Quem foi Issacar e o que sabemos sobre sua tribo na Bíblia?

Neste artigo, vamos conhecer quem foi Issacar e o que sabemos sobre sua tribo na Bíblia e como qual foi a sua participação na história do povo hebreu.

A Bíblia está repleta de histórias fascinantes sobre diferentes personagens e tribos. Uma das tribos menos conhecidas é a Tribo de Issacar.

Embora não estejamos muito familiarizados com essa tribo, ela faz parte das doze tribos de Israel. Por isso, devemos conhecer um pouco mais sobre sua história e o que aconteceu com eles.

Quem foi Issacar e o que sabemos sobre sua tribo

Issacar era um dos filhos de Jacó, também conhecido como Israel, o que sabemos sobre ele foi o quinto filho de Lia. (Gn 30:17,18)

Nos relatos bíblicos, entendemos que os filhos de Jacó nasceram e cresceram em um ambiente extremamente competitivo, este, portanto, já era o seu nono filho.

No livro de Gênesis, encontramos um texto bíblico que menciona Issacar: “Filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom” (Gênesis 35:23).

Essa é a primeira menção à tribo de Issacar na Bíblia, mas à medida que a história avança, encontramos mais detalhes sobre ela

O que sabemos sobre sua tribo na Bíblia?

Na época da saída do Egito, quando os israelitas estavam sob a liderança de Moisés, a tribo de Issacar recebeu uma das maiores bênçãos conforme encontramos no livro de Deuteronômio.

Moisés, antes de sua morte, abençoou cada tribo de Israel. Em relação a Issacar, ele disse:

“De Issacar disse: Bendito seja Issacar, o que deverá ser satisfeito de bens. Ele se deitará entre os montes” (Dt 33:18-19).

Essa bênção sugere que essa tribo desfrutaria de prosperidade e abundância em sua terra.

Números 1:28-29

Quando Moisés fez o censo encontrou sessenta e quatro mil e trezentos acima de vinte anos que podiam sair para a gerra, essa tribo possuía.

Números 2:5

Esse versículo descreve a organização das tribos de Israel durante sua jornada pelo deserto, e Issacar é mencionado como uma das tribos com um príncipe designado.

Josué 19:17-23

Nesses versículos encontramos informações detalhadas sobre as localidades onde estavam a herança que essa tribo recebeu.

As cidades e aldeias que constam no texto, estavam localizadas na região da Galileia, e compunham a parte territorial que a tribo de Issacar recebeu dentro da distribuição das terras prometidas por Deus a Israel.

Essa localização estratégica entre montanhas e vales proporcionou condições favoráveis para a agricultura e o comércio.

Embora Issacar desfrutou de riquezas e prosperidade em suas terras, a história bíblica não menciona muitas lutas ou eventos significativos específicos envolvendo a tribo de Issacar.

No entanto, é importante destacar que, assim como outras tribos de Israel, eles também enfrentaram desafios e adversidades ao longo dos séculos.

O que aconteceu com essa tribo?

Durante o período dos juízes, Israel passou por ciclos de desobediência e opressão, por isso, diversas tribos foram oprimidas por nações vizinhas, incluindo os filisteus e os cananeus.

Embora não haja relatos detalhes sobre conflitos específicos envolvendo Issacar, é provável que eles também sofreram ameaças e participaram das batalhas para libertar o povo de Israel.

Com o estabelecimento da monarquia em Israel, a tribo manteve sua identidade dentro do reino unificado.

Inclusive, quando Davi era rei, essa tribo também teve líderes militares do exército, (1 Cr 7:1-2). No livro de Juízes 10:1–2, encontramos que Tola, liderou Israel por vinte e três anos. Porém, as informações sobre ele não passa desses dois versículos.

No entanto, essa posição de liderança demonstra a sua importância e influência dentro do contexto político e militar de Israel.

Com a divisão do reino de Israel em duas partes, Israel ao norte e Judá ao sul, após a morte do rei Salomão, essa tribo fazia parte do reino do norte.

Porém, esse reino sofreu uma série de invasões e, eventualmente, foi conquistado pela Assíria no século VIII a.C. Assim, muitas tribos foram exiladas e acabaram se assimilando a outras culturas, perdendo sua identidade original.

Apesar de ser difícil traçar com precisão o destino desse grupo, é importante entender quem foi Issacar e o que sabemos sobre sua tribo na Bíblia, para, assim, reconhecer a contribuição deles para a história e a cultura de Israel.

Aprenda mais sobre quantos filhos de Jacó entraram no Egito.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.