais no livro de Josué

1. As pedras no meio do rio Jordão (4:9)

“Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje.”

2. As pedras na margem oeste do rio Jordão (4:20-24)

20 E as doze pedras, que tinham tomado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal.

21 E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? 22 Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão.

23 Porque o SENHOR vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR vosso Deus fez ao Mar Vermelho que fez secar perante nós, até que passássemos.

24 Para que todos os povos da terra conheçam a mão do SENHOR, que é forte, para que temais ao SENHOR vosso Deus todos os dias.”

3. As pedras no vale de Acor (7:26)

“Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.”

4. O monte de pedras em Ai (8:29)

“E ao rei de Ai enforcou num madeiro, até à tarde ao pôr do sol ordenou Josué que o seu corpo fosse tirado do madeiro; e o lançaram à porta da cidade, e levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje.”

5. O altar no monte Ebal (8:30)

“Então Josué edificou um altar ao SENHOR Deus de Israel, no monte Ebal.”

6. As pedras da lei no monte Ebal (8:32)

“Também escreveu ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que este havia escrito diante dos filhos de Israel.”

7. As pedras na caverna de Maquedá (10:27)

“E sucedeu que, ao pôr do sol, deu Josué ordem que os tirassem dos madeiros lançaram-nos na cova onde se esconderam; e puseram grandes pedras à boca da cova, que ainda ali estão até o dia de hoje.”

8. O altar construído pelas tribos da Transjordânia (22:10)

“E, chegando eles aos limites do Jordão, ainda na terra de Canaã, ali os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés edificaram um altar junto ao Jordão, um altar de grande aparência.”

9. A pedra de testemunho de Josué (24:26-27)

26 E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do SENHOR.

27 E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o SENHOR nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus.”

biblioteca do pregado-curso qualidade biblica-banner

Botão Voltar ao topo