Quem foi Araúna na Bíblia e onde ficava sua eira?

Davi cometeu o erro de se envaidecer pelo seu poder militar, por isso, exigiu que se fizesse o censo. É nesse contexto bíblico que vamos descobrir quem foi Araúna na bíblia e onde ficava a sua eira.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a eira de Araúna, mas não sabe muito sobre essa figura misteriosa que teve um papel crucial na narrativa de Davi e da construção do Templo de Salomão em Jerusalém. 

Neste texto, vamos conhecer melhor a história de Araúna na Bíblia e descobrir onde ficava sua eira, além de entender como esse lugar se tornou um local sagrado para o povo de Israel. 

Por isso, prepare-se para descobrir os mistérios por trás da eira de Araúna.

O que Davi fez para que Araúna e sua eira entrassem na história?

Antes de saber quem foi Araúna na bíblia, precisamos conhecer porque ele aparece na história do reinado de Davi.

No segundo livro de Samuel, capítulo 24, o rei Davi teve a ideia de querer saber quantos soldados ele tinha. Nesse tempo, ele era um líder poderoso com várias vitórias sobre seus inimigos.

No entanto, como faz parte da natureza humana, ele deixou Satanás tomar conta do seu coração e quis saber o tamanho do seu exército. (I Cr 21:1)

Apesar de Joabe, o comandante do seu exército, ter perguntado porque ele precisava dessa informação. Ele continuou no seu intento e mandou fazer o recenseamento do povo.  (2 Sm 24:3-9)

Quando seus homens lhes trouxeram o número de soldados que o rei possuía, Davi percebeu o seu erro. Devido a isso, o Senhor enviou o profeta Gade para que ele escolhesse o seu castigo e Deus enviou um castigo para punir Jerusalém. (I Cr 21: 9-13)

Quem foi Araúna na Bíblia e onde ficava sua eira?

Araúna (também conhecido como Ornã) era o nome do proprietário, Jebuseu, que possuía a eira onde o rei Davi ofereceu um sacrifício a Deus. (2 Sm 24: 20-25)

A eira de Araúna estava localizada em Jerusalém, no monte Moriá, onde mais tarde foi construído o Templo de Salomão.

Segundo a narrativa bíblica, Davi errou ao fazer o censo do povo de Israel, e Deus se desagradou muito. Essa desobediência resultou em uma praga que causou a morte de muitos israelitas. 

E, para acabar com ela, Deus ordenou a Davi que construísse um altar em um determinado local na eira de Araúna e oferecesse um sacrifício.

Assim, Davi foi até a eira de Araúna e pediu permissão para comprar o local e construir um altar. Apesar do dono da propriedade oferecer ao rei tudo o precisava para o sacrifício, Davi insistiu em pagar pelo terreno e pelos animais. 

Dessa maneira, ele comprou a eira e construiu um altar, oferecendo um sacrifício a Deus, e a praga cessou. (2 Sm 24: 25)

Assim, a eira de Araúna tornou-se um lugar sagrado para o povo de Israel, e mais tarde foi incorporada ao Templo de Salomão como um dos locais mais sagrados da religião judaica.

O que podemos sobre a vaidade nesta história?

A bíblia diz que o homem é mal desde a sua infância. (Gn 8:21) Isso porque, para nós humanos, é fácil nos esquecermos da ação de Deus em nossas vidas.

Encontramos exortação sobre isso, em Deuteronômio 8: 17, que diz: “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.”

O pecado de Davi foi justamente esse, contar o exército com o qual ele venceu tantas batalhas e se envaidecer. Desconsiderando, assim, a mão de Deus em suas vitórias.

Podemos aprender, portanto, que o Senhor olha a intenção dos nossos corações. Por isso, ele permite provas, pensamentos, sentimentos que nos tentam e cabe a nós decidirmos o melhor caminho a seguir.

O Senhor pode usar nossos desejos pecaminosos para nos ajudar a conhecer o nosso próprio coração.

“Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.” (Ef 6:12) 

Logo, entender quem foi Araúna e onde ficava a sua eira, nos conduziu por uma jornada para descobrir os mistérios espirituais, escondidos nessa história.

Esse conteúdo ajudou você? Então, leia este artigo e aprenda o que é tentação e como vencê-la.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!