Quem foi a primeira esposa de Sansão? 3 Lições da Timnita

A primeira esposa de Sansão era da Cidade de Timna, uma jovem pagã, filistéia que de maneira impressionante cativou o afeto de Sansão com sua beleza e charme, ficando também encantada com a força e a sagacidade do israelita. A Timnita foi uma mulher manipuladora e egoísta, pensando somente em si mesma e no seu bem-estar. Na primeira oportunidade que teve de forma sutil e sagaz, manipulou o seu recente esposo e o traiu.

História da primeira esposa de Sansão, a Timnita

A história da primeira esposa de Sansão, aparece no livro de Juízes 14, quando o forte Sansão desceu a Cidade de Timna, no vale de Soraque e se apaixonou por ela, à primeira vista.

“E DESCEU Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.”

Juízes 14:1-2

Mesmo que seus pais o aconselharam, para não se casar com mulher estranha. Pois, na cultura hebraica, esperava-se que o pai escolhesse uma esposa para seu filho, não teve jeito, Sansão cegamente insistiu em se casar com a Timnita.

“Porém o pai e a mãe de Sansão lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.”

Juízes 14:3

Durante a celebração do casamento, ele apresentou um enigma aos convidados. Que incapazes de resolvê-lo, pressionaram a recente esposa de Sansão para que ela obtivesse a resposta dele.

Sob ameaça de ter sua casa e a de seu pai queimadas, ela manipulou Sansão para conseguir a resposta. Desencadeando grandes conflitos que culminaram no seu fim trágico.

“E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que porventura não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamastes-nos aqui para vos apossardes do que é nosso, não é assim? E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti?”

Juízes 14:15-17

Desde o começo esse casamento estava fadado ao fracasso, devido o seu jugo desigual, a imaturidade e o egoísmo de ambas as partes. A Timnita embora tivesse se casado, permaneceu morando com seus pais, ela era acostumada a conquistar tudo que queria, nem que fosse a custa de choro ou queixas insitentes.

“E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.”

Juízes 14:17

Mesmo sabendo que os homens de seu povo estavam planejando fazer mal a Sansão, essa mulher usou toda a sua capacidade de manipulação, inclusive uma semana de lágrimas, para enfim obter a informação necessária.

Quando Sansão finalmente lhe contou o segredo, ela o traiu descaradamente e ao que parece, sem nenhum remorso.

O que aconteceu com a primeira esposa de Sansão?

Depois que Sansão descobriu a traição de sua esposa, ele deixou o local. Mais tarde, sentindo saudades dela, ele voltou com um presente (um cabrito) para se reconciliar.

Contudo, ao chegar, o sogro de Sansão informou que ela havia sido dada em casamento ao padrinho de Sansão, pensando que Sansão a odiava.

“E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro que antes o acompanhava.”

Juízes 14:20

Para aplacar a ira de Sansão, o sogro ofereceu a filha mais nova em casamento, mas Sansão rejeitou a oferta, pois ainda amava sua esposa original (Juízes 15:1-2).

Como morreu a primeira esposa de Sansão?

A primeira esposa de Sansão morreu queimada, junto com sua família. Em um ato de vingança pela parte dos filisteus, pelo que Sansão havia feito nas plantações e vinhas. Cumprindo assim a ameaça inicial que haviam feito à ela se ela não revelasse o enigma.

“Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai.”

Juízes 15:6

Quem sabe Sansão pudesse ter protegido a sua primeira esposa juntamente com seus familiares, se ela tivesse lhe contado seus temores.

3 Lições que podemos aprender com a primeira esposa de Sansão

primeira esposa de Sansão

1. A manipulação e a traição podem ter consequências trágicas

“E a mulher de Sansão chorava diante dele, e dizia: ‘Tu só me aborreces, e não me amas; deste aos filhos do meu povo um enigma, e ainda não mo declaraste a mim.’ E ele lhe disse: ‘Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti?'”

Juízes 14:16

A primeira esposa de Sansão usou a manipulação emocional para obter a resposta ao enigma, sob ameaça dos filisteus. Contudo, a Timnita nos ensina uma preciosa lição, deixando claro que de momento o ato de manipular, pode parecer ótimo, porém, as consequências podem ser sem volta.

Para isso, aprendemos que a lealdade, o amor e a sinceridade são as melhores armas, ninguém resiste um coração quebrantado, nem mesmo Deus.

2. Confie em Deus em vez de usar seus próprios meios para resolver problemas

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Provérbios 3:5-6

A situação da primeira esposa de Sansão era realmente difícil, mas recorrer à manipulação não era a solução correta. Em vez disso, devemos confiar em Deus e buscar soluções que estejam alinhadas com os Seus princípios. Agir de maneira justa e ética, mesmo em situações difíceis, demonstra nossa fé e confiança em Deus.

3. Cuidado para não cair em jugo desigual

“Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.”

Juízes 14:3

A Timnita e Sansão erraram em sua precipitação de assumir o compromisso sério do casamento com base na paixão inicial e na atração física. Eles não levaram em consideração as implicações que essa união entre pessoas sem o mesmo compromisso espiritual. O que resultou no afastamento de Sansão em sua fé, não tendo o privilégio de conhecer a sua esposa e tudo acabando de uma forma triste e trágica.

Portanto, que possamos aprender essa lição para não cairmos nas astutas ciladas do maligno.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo