Quando a vida começa de acordo com a Bíblia?
Quando a vida começa é um tema debatido na sociedade atual. Há muitas visões diferentes sobre quando a vida começa, mas a Bíblia nos diz quando a vida realmente começa. Como cristãos, é importante sabermos quando a vida começa e ajudar os outros a saber o que a Bíblia diz sobre a gênese da vida.
O mundo tenta nos dizer que a vida só começa depois que o bebê nasce, mas a Bíblia nos diz algo radicalmente diferente.
O Começo da Vida
De acordo com a Bíblia, a vida começa na concepção; como o Salmo 139:13-16 nos diz:
Pois você criou meu ser mais íntimo; tu me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque fui feito de forma espantosa e maravilhosa; seus trabalhos são maravilhosos, eu sei muito bem disso. Minha estrutura não estava escondida de você quando fui feito no lugar secreto, quando fui tecido nas profundezas da terra. Seus olhos viram meu corpo informe; todos os dias ordenados para mim foram escritos em seu livro antes que um deles viesse a existir.
A sociedade secular ensina que a vida não começa até que a criança nasça, e alguns chegam ao extremo de que a vida não começa até que a criança seja capaz de viver sem a ajuda de sua mãe.
Apesar dessas diferentes visões, a Bíblia nos diz que a vida começa na concepção. Assim que um bebê é concebido, o bebê é uma pessoa real e deve ter todos os mesmos direitos que uma pessoa.
Com tópicos como a derrubada de Roe v. Wade (EUA) nos últimos meses, muitos adeptos pró-escolha defendem que a vida não começa na concepção. Este tipo de ponto de vista não é bíblico ou correto. Argumentar que um bebê não nascido não está vivo é um argumento cheio de erros.
Assim que um bebê é concebido, sua vida começou e continuará até que ele morra. Infelizmente, muitos adeptos pró-escolha não têm nenhum problema em abortar um bebê indefeso porque estão convencidos de que não é uma pessoa real.
A Bíblia nos diz claramente que cada pessoa é feita à imagem de Deus (Gênesis 1:27). Isso significa que desde o momento em que uma criança é concebida, a criança é feita à imagem de Deus. Portanto, abortar um bebê é o mesmo que matar uma pessoa feita à imagem de Deus.
A vida começa no momento em que a criança é concebida, não depois que o bebê nasce. Muitos dos meus amigos da faculdade tiveram filhos, e cada um deles começou a desenvolver um vínculo com a criança antes que o bebê nascesse.
Uma amiga minha em particular costumava ler histórias para seu bebê enquanto ele crescia no útero. Existe uma conexão especial entre uma mãe e seu bebê em desenvolvimento.
Os abortistas argumentam que o bebê não é uma pessoa até que nasça, mas como uma mãe pode formar um vínculo inquebrável com seu filho que ainda está no útero se o feto não é realmente uma pessoa feita à imagem de Deus?
Além disso, os movimentos fetais e os batimentos cardíacos fetais defendem a verdade de que o bebê já está vivo antes de nascer. Também há relato que bebês não nascidos podem sentir dor, como quando um bebê é abortado.
Muitos de nós podem tomar a vida como garantida, inclusive eu. Embora precisemos viver cada dia para o Senhor, pode ser comum ficarmos estressados e desgastados pelas pressões da vida diária.
Apesar de todos os momentos estressantes, deprimentes e difíceis, ainda tivemos momentos lindos para acontecer, como caminhar por um campo de flores, sentir a brisa fresca ou encontrar os olhos de alguém que amamos, mas todos os bebês que foram abortados, eles nunca puderam experimentar nenhuma dessas coisas bonitas.
Como cristãos, sabemos que a Bíblia nos diz que a vida começa na concepção, não depois que o bebê nasce e certamente não depois que o bebê é independente de sua mãe. Se você é uma mulher hoje que acabou de receber a notícia de que está grávida, pode estar incerta e com medo.
Amiga, se é você, quero que saiba que o aborto não é a resposta. O aborto pode ser conveniente para muitas mulheres porque elas não estão prontas para ter filhos, porque lhes foi imposta ou porque não podem ter outro bebê em suas circunstâncias atuais.
Não importa o motivo, a criança que cresce dentro de você é um ser humano vivo criado pelo próprio Deus. O nascituro crescendo dentro é uma pessoa como você e eu.
A criança ainda no útero deve ter os mesmos direitos que um adulto, porque cada um de nós é feito à imagem de Deus.
Um bebê no útero está vivendo, respirando, tem mente, órgãos e um coração batendo. Todos nós, em algum momento, fomos crianças indefesas na ferida de nossa mãe. No momento da concepção, cada um de nós tornou-se vivo.
Nós não nos tornamos vivos quando nascemos, mas estamos vivos desde o momento em que fomos concebidos.
O valor da vida humana
Ao discutir o tópico de quando a vida começa, o tópico do valor da vida humana normalmente entra em cena. Como cristãos, nosso guia definitivo é a Bíblia. A Bíblia contém tudo o que precisamos saber para viver uma vida no conhecimento da verdade.
Deus ama cada criança porque Ele é o criador de todos nós. Ele não quer que uma única criança seja abortada. Ligamos nossas televisões ou percorremos as mídias sociais para ouvir sobre tiroteios em escolas primárias, secundárias e secundárias, e nossos corações se partem pelas crianças que foram mortas, mas muitos veem notícias de leis de aborto sendo aprovadas e se alegram.
Do ponto de vista ético, isso está cheio de padrões duplos e é bastante hipócrita. Não podemos apoiar completamente a vida das crianças e da população humana a menos que também valorizemos a vida dos bebês ainda não nascidos.
O feto que se desenvolve e cresce no útero de sua mãe deve ter a mesma proteção em vida que sua mãe e seu pai.
Essa afirmação pode fazer com que muitos se encolham ou recuem, especialmente entre os adeptos pró-escolha, porque isso argumenta que um bebê não nascido tem o mesmo valor que um adulto adulto. É isso que estou dizendo?
Absolutamente. Um nascituro é feito à imagem de Deus, assim como todos. Todos nós estávamos crescendo no ventre de nossa mãe em algum momento, e tivemos o privilégio de não sermos abortados.
Pense nisso antes de decidir fazer um aborto ou antes de decidir apoiar o aborto. Cada criança é preciosa e amada pelo Senhor. Da mesma forma, toda criança deve ser preciosa aos nossos olhos.
Por que isso importa?
Em nossas próprias vidas, precisamos entender o valor da vida humana, pois a vida de cada ser humano começa na concepção. Ninguém deve ser tratado como menos do que uma pessoa, incluindo um feto.
Os bebês não nascidos são indefesos e não podem falar por si mesmos. Cabe a nós, como cristãos, falar por aqueles que não podem falar por si mesmos. Assim, a vida começa na concepção, segundo a Bíblia, e não há exceções.
Por Vivian Bricker.