Quem foi Dorcas? A história de Tabita na Bíblia

Dorcas, uma díscipula do Senhor, também conhecida como Tabita, lembrada pelas boas obras ao qual realizadas com muito esmero e dedicação. Sua história é ligeiramente curta, porém, as virtudes de Dorcas e a maneira como viveu nos ensina grandes lições de encorajamento, fé e bondade.

Muitas igrejas em nossos dias, tem se espelhado na história dessa grande mulher envolvida nos trabalhos sociais, e fundado o ministério de Dorcas, para ajudar os mais necessitados. Esses ministérios alcançam as pessoas da maneira que Jesus fez. Ele se misturou com as pessoas, fez amizade com elas, atendeu às suas necessidades e então as encorajou a segui-lo. 

Sendo assim, vamos nos aprofundar para entendermos melhor quem foi Dorcas, e como seu ministério se desenvolveu.

Quem foi Dorcas segundo a Bíblia?

Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, também conhecida por Tábata. Ambos os nomes significam gazela, que quer dizer graciosa. Ela morava em Jope, uma cidade da antiga Palestina.

Ficou conhecida na bíblia pelo bem que realizava as pessoas mais necessitadas. Ela costurava vestidos e dava as viúvas.

Onde está a história de Dorcas na Bíblia? A história de Dorcas é mencionada apenas no livro dos Atos dos Apóstolos 9:36-42.

A história de Dorcas na Bíblia

Depois que Jesus partiu, os apóstolos começaram a incendiar o mundo, compartilhando o evangelho em todos os lugares.

Por onde o evangelho era anunciado, milhares e milhares de pessoas iam se unindo à igreja. Pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais. Pessoas estudadas e analfabetas, casadas e solteiras, viúvas e órfãos.

Como seguidores fiéis de Cristo, eles cumpriam os mandamentos que o mestre havia lhes ensinados, e o amor prevalecia no meio dos cristãos. Os líderes da igreja vendo a necessidade que alguns membros estavam enfrentando financeiramente, começaram a realizar trabalhos sociais.

Muitas pessoas aderiram a esse desafio, usando seus próprios recursos financeiros e seu tempo.

Dorcas foi uma dessas mulheres que aderiu a esse desafio. Sendo costureira, passou a fazer roupas e doar para as viúvas.

Em seguida, a história bíblica dessa personagem, nos conta que ela adoeceu e veio a óbito. A bíblia não nos relata a causa de sua enfermidade. Porém, sabemos que muitas pessoas, especialmente as viúvas, ficaram tão tristes que não aceitavam essa grande perda. 

Elas então, indo contra o costume judaico, lavaram seu corpo e a colocaram em um quarto alto.

Feito isso, mandaram chamar o Apóstolo Pedro que estava em uma cidade vizinha chamada Lida. Quando Pedro chegou, o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.

Pedro pediu para que todos se retirassem. Pôs-se então, de joelhos e orou. Voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva.

A notícia se espalhou por toda a Cidade, e muitas pessoas creram no Senhor.

Quais as principais virtudes e qualidades de Dorcas?

Dorcas é uma das mulheres mais destacadas da bíblia pela sua fé. Embora, poucos versículos da bíblia são dedicados a ela, à sua história nos mostra quão grandes era as suas qualidades.

1. Dorcas era uma discípula do Senhor

A essa altura, Jesus havia ressuscitado dos mortos há muito tempo, seus discípulos estavam pregando e ensinando por toda a Palestina e confins.

As pessoas estavam começando a acreditar em Jesus e também estavam seguindo Seus ensinamentos.

Dorcas tornou-se uma dessas mulheres. A palavra discípula quer dizer que ela foi uma seguidora fiel de Jesus. 

2. Dorcas era uma costureira talentosa

A bíblia sagrada nos diz que Dorcas fazia túnicas e vestidos para as viúvas. As túnicas eram as roupas íntimas da época e as vestimentas eram tudo o que se usava sobre as túnicas.

Naquela época, ser uma costureira exigia muita habiliadade e dedicação, pois até mesmo os tecidos, na maioria das vezes, eram feitos à mão.

Contudo, Dorcas era hábil nisso.

3. Dorcas tinha fé prática

Há muitas pessoas que acreditam em Deus, mas sua fé não é acompanhada pelas obras.

Dorcas, porém tinha uma fé prática, ou seja, sua fé era acompanhada pelas obras que realizava. Sua fé em Deus a levou a usar os seus dons para ajudar os necessitados em sua volta.

E é exatamente isso que Jesus nos chama a fazer.

4. Dorcas tinha um coração bondoso e generoso

Ela viveu em uma época em que a pobreza estava em alta. Porém, ela foi tocada ao ver o sofrimento e necessidades das viúvas, assim como Jesus:

“E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.” (Mateus 9:36)

Dorcas foi fiel em trabalhar pelo bem-estar dos outros. Tudo nos indica que ela doava as roupas, pois as viúvas se encontravam em situação vulnerável e nem teriam como pagar.

No entanto, Dorcas trabalhou para garantir que essas mulheres vulneráveis ​​tivessem uma necessidade básica atendida.

