Quem foi a mãe de Sansão? 5 Lições da esposa de Manoá

A mãe de Sansão foi uma mulher estéril, esposa de Manoá, que vivia em Zorá, a oeste de Jerusalém, a qual foi visitada pelo Anjo do Senhor, onde recebeu a maravilhosa notícia de sua gravidez. Embora seu nome não seja citado na bíblia, sua história aparece no livro de Juízes 13, nos deixando grandes lições de uma mulher que apesar de ter sofrido humilhação e vergonha por não conseguir gerar filhos, acreditou na promessa feita pelo Senhor Deus e se tornou a mãe de um dos libertadores de Israel.

História da mãe de Sansão

A história dessa mulher humilde e estéril que não podia gerar filhos, começou quando ela foi abordada num campo pelo Anjo do Senhor e recebeu uma profecia, a qual daria a luz um filho que livraria Israel do pesado jugo dos filisteus. Essa mulher, sem nome, se tornaria a mãe do famoso e forte Sansão.

Ao que parece, Manoá e sua esposa eram fiéis ao Senhor, mas a profecia do Anjo quase pareceu boa demais para ser verdade. A esposa relatou o episódio no campo ao marido e Manoá orou para que o homem de Deus voltasse, a fim de ensinar o que deveriam fazer ao menino que estava para nascer (Juízes 13:8).

Eles creram sem hesitação. Então o anjo do Senhor apareceu novamente, para repetir a ela e seu marido as regras do voto do nazireado, as quais eram, abster-se do vinho e dos frutos da videira, não raspar a cabeça e não tocar em nada impuro.

É bem possível que a mãe de Sansão fosse analfabeta e dependente do marido, mas como israelita fiel e futura mãe, não teve problemas em seguir as instruções do mensageiro celestial.

Ainda na presença do anjo, Manoá ofereceu um sacrifício a Deus e o anjo se foi com a chama que subiu do altar. Assustados, Manoá e sua esposa se prostaram com o rosto em terra.

“Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher. E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos.”

Juízes 13:19-20

Passado algum tempo, a frustação da esterilidade transformou-se em alegria ao segurar o filho prometido.

“Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou.”

Juízes 13:24

A mãe de Sansão deve ter agradecido a Deus pela força extraordinária de seu filho, mas também deve ter se entristecido com o egoísmo e a desobediência de Sansão a Deus. Por certo suas orações e cuidado foram importantes para a contribuição de Sansão como libertador de seu povo.

Essa mulher de nome desconhecido será para sempre lembrada como uma esposa e mãe de fé que deixou um testemunho: Toda mulher deve não apensa ouvir a orientação de Deus, mas também obedecê-la nos míninos detalhes.

“E disse o anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher guardará ela. De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.”

Juízes 13:13-14

5 Lições que aprendemos com a mãe de Sansão

lições da esposa de Manoá

1. Confie mesmo que a situação seja impossível

“Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá; sua mulher era estéril e não tinha filhos. O anjo do Senhor apareceu a essa mulher e lhe disse: ‘Você é estéril e não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho.'”

Juízes 13:2-3

A mãe de Sansão enfrentou a dor da infertilidade, uma situação que ela não esperava. No entanto, ela permaneceu fiel a Deus, nos ensinando que devemos confiar em Deus mesmo quando as circunstâncias são difíceis e inesperadas. Basta confiarmos de todo nosso coração, que o impossível se torna possível nas mãos de um Deus tão grande e poderoso.

2. Esteja atento, é no silêncio que se revela

“O anjo do Senhor apareceu a essa mulher…”

Juízes 13:3

Em um dia comum, quando ela menos esperava o anjo do Senhor a encontrou em seu momento de silêncio, lhe fazendo uma promessa gloriosa. Da mesma maneira, pode acontecer com cada um de nós, é em nossos momentos mais tranquilos e inesperados, que o derepente de Deus acontece em nossas vidas. Portanto, esteja atento, assim como a mãe de Sansão estava.

3. É necessário aceitar e confiar que os planos de Deus não falham

“Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: ‘Será que você não pode achar mulher entre os seus parentes ou entre todo o nosso povo? É necessário que você vá aos filisteus, àqueles incircuncisos, para conseguir esposa?’ Sansão, porém, disse ao pai: ‘Consiga-a para mim. É ela que me agrada.’ Seus pais não sabiam que isso vinha do Senhor, que buscava ocasião contra os filisteus; pois naquela época eles dominavam Israel.”

Juízes 14:3-4

Apesar de serem pais zelosos, a mãe de Sansão não esperava que seu filho escolhido por Deus escolhesse uma esposa filisteia, a Timnita. Ainda assim, ela teve que confiar nos planos de Deus, nos ensinando mais uma grande lição de entrega e confiança total em Deus. Para que nós hoje, pudessemos acreditar que quem fez a promessa é fiel para cumprir, e nada sai do seu controle.

4. Deus Aparece em Meio ao Sofrimento

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”

Salmo 34:18

Assim como a mãe de Sansão, quando estamos sofrendo, podemos confiar que Deus aparecerá para nos consolar e nos guiar. Os santos Anjos do Senhor estão sempre em prontidão para realizar a vontade soberana de Deus.

5. Entregue seus filhos aos cuidados do Senhor

“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Provérbios 22:6

A mãe de Sansão passou todos os ensinamentos e instruções que havia recebido do Senhor, ensinando o seu filho a obedecer as ordenanças do Senhor. Assim como ela, devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance, mostrando o caminho em que nossos filhos devem trilhar, para que a promessa se cumpra em suas vidas. Apesar das escolhas erradas de Sansão, sua mãe nos ensina a continuar confiando, sabendo que nosso papel é mostrar o caminho em que devem seguir.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo