Quais eram as rainhas do Antigo Testamento?

Apesar de o termo “rei” aparecer mais de duas mil vezes na bíblia, seu correlativo “rainha” é usado apenas cerca de 60 vezes. A maioria das rainhas da bíblia não é citada por nome e muitas são mencionadas apenas de passagem.

Com exceção da usurpadora Atalia, nenhuma rainha na história de Israel ou do Antigo Testamento chegou a reinar com plenos poderes.

Nesse contexto, as rainhas são reconhecidas mais em seu papel de rainhas-mães do que de esposas dos monarcas governantes.

Contudo, nessa lista com as 20 rainhas do antigo testamento, não visamos apresentar uma relação exaustiva ou abrangente. Isto é, inclui rainhas que apenas tiveram alguma participação como governantes e exerceram influência, como também aquelas chamadas de rainhas apenas por serem esposas dos reis.

1. Abi

“Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.”

2 Reis 18:2

Abi, também conhecida como Abias, era filha de Zacarias. Ela foi a esposa do rei Acaz de Judá e mãe do rei Ezequias.

2. Atalia

“VENDO, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda a descendência real.”

2 Reis 11

“Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real da casa de Judá.”

2 Crônicas 22:10

E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz, depois que mataram a Atalia à espada.

2 Crônicas 23:21

Atalia foi a filha de Jezabel e Acabe, neta de Onri, esposa de Jeorão, rei de Judá e mãe do rei Acazias, de Judá. Após a morte de seu filho Acazias, ela usurpou o trono e governou por seis anos, tentando exterminar toda a descendência real de Davi. Foi deposta e executada durante um golpe liderado pelo sacerdote Joiada.

3. Azuba

“E era Jeosafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar; e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.”

1 Reis 22:42

A rainha Azuba na bíblia, era filha de Sili e foi a esposa do rei Asa de Judá e mãe do rei Jeosafá.

4. Bate-Seba

“E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.”

2 Samuel 11: 3-4

“Então falou Natã a Bate-Seba, mãe de Salomão, dizendo: Não ouviste que Adonias, filho de Hagite, reina? E que nosso senhor Davi não o sabe?[…] Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre.”

1 Reis 1:11-31

Bate-Seba era filha de Eliã, esposa de Urias, o hitita, e depois esposa do rei Davi. Seu caso com Davi levou à morte de Urias e a um grande escândalo. Ela é a mãe do rei Salomão, um dos reis mais sábios de Israel.

5. Ester

“Ora, quando chegou a vez de Ester, filha de Abiail, tio de mardoqueu, que a tomara por sua filha, para ir ao rei, coisa nenhuma pediu senão o que indicou Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. Mas Ester alcançava graça aos olhos de todos quantos a viam. […] E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.”

Ester 2:15-17

Ester era filha de Abiail e esposa do rei Assuero da Pérsia. Ela era uma jovem judia que se tornou rainha da Pérsia e salvou seu povo de um plano genocida.

6. Hamutal

“Tinha Joacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e três meses reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.”

2 Reis 23:31

“Tinha Zedequias vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.”

2 Reis 24:18

Hamutal filha de Jeremias de Libna, esposa do rei Josias e mãe dos reis Jeoacaz e Zedequias de Judá. Ela é mencionada brevemente nas genealogias dos reis.

7. Hefzibá

“TINHA Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hefzibá.”

2 Reis 21:1

Hefzibá foi a esposa do rei Ezequias de Judá e mãe do rei Manassés. Seu nome significa “Meu deleite está nela.”

8. Jecolias

“No ano vinte e sete de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá. Tinha dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e dois anos, em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jecolia, de Jerusalém.”

2 Reis 15:1-2

Jecolias, uma habitante de Jerusalém que foi mãe do rei Azarias de Judá.

9. Jedida

“TINHA Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.”

2 Reis 22:1

Jedida era filha de Adaías de Bozcate e mãe do rei Josias de Judá.

10. Jeoadã

“Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém. E era o nome de sua mãe Joadã, de Jerusalém.”

2 Reis 14:2

Jeoadã foi a esposa do rei Joás de Judá, mãe do rei Amazias e habitava em Jerusalém.

11. Jezabel

E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.

1 Reis 16:31

“Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?”

1 Reis 18:13

“Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do SENHOR, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel. E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se possa dizer: Esta é Jezabel.”

2 Reis 9:36-37

Jezabel filha do rei Etbaal de Sidom, esposa do rei Acabe de Israel e mãe de Atalia. Conhecida por promover o culto a Baal e perseguir os profetas de Deus. Sua crueldade e idolatria trouxeram desgraça sobre sua família e Israel.

12. Maaca

“E NO décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá. E reinou três anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.”

1 Reis 15: 1-2

“O rei Asa depôs Maacá, sua mãe, para que não fosse mais rainha, porquanto ela fizera um abominável ídolo para servir de Asera, ao qual Asa derrubou e, despedaçando-o, o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.”

2 Crônicas 15:16

Maaca, era neta de Absalão e mãe do rei Abias; avó do rei Asa de Judá. Ela foi deposta de sua posição de rainha-mãe devido à sua idolatria.

13. Mesulemete

“Amom tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou dois anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Mesulemete, filha de Haniz, de Jotba.”

2 Reis 21:19

Mesulemete, é mais uma das rainhas-mães do antigo testamento, filha de Aruz de Jotbá e mãe do rei Amom de Judá.

14. Mical

“Mas Mical, a outra filha de Saul, amava a Davi; sendo isto anunciado a Saul, pareceu bem aos seus olhos.”

1 Samuel 18:20

“Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coraçao.[…] E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte.”

2 Samuel 6:16-23

Mical foi a filha do rei Saul e primeira esposa de Davi. Sua vida foi marcada por um casamento tumultuado e por seu desprezo pela dança de Davi diante da Arca da Aliança, o que resultou em ela não ter filhos.

15. Naamá

“Reinou em Judá Roboão, filho de Salomão. Tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolhera dentre todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome. E era o nome de sua mãe Naama, a amonita. […] E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de Davi. Era o nome de sua mãe Naama, a amonita. E Abião, seu filho, reinou em seu lugar.”

1 Reis 14:21-31

Naamá, uma amonita que foi mãe do rei Roboão de Judá.

16. Neústa

“Tinha Joaquim dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. O nome de sua mãe era Neústa, filha de Elnatã, de Jerusalém.”

2 Reis 24:8

“depois de terem saído de Jerusalém o rei Jeconias, e a rainha-mãe, e os eunucos, e os príncipes de Judá e Jerusalém e os artífices e os ferreiros.”

Jeremias 29:2

Neústa, filha de Elnatã de Jerusalém, mãe do rei Joaquim (Jeconias) de Judá.

17. Rainha de Sabá

“Tendo a rainha de Sabá ouvido da fama de Salomão, no que concerne ao nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas; […] E o rei salomão deu à rainha de Sabà tudo o que ela desejou, tudo quanto pediu, além de que lhe dera espontaneamente, da sua munificência real. Então voltou e foi para a sua terra, ela e os seus servos.”

1 Reis 10:1-13

A Rainha de Sabá identificada como Nikauli pelo historiador judeu Josefo. Ela visitou o rei Salomão para testar sua sabedoria, ficando impressionada por sua riqueza e conhecimento, trazendo presentes valiosos e reconhecendo a sabedoria de Salomão como vinda de Deus.

18. Tafnes

“E Hadade caiu tanto em graça a Faraó, que este lhe deu por mulher a irmã de sua mulher, a irmã da rainha Tafnes. Ora, desta irmã de Tafnes nasceu a Hadade seu filho Genubate, a qual Tafnes criou na casa de Faraó, onde Genubate esteve entre os filhos de rei.”

1 Reis 11:19-20

Tafnes foi mais uma das rainhas do antigo testamento, esposa de um Faraó fraco da 21′ dinastia que governou num período correspondente ao final do reinado de Davi e começo do reinado de Salomão. Ela foi também mãe de criação de Hadade, um filho do rei de Edom.

19. Vasti

“Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres no palácio do rei Assuero. […] Respondeu Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. […] Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se entre as leis dos persas e dos medos para que não seja alterado, que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e dê o rei os seus direitos de rainha a outra que seja melhor do que ela.”

Ester 1:9-19

Vasti rainha da Pérsia e esposa do rei Assuero antes de Ester, a qual perdeu a sua coroa real por se recusar a exibir sua beleza diante dos convidados do rei, levando à escolha de Ester como nova rainha.

20. Zebida

“Jeoiaquim tinha vinte e cinco ano quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zebida, filha de Pedaías, de Ruma.”

2 reis 23:36

Zebida era filha de Pedaías de Ruma e mãe do rei Jeoaquim de Judá.

Fonte: A bíblia da mulher

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo