Por que Deus escolheu Israel para ser seu povo escolhido?
Do outro lado do oceano, no Oriente Médio, fica a nação de Israel. A nação em si é aproximadamente do tamanho de Sergipe, mas esta nação desempenhou e continuará a desempenhar um papel importante na história do mundo.
Em toda a Bíblia, os israelitas aparecem como o povo escolhido de Deus. Se você é novo na fé ou mesmo se não for, você pode se perguntar por que Deus escolheu Israel para ser seu povo escolhido?
Quero dizer, o que há de tão especial em Israel que os torna diferentes de qualquer outra nação? O próprio termo pode fazer parecer como se Deus examinasse todas as nações da terra e dissesse: essa é a que eu escolherei.
Não foi exatamente assim que aconteceu, mas o fato de que eles são referidos como o povo escolhido de Deus o força a fazer a pergunta por que Deus escolheu Israel para ser seu povo escolhido?
Eu rezo para que essas razões que compartilho com você ajudem você a entender isso um pouco melhor.
1. Deus não escolheu uma nação, ele escolheu um homem.
Muitas vezes, quando você pensa em Israel, você pensa em termos de uma nação de pessoas, que é o que eles são agora, mas isso não é o que eles sempre foram.
Quando você ler o livro de Gênesis uma coisa que você notará é que não há nação de Israel, isso é porque ela não existia.
Por um momento, quero que você considere não uma nação, mas um homem. O início da promessa de Deus para esta nação não começou quando eles se tornaram uma nação, começou a partir de um homem, Abraão.
O Senhor disse a Abrão: Vai da tua terra, do teu povo e da casa de teu pai para a terra que te mostrarei.
“Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; Engrandecerei seu nome e você será uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e quem te amaldiçoar, amaldiçoarei; e todos os povos da terra serão abençoados por meio de você”. – Gênesis 12:1-3
A partir desta promessa você vê que Deus não escolheu uma nação, ele escolheu um homem e construiu uma nação a partir deste homem.
A razão pela qual eu aponto isso é porque não é como se Deus tivesse escolhido aleatoriamente Israel, ele fez de Israel uma grande nação e Deus fazendo isso foi o cumprimento de uma promessa feita a Abraão.
Isso não torna Israel mais especial, mas torna Deus mais especial porque ele cumpre suas promessas.
Quando você pensa na nação de Israel, até mesmo na própria terra onde Israel está, que seja um lembrete de que quando Deus diz algo, ele o fará.
Os israelitas eram o povo escolhido de Deus porque representam a fidelidade de Deus a Abraão e que ele cumpre sua palavra.
O Senhor disse a Abrão depois que Ló se separou dele: “Olhe ao redor de onde você está, para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Toda a terra que vires, darei a ti e à tua descendência para sempre . – Gênesis 13:14-15
2. Deus precisava de um grupo que representasse seu caráter na terra.
Uma das razões pelas quais Deus escolheu Israel para ser seu povo escolhido é porque ele precisava de alguém para defender seus padrões na terra.
Então Moisés subiu a Deus, e o Senhor o chamou do monte e disse: “Isto é o que você deve dizer aos descendentes de Jacó e o que você deve dizer aos filhos de Israel: Vocês mesmos viram o que eu fiz ao Egito, e como te carreguei em asas de águia e te trouxe para mim. Agora, se você me obedecer plenamente e guardar minha aliança, então de todas as nações você será minha propriedade preciosa. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Estas são as palavras que você deve falar aos israelitas”. – Êxodo 19:3-6
Um dos propósitos de Deus para Israel era que eles fossem um povo que o obedecesse e guardasse seus convênios.
Fazendo isso, eles seriam os representantes de Deus na terra. Israel seria um modelo do modo de vida de Deus para as nações ao seu redor.
Se você olhar para a aliança feita, era uma aliança condicional. Se eles decidissem abandonar as leis de Deus e andar em desobediência, o que muitas vezes faziam, eles perderiam muitas das bênçãos e privilégios que Deus lhes ofereceu.
No entanto, o objetivo permaneceu que o desejo de Deus seria que esta nação fosse uma nação santa separada para o seu propósito.
3. Deus precisava que Cristo viesse através de uma linhagem e cumprisse a profecia de Gênesis.
O ponto final para responder à pergunta de por que Deus escolheu Israel, e sem dúvida o propósito mais importante para a nação de Israel, é que Deus estava estabelecendo a linhagem pela qual Jesus viria.
Este é realmente o cerne do motivo pelo qual Deus escolheu Israel para ser seu povo escolhido. A vinda de Jesus cumpriu uma grande promessa que Deus fez a Abraão de que todos neste planeta que estão vivendo, que viverão ou que já viveram podem se beneficiar.
“…e todos os povos da terra serão abençoados por meio de você.” – Gênesis 12:3
Como é possível que uma pequena nação não muito maior do que Sergipe possa abençoar todos os povos da terra?
Essa razão é porque da linhagem de Abraão chegamos ao Messias, Jesus. É em Jesus que esta promessa se cumpre. É por causa de Jesus que a oferta da salvação flui para todas as pessoas e todos os povos da face da terra.
Se você avançar para o livro de Apocalipse, há uma cena em que João vê pessoas reunidas ao redor do trono. Observe o que João diz:
“Depois disto olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Eles estavam vestindo mantos brancos e seguravam ramos de palmeiras em suas mãos.” – Apocalipse 12:9
Quando Deus chamou Abraão em Gênesis 12 , ele tinha Apocalipse 12 em mente. Ele não tinha apenas uma nação em mente, ele tinha todas as nações do mundo em mente.
Ele escolheu Abraão, construiu uma nação dele, que preenche a lacuna para Jesus. Em Jesus, vemos o cumprimento dessa promessa em Gênesis e entendemos o resultado dessa promessa em Apocalipse.
Observe que pessoas de todas as nações, todas as tribos, todas as línguas, todos os povos um dia se reunirão ao redor do trono e adorarão o cordeiro.
Eu acho que é seguro dizer que este é um exemplo de todas as pessoas na terra sendo abençoadas através da semente de Abraão.
De promessa em promessa, de aliança em aliança.
Eu quero tomar um momento apenas para fazer um paralelo entre a promessa que Deus fez a Israel e a promessa que Deus faz a você e a mim como crentes.
“Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes você não era um povo, mas agora você é o povo de Deus; uma vez você não recebeu misericórdia, mas agora você recebeu misericórdia.” – 1 Pedro 2:9-10
Felizmente a promessa de Deus não parou com a nação de Israel. Sua fidelidade em guardar sua Palavra não é verdade apenas para Israel, é verdade para você.
Se você colocou sua confiança em Cristo como salvador, então você agora é propriedade especial de Deus. Você foi chamado das trevas e Deus o salvou para que você pudesse ser uma luz para apontar as pessoas para Jesus.
Como Israel, antes não éramos um povo, mas agora somos o povo de Deus. Agora é nossa responsabilidade defender o padrão de Deus na terra.
O bonito é que esta promessa, como a que Deus fez a Abraão, durará para sempre. Que não apenas a nação de Israel seja um lembrete, mas que a cruz do calvário seja um lembrete para sempre de que Deus é fiel e cumpre sua palavra. O que ele disse que fará.
Por que Deus escolheu Israel para ser seu povo escolhido? Em última análise, a cruz do calvário e Jesus morrendo nela é o motivo, e é por causa dessa mesma cruz, o motivo pelo qual Deus escolheu você para ser sua possessão especial.
Muito esclarecedor, obrigada.