Reflexão sobre a crucificação de Jesus
Esboço de pregação textual em Mateus 27:32-50 com o tema: Reflexão sobre a crucificação de Jesus.
Tema: Reflexão sobre a crucificação de Jesus
Texto do sermão: Mateus 27:32-50
INTRODUÇÃO desta pregação
A crucificação de Jesus foi, sem dúvida, um acontecimento terrível. Foi uma maneira insuportável e dolorosa de morrer, que Jesus estava disposto a aceitar sem drogas analgésicas (Mateus 27:32-35).
Foi uma forma vergonhosa de morrer, ridicularizado por quem assistia, crucificado com ladrões comuns (Mateus 27:36-44). Além do sofrimento físico, houve a agonia espiritual (Mateus 27:45-50).
Embora possa haver um lugar para contemplar a agonia física real que Jesus suportou, Ele não queria que as pessoas chorassem por Ele, mas por si mesmas (Lucas 23:26-31).
Mesmo na cruz, Sua preocupação com os outros era evidente (Lucas 23:34). Portanto, o propósito da crucificação não foi apenas gerar pena de Jesus.
O significado e as lições a serem aprendidas com a crucificação vão muito além de sentir pena do que Jesus sofreu.
Por exemplo, nunca devemos esquecer que “A Crucificação de Jesus” é…
I. A CONDENAÇÃO DO PECADO
A. JESUS MORREU POR CAUSA DO PECADO…
Conforme predito, Ele morreu pelos nossos pecados (1 Coríntios 15:3; Isaías 53:5-6). Ele se entregou pelos nossos pecados (Gálatas 1:4). Ele levou nossos pecados na cruz (1 Pedro 2:24).
Então, que o pensamento da crucificação nos lembre de nossa própria pecaminosidade e da necessidade de redenção (1 João 1:8-10).
B. JESUS MATOU O PECADO…
Ele condenou o pecado na carne através de Sua morte (Romanos 8:3). Agora tornando possível aos pecadores destruir o seu próprio corpo de pecado, quando unidos com Ele pelo batismo em Sua morte (Romanos 6:3-6).
Que o pensamento da crucificação nos lembre do nosso dever de crucificar as paixões pecaminosas da carne (Gálatas 5:24; Colossenses 3:5-11).
Para nos motivar em nossos esforços. Para permitir que a morte de Jesus nos ajude a lidar com o problema do pecado, devemos também lembrar que “A Crucificação de Jesus” é…
II. A REVELAÇÃO DO AMOR
A. JESUS MORREU POR AMOR…
O amor do Pai por um mundo perdido (João 3:16; Romanos 5:8). O amor do Filho (Efésios 5:2).
Que a nossa contemplação da crucificação nunca negligencie o amor que estava por trás do fato (1 João 4:9-10).
B. JESUS DEMONSTRAVA O QUE É O VERDADEIRO AMOR…
Agora entendemos o significado do amor verdadeiro (1 João 3:16; João 15:13). Seu amor serve de modelo para o nosso amor (João 13:34-35; 15:12).
Que a nossa contemplação da crucificação nos lembre do alto padrão de amor que devemos demonstrar uns pelos outros (1 João 4:11).
À medida que nos esforçamos para vencer o pecado e amar uns aos outros, auxiliados e motivados pela morte de Jesus na cruz, também devemos estar conscientes de que “A Crucificação de Jesus” é…
III. A REDENÇÃO DO MUNDO
A. JESUS MORREU POR TODOS…
Deus deseja que todos os homens sejam salvos, não desejando que nenhum pereça (1 Timóteo 2:3-6; 2 Pedro 3:9). Por isso Ele ofereceu Jesus como propiciação por todos (1 João 2:1-2).
Que a nossa meditação sobre a crucificação inclua pensar sobre a necessidade dos outros.
B. JESUS É A ÚNICA ESPERANÇA DO MUNDO…
Ele é o único caminho para o Pai (João 14:6). Somente em Seu nome a salvação pode ser encontrada (Atos 4:12). Negue o Filho e não terá o Pai (1 João 2:23).
Permaneça em Sua doutrina, e um terá o Pai e o Filho (2 João 9).
Que a nossa meditação sobre a crucificação nos leve a fazer o que estiver ao nosso alcance para proclamar a mensagem da redenção aos perdidos no pecado – cf. 2 Coríntios 5:18-6:1.
E assim a morte de Jesus na cruz deve nos levar a olhar tanto para dentro quanto para fora, para atender tanto às nossas necessidades espirituais quanto às dos outros.
Até que ponto o esforço pode ser necessário nestas áreas, devemos também ver “A Crucificação de Jesus” como…
IV. A INSPIRAÇÃO DO SACRIFÍCIO
A. JESUS DEU O EXEMPLO…
Sua morte demonstrou a mente de humildade (Filipenses 2:3-8). Seu sofrimento demonstrou o exemplo de sofrer pacientemente (1 Pedro 2:20-24).
Que a nossa reflexão sobre a crucificação nos leve a considerar o que Seu sacrifício deveria nos inspirar a fazer.
B. O SACRIFÍCIO DE JESUS É PROJETADO PARA NOS INSPIRAR…
Andar em amor (Efésios 5:2). Andar em humildade (Filipenses 2:3-5). Sofrer pacientemente quando maltratado por fazer o bem (1 Pedro 2:20-24). Dar de nós mesmos aos outros (2 Coríntios 8:9; 1 João 3:16-18).
CONCLUSÃO desta Reflexão sobre a crucificação de Jesus
Certamente, mais poderia ser dito sobre “A Crucificação de Jesus”. No entanto, talvez esses poucos pensamentos aumentem nossa apreciação deste evento significativo.
Sua morte é a condenação do pecado. Sua morte é a revelação do amor. A sua morte é a redenção do mundo. Sua morte é a inspiração do sacrifício.
- Você já tomou posse do que “A Crucificação de Jesus” significa para você?
- Já foi crucificado com Cristo? Você está crucificando as obras da carne?
- Está crescendo no amor?
- Você está preocupado e fazendo algo pela redenção do mundo?
- Você está inspirado em seu serviço aos seus irmãos e aos perdidos pelo exemplo do sacrifício de Jesus?
Nas palavras do apóstolo Paulo:
“Nós então, como cooperadores com Ele, também imploramos a vocês que não recebam a graça de Deus em vão” (2 Coríntios 6:1).
Autor Mark A. Copeland, usado com permissão. Mais temas de pregação aqui.
Que mensagem maravilhosa, que Deus continue te abençoando 😚 irmã
Com certeza e um benção,,O que nos aprendemos e tamos ainda aprendendo sobre o lado espiritual e essa palavra poderosa que nos enche do conhecimento divino do Espírito Santo,,desejamos a toda equipe que ser esforça todo dia pra TRAZER essa benção de DEUS PRA TODOS NOS .AMÉM