5. Ela era fiel, comprometida e confiável

A Bíblia diz que Dorcas fazia obras de caridade, continuamente. Isso significa que Dorcas além de fazer roupas, realizava todas as outras atividades de bem-estar. De forma contínua, e repetidamente.

Ela transmitia confiança e segurança para as pessoas a sua volta. Todos podiam contar com ela para qualquer situação, que tivessem enfrentando, pois estava sempre pronta e muito gentil.

6. Dorcas era trabalhadora e diligente

Costurar à mão, não deve ter sido um trabalho fácil. Com certeza, passando horas à fio, costurando. Doando seu tempo e sua energia, dia após a dia.

Ela, porém, não desistiu, deixando assim um legado de diligência e comprometimento com o trabalho social.

Lições que aprendemos com a história de Dorcas

Tabita conhecida também por Dorcas, foi uma personagem um tanto silenciosa na bíblia, porém, nos lembramos dela como uma guerreira, no deixando grandes lições.

1. Faça tudo o que te vier à mão para fazer

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10)

Nunca espere pelo momento certo, ele nunca vai chegar. Portanto, faça tudo aquilo que Deus tem colocado em seu coração.

A história de Dorcas, nos ensina que não importa como e o que vamos fazer em prol do outro, mas que o importante é fazer tudo aquilo que nos vem a mão, com amor e alegria.

2. Dê o seu melhor sempre

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens. Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” (Colossenses 3:23-24)

Dorcas era costureira e usava esse talento para servir alguém. Provavelmente ela não era a melhor costureira. Porém, ela atendia uma necessidade básica de alguém que não tinha condições financeiras. Sendo assim, ela resolvia um problema e servia-os com um coração cheio de amor.

3. Deixe uma marca na vida das pessoas ao seu redor

As viúvas não estavam chorando simplesmente porque não ganhariam mais roupas. Mas sim pela falta que sentiriam dessa grande mulher, ao qual tocava suas vidas.

Dorcas acrescentava valor à existência daquelas viúvas, elas se sentiam amadas, cuidadas e importantes.

Com isso, eu também te convido a deixar uma marca na vida de alguém. Olhe ao seu redor e verá alguém que esteja precisando de um abraço, de um ombro amigo, de uma palavra de conforto. Se permita ser usada por Deus.

4. Ouse construir um legado

Já parou para pensar, quantas pessoas sentiriam sua falta se você partisse hoje? Como você será lembrado?

Quando Dorcas morreu, especialmente as viúvas ficaram fora de si de tristeza. Não foi nem preciso contratar as carpideiras, para chorar a morte de Dorcas.

A dor e o pesar que expressaram nos dizem que a perda que sentiram por Dorcas foi profunda e dolorosa. Claramente o ministério de Dorcas, estava deixando um legado de honra.

Como eu disse antes, as roupas que Dorcas fazia eram mais do que apenas roupas. Foram os relacionamentos que ela construiu que agregaram valor.

Ela fez tudo isso enquanto estava viva. Se ela nunca tivesse ressuscitado dos mortos, seu legado teria sido estabelecido.

5. Seja constante no servir

Uma das lições que Dorcas nos ensina é ter atos de bondade continuamente.

A constância permite que as pessoas confiem em você, construindo uma boa reputação. Você irá passar segurança em tudo o que estiver fazendo. Fazendo com que as pessoas vejam o quanto você é comprometido e dedicado.

6. Quando você servir de todo coração, Deus fará milagres em sua vida

Dorcas havia construido um legado, sua vida era de grande importância para todos ao seu redor. Ela não fazia nada por obrigação, mas servia com o coração.

Tanto que quando ela morreu, foi um quebrado um protocolo. Pela lei judaíca, ela teria que ser enterrada no mesmo dia. Porém, a história bíblica nos conta que eles lavaram o corpo dela, colocaram em um quarto alto e mandaram chamar Pedro.

Tabita viveu a experiência de um milagre extraordinário. Ela estava morta, mas agora volta a vida, atarvés da oração de Pedro.

Você quer viver milagre? Se sim, não importa se não tem recursos financeiros, ou estudo suficiente. Meu conselho é comece a servir, se disponha para esse trabalho, que portas vão se abrir e milagres acontecerão.

7. Todas as coisas contribuem para o bem

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Somos levados muitas vezes a questionar o que acontece conosco ou a nossa volta, porém, quando olhamos para o que aconteceu com Dorcas, temos plena convicção que tudo contribui para o bem.

Quando Dorcas morreu, vemos que as pessoas usaram a sua fé, chamando a Pedro. Elas estavam crendo que Deus poderia realizar um milagre. Logo após a sua ressurreição, muitos passaram a crer no Senhor Jesus.

Isto é realmente maravilhoso. Por isso, não questione aquilo que aos seus olhos parece ruim. Deus tem um propósito, em tudo e para tudo.

Considerações finais sobre a história de Dorcas

 “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” (Gálatas 6:9)

A história de Dorcas é realmente um grande exemplo para nós. Ela não esperava nada em troca, mas com um coração generoso, um olhar de amor, servia com alegria. Independente das circunstâncias, faça o bem. Estenda a sua mão, para socorrer alguém. Construa um legado, deixe marcas registradas.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo