3 palavras de Jesus para Jairo

Esboço de pregação expositiva sobre a filha de Jairo em Marcos 5:35-43 com o tema: 3 palavras de Jesus para Jairo.

Tema: 3 palavras de Jesus para Jairo

Texto: Marcos 5:35-43

E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.

Marcos 5:36

Propósito Geral: ENCORAJADOR

Propósito Específico: Encorajar os ouvintes a manterem sua fé em Cristo, mesmo diante das situações mais difíceis e desesperadoras da vida, reafirmando que Jesus tem o poder de transformar a morte e trazer esperança.

Introdução deste sermão:

Não foi fácil para Jairo pedir publicamente a ajuda de Jesus. Os líderes religiosos que se opunham a Cristo certamente não aprovavam essa atitude, nem mesmo os líderes da sinagoga.

O que Jesus havia feito e ensinado na sinagoga provocou a ira dos escribas e fariseus, alguns dos quais provavelmente eram amigos de Jairo.

No entanto, assim como outras pessoas que se aproximam de Jesus, Jairo estava desesperado. Preferia perder os amigos a perder sua filha.

É interessante observar como Jesus tratou Jairo e o conduziu a uma grande vitória. Ao longo desse episódio, percebemos que foram as palavras do Senhor que fizeram a diferença.

Nesta pregação sobre a filha de Jairo, consideremos, portanto, as três declarações que Jesus fez.

I. A Palavra de Fé (Marcos 5:36)

Marcos 5:36

A. Um Momento de Escolha:

1. Jairo teve que escolher entre acreditar na notícia da morte de sua filha trazida por seus amigos ou confiar nas palavras de Jesus.

2. Esse dilema reflete um momento de crise onde a é desafiada. Em nossa caminhada cristã, muitas vezes somos confrontados com situações que parecem sem esperança, exigindo que tomemos uma decisão: confiar em Deus ou sucumbir ao desespero.

B. A Palavra de Jesus:

1. Jesus disse a Jairo: “Não temas, crê somente.” Deus sempre tem uma palavra poderosa de fé nos momentos de incerteza.

2. Jesus estava encorajando Jairo a não abandonar a fé que o havia levado até ali. Mas, agora, ele precisava continuar crendo, mesmo diante de uma notícia tão devastadora. Não desista! Continue crendo!

C. A Prova da Fé:

1. A fé de Jairo foi testada. Crer enquanto Jesus estava ao seu lado e sua filha ainda viva era uma coisa; crer após a notícia de sua morte era outra.

2. Assim como Jairo, muitas vezes nossa fé é provada quando Deus parece demorar em responder ou quando a situação parece impossível.

D. Aplicação Prática:

1. Assim como Jairo, devemos confiar na palavra de Jesus, especialmente quando enfrentamos momentos difíceis.

2. A palavra de Deus está sempre disponível para nos dar a certeza de que Ele está no controle, independentemente das circunstâncias.

II. A Palavra de Esperança (Marcos 5:39)

E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.

Marcos 5:39

A. O Ambiente de Desespero:

1. Ao chegar à casa de Jairo, Jesus e os discípulos encontraram pranteadores profissionais, cuja presença confirmava que a menina estava morta. Essas pessoas eram contratadas para chorar e lamentar, simbolizando a perda irreversível e o fim de toda esperança.

2. Esse cenário reflete a realidade do mundo sem Cristo, onde a morte é vista como o fim definitivo. Em momentos de perda, muitos se entregam ao desespero, sem a esperança que somente Deus pode oferecer.

B. A Palavra de Esperança de Jesus:

1. Jesus, ao observar a cena, declarou: “A criança não está morta, mas dorme.” Essa afirmação desafiava a percepção natural dos presentes e introduzia uma nova perspectiva sobre a morte.

2. Para o cristão, a morte não é o fim, mas um sono temporário do corpo. Jesus estava afirmando que a menina estava em um estado temporário, aguardando a ação divina que a despertaria para a vida novamente.

C. Aplicação Prática:

1. A última palavra é de Jesus. Se te disseram que o teu sonho já morreu, acredite que Jesus tem o poder de ressuscitá-lo novamente.

III. A Palavra de Amor e Poder Marcos 5:41)

E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.

Marcos 5:41

A. A Autoridade de Jesus sobre a Morte:

1. A incredulidade zomba da Palavra de Deus, mas a fé se apega a ela e experimenta o poder de Deus.

2. Jesus, em Sua compaixão e poder, ordenou à menina: “Talitá cumi!” (Menina, levanta-te!). Ele não fez um espetáculo, mas usou Sua autoridade divina para trazer a vida de volta à menina.

B. A Cura Completa:

1. Não apenas a menina voltou à vida, mas também foi completamente restaurada. Jesus demonstrou que o poder de Deus é capaz de transformar a morte em vida.

C. O poder do testemunho:

1. O milagre foi realizado na presença de várias testemunhas. Segundo a Lei, eram necessárias apenas duas ou três pessoas para corroborar um fato (Dt 17:6; 19:15), mas, neste caso, houve cinco testemunhas!

2. Podemos concluir que Jairo e sua esposa creram em Jesus Cristo, embora não voltem a ser mencionados nos relatos dos Evangelhos.

3. Certamente, ao longo de toda a sua vida, essa menina foi uma testemunha do poder de Jesus Cristo.

C. A Aplicação em Nossas Vidas:

1. Jesus tem poder sobre todas as coisas, inclusive a morte.

Podemos confiar na autoridade de Jesus sobre nossas vidas e situações, sabendo que Ele é capaz de nos transformar e nos restaurar.

Conclusão desta pregação:

Nesta pregação sobre a filha de Jairo, vemos que, em Cristo, há vitória sobre a morte.

Jesus nos chama a confiar nEle com fé, a manter a esperança em Sua promessa, e a reconhecer Seu poder supremo.

Se você está enfrentando dificuldades, Jesus pode transformar a sua situação e trazer esperança onde parece não haver.

Escolha crer, mantenha a esperança, e confie no poder de Cristo para trazer vida e transformação a cada área de sua vida.

Jesus tem a autoridade suprema e que não precisamos temer. Em tudo, somos “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37).