10 Verdades Bíblicas da história de Noé para nossos dias atuais

A palavra de Deus ainda importa para as pessoas hoje? As histórias que foram escritas há muito tempo podem ter alguma influência em nossas vidas hoje? 

Parece quase impossível acreditar que qualquer coisa escrita há mais de 2.000 anos possa ter algum impacto em nossas vidas hoje. 

No entanto, vamos mergulhar na vida e na história de Noé e ver como as verdades que Deus falou com Noé ainda importam para nós hoje!

A palavra de Deus é viva e eficaz. É poderosa e transforma a vida. Está cheia de verdade e sabedoria e permanece para todo o sempre.

Meu coração dói quando ouço as pessoas dizerem que a Bíblia está desatualizada e irrelevante. 

Isso não pode passar de uma grande mentira. A vida de Noé serve como um maravilhoso exemplo da fidelidade de Deus e da obediência do homem.

Se você não está convencido de que a palavra de Deus ainda importa para você em nossos dias atuais, vamos voltar direto para um dos relatos mais antigos da Bíblia, a história de Noé, e ver se suas verdades resistem ao teste do tempo. 

Você ficará chocado com a forma como a Palavra de Deus, viva e respirante pode falar em sua vida hoje.

A história de Noé: 10 verdades bíblicas

1. Podemos entristecer o coração de Deus com nosso pecado.

Deus é um bom Pai e Ele ama Seus filhos. Assim como qualquer bom Pai, nossa desobediência e pecado entristecem o coração de nosso Pai Celestial. 

Nos dias de Noé, o povo era tão pecaminoso que o coração de Deus ficou profundamente entristecido. 

Como Deus se entristeceu pelo pecado nos dias de Noé, ainda em nossos dias atuais, ele se entristece pelo nosso pecado também. Ele não pode simplesmente ignorá-lo porque Ele é um Deus santo e justo.

“O Senhor viu quão grande a maldade da raça humana se tornou na terra, e que toda inclinação dos pensamentos do coração humano era apenas má o tempo todo. O Senhor lamentou ter feito os seres humanos na terra, e seu coração ficou profundamente perturbado”(Gênesis 6:5-6)

2. Deus sempre provê uma maneira de se arrependermos.

Deus é justo, mas também é misericordioso, amoroso e cheio de graça. Ele nunca nos deixará sem uma maneira de voltar para Ele. 

Deus quer um relacionamento conosco e está sempre disposto a ir além para fornecer um caminho para isso. 

Mesmo durante o pecado profundo e um dilúvio mundial, Deus providenciou um caminho para que Noé e sua família fossem salvos, fechando-os na arca. 

Portanto, Deus está disposto a fazer o mesmo por você hoje. Nunca é tarde para novos começos, porque Deus sempre providenciará um caminho.

“No ano seiscentos da vida de Noé, no dia dezessete do segundo mês, naquele dia romperam todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. Naquele mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, junto com sua esposa e as esposas de seus três filhos, entraram na arca… Então o Senhor o encerrou”. (Gênesis 7:11-13,16b)

3. Nem sempre entenderemos Deus e Seus caminhos, mas podemos confiar Nele.

Noé deve ter se perguntado se o plano de Deus era o melhor porque, afinal, um dilúvio mundial parece muito duro. 

No entanto, Deus tinha um plano eterno em mente. Ele sabia que o estado pecaminoso do mundo era autodestrutivo e amava o mundo o suficiente para intervir. 

Seu plano finalmente forneceu um caminho para você e eu chegarmos à salvação. Deus vê o plano maior, então devemos confiar nEle mesmo quando não entendemos Seus caminhos.

Em Isaías somos lembrados do que Deus nos diz:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos que a terra, assim os meus caminhos são mais altos que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9)

4. Podemos obedecer a Deus mesmo que o mundo pense que somos loucos.

Noé deve ter enfrentado muita oposição. Enquanto, ele construia a arca as pessoas devem ter zombado e chamado o de louco, pois nunca tinham visto chover como noé estava anunciando que choveria. 

No entanto, Noé obedeceu e se apegou ao que sabia ser certo, e Deus recompensou sua obediência

Às vezes, obedecer a Deus significa acreditar e fazer coisas que o mundo não entenderá, mas sabemos que Deus honra nossa obediência a ele.

“E Noé fez tudo o que o Senhor lhe ordenou. E Noé e seus filhos e sua esposa e as esposas de seus filhos entraram na arca para escapar das águas do dilúvio”. (Gênesis 7:5-7)

5. Todas as coisas são possíveis com Deus.

Como cristãos, acreditamos que a Bíblia é 100% verdadeira, e isso significa que acreditamos em um dilúvio que cobriu toda a terra. 

Acreditamos em um Deus que advertiu, instruiu e protegeu Noé e sua família, como amou a criação o suficiente para enviar os animais para a arca, para assim protegê-los.

Deus é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.

Ele operou o impossível na situação de Noé e pode fazer na sua também.  

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. (Efésios 3:20)

6. A história de noé nos mostra que o tempo de Deus é diferente do nosso.

Noé não tinha ideia de quanto tempo ficaria na arca. Estudiosos dizem que Noé e sua família ficaram na arca por quase um ano. 

Afinal, você consegue imaginar um ano trancado dentro de um enorme barco flutuante com sua família e um grande número de animais? 

Podemos não conhecer o tempo de Deus ou o propósito de seus planos, mas sabemos que Seu tempo é bom, e a sua vontade é perfeita e agradável.

Novamente, Ele tem a visão eterna em mente. Podemos desejar que Ele opere em nosso tempo, mas sabemos que Seu tempo não é o mesmo que o nosso e Seu plano é o melhor.

“Ele lhes disse: “Não compete a vocês saber os tempos ou datas que o Pai estabeleceu por sua própria autoridade.” (Atos 1:7)

7. Deus se lembra de nós em nossa angústia.

Deus nunca nos deixa ou nos abandona. Às vezes, podemos não senti-lo tão perto como em outras ocasiões, mas Ele está conosco. Deus se lembra de nós e nos vê, e com toda certeza está conosco nos momentos mais difíceis.

Contudo, quando lemos a história de Noé vemos que, Deus se lembrou de Noé e sua família na arca. No lugar quente, fedorento, sujo e tempestuoso da arca, Ele estava lá, e estará conosco nos momentos difíceis de nossas vidas também.

“Mas Deus se lembrou de Noé e de todos os animais selvagens e animais que estavam com ele na arca, e ele enviou um vento sobre a terra, e as águas baixaram”. (Gênesis 8:1)

8. Deus cumpre suas promessas.

Deus nunca deixa de cumprir suas promessas. Todas as Suas palavras são fiéis e verdadeiras. Nenhuma de Suas promessas pode ser quebrada. 

Ele é fiel para cumprir todas as suas promessas, mesmo que pareça tardia. No tempo certo ele cumprirá.

Ele cumpriu Sua promessa a Noé e cumprirá em nossas vidas também.

“E disse Deus: Este é o sinal da aliança que faço entre mim e vós e todos os seres viventes convosco, uma aliança para todas as gerações vindouras”. (Gênesis 9:12)

9. A história de Noé nos ensina que há sempre um motivo para agradecer.

A primeira coisa que Noé fez quando a porta da arca foi aberta foi construir um altar e dar graças. Sua família acabara de passar por um longo e cansativo ano, mas imediatamente agradeceram a Deus. 

Eles poderiam ter murmurado e reclamado por tudo o que passaram, mas em vez disso, eles escolheram dar graças, e Deus os abençoou por isso.

A vida nem sempre será fácil. Podemos suportar períodos longos e difíceis, mas, assim como a história de Noé nos ensina, sempre podemos encontrar um motivo para agradecer.

“Então Noé construiu um altar ao Senhor e, tomando alguns de todos os animais puros e aves limpas, ele ofereceu holocaustos sobre ele. O Senhor sentiu o aroma agradável e[…]Então Deus abençoou Noé e seus filhos…” (Gênesis 8:20-21, 9:1a)

10. Deus nos ama e tem um plano eterno para nós.

Deus não é um Deus de acaso ou circunstância. Ele tem elaborado um plano desde o início dos tempos para dar esperança e redenção a Seus filhos. 

Nada é por acaso. As fundações foram lançadas através de Noé, para que o plano de Salvação fosse concretizado.

Sem a história de Noé, nossa história não seria possível.

Você e eu temos um propósito e um plano. 

Deus nos ama o suficiente para orquestrar esse plano desde antes mesmo de nascermos. 

Ele está abrindo caminho para nossa salvação eterna desde os dias de Noé.

“Agora estabeleço a minha aliança contigo e com a tua descendência depois de ti.” (Gênesis 9:9)

A palavra de Deus ainda está viva e eficaz

Enfim, as lições da história de noé devem se aplicar a nós em nossos dias atuais. 

Afinal, elas são tão relevantes hoje quanto foram para Noé. 

Devemos acreditar que o mesmo Deus que abriu um caminho, proveu o livramento e cumpriu suas promessas, está agindo em nosso favor também.

Autor: Bobbie Schae

Botão Voltar ao topo