Quando foi construído o Coliseu? Antes ou depois de Cristo?

Fizeram a seguinte pergunta: O Coliseu foi construído antes ou depois de Cristo? Por isso, queremos trazer este tema no estudo de hoje, sobre a grandiosidade e crueldade do famoso anfiteatro romano.

O Coliseu é um dos marcos mais impressionantes da Roma Antiga, conhecido por sua grandiosidade arquitetônica e também por seu passado sombrio. Mas quando exatamente esse icônico anfiteatro foi construído?

Vamos explorar a história por trás dessa magnífica estrutura e entender os eventos cruéis que ocorreram em seu interior.

O surgimento do Coliseu

O Coliseu foi inaugurado pelo imperador Vespasiano em 79 d.C., mas sua construção começou alguns anos antes, provavelmente por volta de 70 d.C.

Projetaram esse majestoso anfiteatro para ser uma arena de entretenimento e diversão para o povo romano. Sua localização privilegiada, no centro de Roma, tornava-o facilmente acessível a todos os cidadãos.

Expansão sob o governo de Tito

Após a inauguração, o Coliseu passou por um período de ampliação sob o governo de Tito, filho de Vespasiano. Adicionaram mais andares e assentos para acomodar um número ainda maior de espectadores.

Essa expansão mostrou o compromisso dos imperadores em fornecer entretenimento e espetáculos grandiosos para o povo romano.

O lado sombrio: crueldade e brutalidade

Apesar de sua grandiosidade, o Coliseu também foi palco de eventos terríveis e cruéis. Os espetáculos realizados ali muitas vezes envolviam lutas sangrentas entre gladiadores, batalhas navais simuladas e, talvez o mais chocante de tudo, execuções de cristãos.

Esses eventos brutais serviam como uma forma de entretenimento para a população, alimentando a popularidade dos governos tanto na capital quanto nas províncias.

Cristãos e o Coliseu: a perseguição religiosa

Durante o período do Império Romano, os cristãos enfrentaram uma terrível perseguição por causa de sua fé. Jogaram muitos deles impiedosamente às feras no Coliseu, uma forma de punição e espetáculo público.

A visão de cristãos enfrentando sua morte com coragem e fé diante de uma multidão sedenta de sangue deixou uma marca indelével na história.

O legado do Coliseu

Apesar de sua história sombria, o Coliseu permanece como um símbolo da grandiosidade e engenhosidade da civilização romana.

Hoje, é uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo, atraindo milhões de pessoas todos os anos para testemunhar sua arquitetura magnífica e refletir sobre seu passado conturbado.

E, então o Coliseu foi construído antes ou depois de Cristo?

O Coliseu, construído no final do século I d.C., é uma estrutura monumental que representa tanto a grandiosidade como a crueldade da Roma Antiga.

Enquanto admiramos sua arquitetura e aprendemos sobre sua história, lembramos as vidas perdidas e o sofrimento causado por eventos brutais que ocorreram dentro de suas paredes. O Coliseu é um lembrete da importância de valorizar a humanidade, a empatia e o respeito pelos direitos humanos.

Hoje, olhamos para o Coliseu não apenas como um símbolo arquitetônico, mas como um lembrete das atrocidades que podem acontecer quando a crueldade e a indiferença prevalecem. É uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de construir uma sociedade baseada na compaixão, na justiça e na igualdade.

Que possamos aprender com esses erros do passado e trabalhar juntos para construir um mundo onde se valorize a dignidade humana.

Que possamos honrar a memória dos que sofreram ali, aprendendo com a história e trabalhando para criar um mundo mais justo e humano.

Se gostou, então leia mais: