O que Siginifica machado posto à raiz das árvores na Bíblia?

O que Significa machado posto à raiz das árvores no texto de Mateus 3:10?

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo” (Mt 3:10).

A LINGUAGEM DE JOÃO BATISTA

Os que ouviram João falar a respeito do pecado de forma incomparável devem ter lembrado a linguagem severa de Elias e de outros profetas do Antigo Testamento.

Aqui a linguagem parabólica de João Batista é vivida e alarmante, pois “O machado já está posto à raiz das árvores” mostra que as árvores já estavam tremendo mesmo nos galhos mais estendidos.

Já que as árvores são consideradas infrutíferas, o juízo começa a cair e haveria de durar até ser concluído.

O MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA

Um antigo comentarista diz a respeito de João Batista:

“Seu ministério ardia como um forno, e não deixou para os fariseus nem a raiz da aliança de Abraão, nem os ramos de suas boas obras; ele os arrancou da aliança de Abraão e, por arrancá-los da raiz, deixou-lhes sem nenhuma terra a que pudessem se agarrar”.

O QUE ERA A RAÍZ DAS ÁRVORES EM QUE O MACHADO ERA POSTO?

A raiz de que fala João é a parte em que a árvore e os ramos se fixam e crescem, servindo de parábola de Abraão e da aliança que Deus firmou
com ele.

Foi essa raiz ou fundação que os líderes judaicos reivindicaram, quando João lhes resistiu: “Somos descendentes de Abraão” (Jo 8:33).

Por árvore entendemos a descendência do tronco de Abraão segundo a carne.

Infelizmente, porém, o povo judeu tornou-se “árvore má” (Mt 7:17) e corrupta, devendo, portanto, ser derrubada.

O QUE ERA O MACHADO POSTO À RAÍZ DAS ÁRVORES?

No machado que toca as árvores temos simbolizados os instrumentos que Deus usou para tratar com aqueles que, a despeito de seus direitos e privilégios de Abraão, eram árvores infrutíferas (SI 17:14).

A Palavra de Deus, mais afiada que espada de dois gumes, era o machado que ele usou para derrubar a árvore má e sem frutos. “…com as palavras da minha boca os matei…” (Os 6:5).

A sua verdade é tanto cheiro de vida para a vida quanto cheiro de morte para a morte (2 Co 2:16).

Mas nesse fato descansamos e nos regozijamos, pois o machado está nas mãos de um Deus justo.

Nestes dias de tanta corrupção e infrutividade, o desejo de Deus é fazer de nós seus martelos e suas armas de guerra (Jr 51:20,24).

Cristo, a pedra cortada do monte, é o machado de Deus para destruir os poderes que se opõem ao estabelecimento do seu reino e se põem no seu caminho.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Estudos abençoados que, não só tem me edificado mas, também, muito tem me ajudado no ministério que exerço como missionário aqui no estado do Tocantins.
    Que Deus os abençoe!

  2. Deus e lindo e maravilhoso fico miito grata a Deus pq a cada servo dele ele teas uma revelacao alimentadora para nossa alma

  3. Eu agradeço a Deus e o Senhor Jesus Cristo todo o tempo por que Ele é fiel!!!

    Eu amo muito o meu Senho Jesus sem Ele eu não posso viver amém!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo