6 coisas que o rico da parábola de Lázaro se esqueceu

Esboço de pregação expositiva em Lucas 16:19-31 com o tema: 6 erros do homem rico da parábola.

TEMA: 6 erros do homem rico

TEXTO: Lucas 16:19-31

Objetivo: Mostrar os erros do homem rico à luz da parábola de Jesus e como isso nos serve de alerta sobre prioridades eternas.

A. A parábola do rico e Lázaro nos ensina sobre as prioridades erradas:

1. Jesus não condena a riqueza em si, mas a falta de consciência sobre Deus e o próximo.
  2. Essa história nos leva a refletir sobre o que estamos fazendo com nossas vidas e onde estamos investindo nossas almas.

B. Os erros do homem rico servem como advertências para nós:

1. Não importa o quanto temos, mas como vivemos e em quem confiamos.
  2. O rico não cometeu apenas um erro, mas uma série deles que o levaram à perdição. Vamos analisar esses erros à luz das Escrituras.

I. SE ESQUECEU DE DEUS E DE SEUS SEMELHANTES (v.19)

A. Entregue aos prazeres e luxos (v.19):

1. Sua vida girava em torno de banquetes e vestes extravagantes.
  2. Esquecia-se de que a verdadeira vida não consiste na abundância de bens (Lucas 12:15).

B. Ignorou as necessidades de seus semelhantes:

1. Lázaro, o mendigo à sua porta, jamais recebeu compaixão ou ajuda (v.20-21).
  2. Quem não ama seu próximo, não conhece a Deus (1 João 4:8).

C. Não compartilhou seus bens com Deus:

1. Ele não viu suas riquezas como uma oportunidade de servir a Deus ou aos outros.
  2. A verdadeira riqueza é ser rico para com Deus (Lucas 12:21).

II. ESQUECEU QUE UM DIA MORRERIA (v.22)

A. A riqueza o distraiu da realidade da morte:

1. Ele viveu como se fosse eterno, sem considerar que a vida é um vapor (Tiago 4:14).
  2. A morte alcança a todos, ricos e pobres, e ninguém pode escapar (Eclesiastes 9:2).

B. O exemplo de Belsazar (Daniel 5:27-30):

1. Assim como Belsazar, o homem rico viveu sem pensar no fim.
  2. O julgamento de Deus chegou repentinamente para ambos.

III. ESQUECEU QUE UM DIA SERIA JULGADO (Lucas 16:23)

A. O juízo chegou e ele levantou os olhos no tormento (v.23):

1. Ele passou dos prazeres terrenos ao sofrimento eterno.
  2. Assim como está determinado o juízo após a morte (Hebreus 9:27).

B. O juízo de Deus é para todos:

1. Deus julgará todas as obras, boas e más, públicas e ocultas (Eclesiastes 12:14).
  2. Não há escapatória; o arrependimento deve acontecer em vida (Atos 17:30-31).

IV. ESQUECEU DE SE ARREPENDER ENQUANTO ERA TEMPO (v.24)

A. Não implorou por misericórdia em vida:

1. Ele nunca pediu a Deus por misericórdia enquanto estava vivo (v.24).
  2. A graça de Deus está disponível, mas deve ser buscada enquanto há tempo (Isaías 55:6).

B. O arrependimento tardio não traz resultados:

1. As virgens loucas pensaram que poderiam conseguir azeite tarde demais (Mateus 25:8).
  2. Esaú buscou a bênção, mas era tarde demais (Hebreus 12:17).

V. ESQUECEU QUE DEPOIS DA MORTE NÃO SE RECEBE AUXÍLIO (v.25-26)

A. Nenhuma ajuda é possível após a morte:

1. O homem rico pediu por refrigério, mas não havia alívio para ele (v.24-26).
  2. Não há possibilidade de socorro espiritual após a morte (Hebreus 9:27).

B. A falsa esperança de ajuda pós-morte:

1. Muitos acreditam que orações e rituais podem ajudar os mortos, mas a Bíblia nega isso.
  2. O destino eterno é selado no momento da morte.

VI. ESQUECEU QUE OS MORTOS NÃO INTERCEDEM PELOS VIVOS (v.27-28)

A. Pediu que Lázaro advertisse seus irmãos:

1. O homem rico queria que Lázaro, morto, fosse falar com seus irmãos (v.27-28).
  2. Porém, os mortos não podem interceder pelos vivos, e o tempo de arrependimento é em vida (Hebreus 3:7-8).

B. A negação do pedido:

1. Seu pedido foi negado, pois já havia sido dada a revelação suficiente através de Moisés e os profetas.
  2. Hoje, temos a Palavra de Deus como nossa advertência (Lucas 16:29-31).

CONCLUSÃO desta pregação da parábola do rico e Lázaro

A. Resumo:

1. O homem rico errou ao se esquecer de Deus, da morte, do julgamento, do arrependimento, da inutilidade de auxílio pós-morte e da intercessão pelos vivos.
  2. Esses erros são advertências claras para nós hoje.

B. Apelo:

1. Não viva como o homem rico, desperdiçando sua vida em luxos e prazeres sem pensar na eternidade.
  2. Busque o arrependimento agora, enquanto há tempo. Deus oferece a salvação e misericórdia para quem o busca em vida.

Dicas para pregação (parábola de rico e de Lázaro)

Leia a passagem bíblica de Lucas 16:19-31 pelo menos 3x: Na primeira leitura, foque no geral entender o que se trata a parábola. Na segunda leitura, identifique os personagens e as falas de cada um. Na terceira, leitura, identifique lições do texto. Além disso, ler te ajudará ter mais confiança na pregação.

Faça a aplicação de cada um dos seis tópicos: Lembrando que essa quantidade de tópicos é maior que o recomendado, mas, se você saber usar o tempo, pode fazer uma breve explicação e aplicação em cada lição.

Finalize a pregação com apelo: Depois de levar os crente a uma reflexão, você precisa fazer o apelo (na direção do Espírito Santo). Fazer uma oração e/ou convidar o grupo para ministrar um louvor enquanto a igreja faz uma reflexão da mensagem, também ajuda.

Confira mais temas de esboços de pregação.