Por que Noé usou a madeira Gofer para construir a arca?

O que é e porque Noé usou a madeira Gofer para construir a arca?

Como documentação escrita da interação de Deus com a humanidade, a Bíblia está repleta de eventos milagrosos e surpreendentes. 

Ao considerar as maravilhas da Bíblia, o relato de Noé e da Arca está sempre entre os primeiros em que as pessoas pensam. Tudo nessa passagem é simplesmente incrível: o dilúvio, os animais e a fidelidade de um homem e sua família entre todos os povos da terra. No entanto, uma parte peculiar da passagem é o material que Noé usou para construir a arca: madeira de gofer. 

Acontece que a identidade da própria madeira, não mencionada em nenhum outro lugar da Bíblia, continua sendo um enigma a se resolver. 

Onde está a narrativa da Arca de Noé?

A narrativa de Noé e a Arca começa em Gênesis 6 e continua até Gênesis 9. É aqui que conhecemos a Noé pela primeira vez como “homem justo e íntegro entre os homens de seu tempo, que andava fielmente com Deus” (Gênesis 6:9). Que biografia incrível! Só espero que as pessoas digam isso sobre mim! A história de Noé é sem dúvida uma das mais incríveis já contadas. 

Enquanto procuramos saber por que Noé usou madeira de gofer para construir a arca, a resposta simples e talvez muito óbvia é esta: Deus disse a ele para fazer isso. 

Isso não nos ajuda a determinar exatamente o que é a madeira de gofer, mas nos lembra que, ao estudarmos as Escrituras, não entenderemos todos os detalhes. Algumas coisas são simplesmente incompreensíveis deste lado da eternidade. 

A principal e mais importante coisa a ter em mente é que, mesmo quando não entendemos, sempre podemos ver exemplos dados por pessoas fiéis como Noé e responder quando Deus nos chama para segui-lo. 

Conforme declarado por Tony Evans, “a obediência em meio ao mal deve ser o objetivo supremo e o desejo do povo de Deus”.

Onde mais está a madeira de Gofer na Bíblia?

Esta palavra única não se encontra em nenhum outro lugar da Bíblia. Na verdade, nem mesmo é uma palavra usada em qualquer outro lugar da língua hebraica! 

Por causa disso, há muita disputa sobre o que a palavra significa, e até mesmo se é a palavra correta! Traduções diferentes usam palavras diferentes para isso, principalmente madeira de gofer (KJV, ESV) ou madeira de cipreste (NIV, NLT). Outras traduções menos comuns evitam completamente a palavra e usam frases genéricas como cedro (ISV), madeira (CEV) ou madeira (GNB). 

A palavra gofer é única porque não é uma tradução, mas uma transliteração. Isso significa que a palavra não traduz uma palavra hebraica para uma palavra em inglês, mas é uma palavra em inglês criada para soar como a palavra hebraica original. 

Outro exemplo disso é a palavra Aleluia. Aleluia é uma transliteração de uma palavra hebraica que significa literalmente, Louvado seja Deus (Hallel = louvor, Jah = Deus). Em vez de traduzida como “Louvado seja Deus”, esta palavra foi deixada para nós soarmos como seria no hebraico original e continua a ser uma poderosa expressão de louvor.

Assim, em relação à nossa madeira de construção de arca única, traduções como NIV e NLT traduziram a palavra hebraica pronunciada como ‘go-fer’ em uma madeira moderna compreensível, supondo que a madeira de gofer de Noé pode realmente ser o que conhecemos como cipreste. 

As outras traduções, como KJV e ESV, optaram por manter a pronúncia de “madeira de gofer” e, ao fazê-lo, simplesmente decidiram não tentar adivinhar e apenas deixar a palavra como está. A Bíblia CSB usa “gofer” com uma explicação nas notas de rodapé: “Espécie desconhecida de árvore; talvez pinheiro ou cipreste”. 

Possíveis significados de madeira de Gofer?

Uma coisa que podemos saber com certeza é que a madeira de esquilo não tem nada a ver com os pequenos mamíferos que chamamos de esquilos. No entanto, existem várias possibilidades do que isso poderia significar. 

Uma delas é que a arca foi feita de cedro. O cedro era abundante no Líbano. E o Líbano era tão conhecido por seus belos cedros que aparece em sua bandeira nacional até hoje. As menções da Bíblia à madeira de cedro deixam claro que este era um tipo de madeira forte e valioso, usado na construção do Templo de Salomão (1 Reis 6:15). 

A madeira de cipreste também é uma possibilidade. Algumas versões populares da Bíblia usam essa linha de pensamento, conhecida como madeira usada em embarcações marítimas (Ezequiel 27:6). No entanto, a pergunta óbvia é esta: se há outras menções à madeira de cipreste na Bíblia, por que uma palavra diferente e desconhecida se usa aqui? 

A Septuaginta, uma tradução grega do Antigo Testamento que data de 300 anos antes de Cristo, traduz isso como significando “madeira quadrada”. Isso cria a possibilidade de que a madeira de gofer não seja um tipo específico de árvore da qual a madeira é feita, mas sim o tipo de viga que pode ser feita com a madeira de qualquer árvore. 

Em termos modernos, quando falamos de um novo deck, cercas de privacidade de madeira ou estantes lindamente trabalhadas, não estamos nos referindo ao tipo de árvore usada para criá-los, mas ao acabamento e finalidade da madeira. 

Também foi sugerido que o tipo de árvore usada por Noé ainda existe hoje na Índia. Embora esta seja uma explicação improvável, essas supostas árvores gofer são valorizadas e protegidas como possíveis descendentes da madeira bíblica. 

Outra possibilidade é que o gofer fosse uma árvore antiga que existia no mundo antes do dilúvio, mas não sobreviveu mais após o dilúvio. É claro que o mundo fora da arca foi totalmente devastado (Gênesis 6:17), então esta poderia ser uma árvore que simplesmente deixou de existir em um mundo pós dilúvio. 

Por que o detalhe da madeira Gofer é importante?

Infelizmente para os curiosos, a verdadeira identidade da madeira de gofer, juntamente com o local de descanso final da arca que foi feita dela, perdeu-se no tempo e é impossível determinar. 

No entanto, há uma beleza em saber que qualquer que seja a identidade ou o significado da madeira de gofer, esse pequeno detalhe foi fielmente escrito e transmitido por eras. 

As Escrituras estão repletas de pequenos detalhes que são desconhecidos para nós e podem até ser confusos. Mas este é um maravilhoso testemunho da verdade e continuidade das Escrituras. 

Deus continua a falar conosco em detalhes que talvez nem sejamos capazes de entender ou conhecer plenamente, mas usa até mesmo esses pequenos detalhes como uma forma de trazer glória e honra a si mesmo.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp