Como ter esperança quando tudo parece sem esperança?

Sermão sobre esperança com o tema: Como ter esperança quando tudo parece sem esperança? Esboço de pregação temática em Romanos 5:3-5.

Tema: Como ter esperança quando tudo parece sem esperança?

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Romanos 5:3–5

Introdução desta pregação sobre esperança:

Em Romanos 5:3-5, Paulo diz que podemos nos alegrar em nossos sofrimentos porque somos um povo de esperança.

Então, como podemos ter esperança quando tudo parece sem esperança? Aqui estão 3 atitudes para ter esperança e fé mesmo em meio ao sofrimento.

1. Confie na presença de Deus

Alegrar-se com o sofrimento não significa festejar quando chegam más notícias. Mas significa que podemos acreditar que Deus está fazendo uma obra redentora. 

Esta palavra “redentora” significa que Deus não desperdiça uma mágoa ou desapontamento. Mas Ele sabe usar tudo para nos moldar para que possamos ser mais parecidos com Cristo.

Quando passamos pelo sofrimento, muitas vezes oramos e buscamos a Deus com mais intensidade do que em outros momentos. 

São nos momentos mais difíceis em que mais crescemos e nos aproximamos de Deus. Pois, Ele usa o sofrimento para nos fazer confiar em sua presença.

No Salmo 23:4, Davi escreve que não teme porque Deus está com ele. Ele confia na presença de Deus, que lhe traz força e consolo. 

Lembre-se que para haver sombra, tem que haver luz. Não sei qual é o seu “vale da sombra da morte”, mas sei quem é a Luz que caminha com você nesse vale.

Em outro Salmo, Davi revela que um dos motivos de sua alegria é que ele foi perdoado: “Bem-aventurado aquele cujas transgressões são perdoadas e cujos pecados são cobertos (Sl 31:1, NVI). 

Não podemos determinar o amor de Deus por nós com base em circunstâncias boas ou ruins. Determinamos seu amor com base na cruz e no que Jesus fez por nós.

2. Confie na provisão de Deus

Em 2 Coríntios 12:7, Paulo revela que sofreu de um “espinho na carne”. Para evitar que Paulo se tornasse orgulhoso, Deus permitiu que isso acontecesse com ele.

Em nossas situações atuais, Deus está nos dizendo que sua graça é suficiente e, mesmo quando nos sentimos fracos, ele está nos tornando mais fortes do que nunca. 

Sua graça não é uma ideia abstrata. É a pessoa de Jesus através do poder do Espírito Santo. O sofrimento pelo qual você está passando pode ser a própria circunstância que Deus usa para levá-lo a um nível totalmente novo.

Como ter esperança quando tudo parece sem esperança? Confie na provisão de Deus.

Além de confiar na presença e na provisão de Deus, para ter esperança…

3. Confie no poder de Deus

“Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim” (2 Coríntios 12:9b).

Qual é a sua fraqueza? Talvez seja um filho que não se saiu exatamente como você esperava. Uma situação de trabalho que deu errado. Um diagnóstico médico que te assustou. Talvez, como Paulo, também sejam insultos, dificuldades ou perseguições. 

Seja o que for, Paulo diz que se gloriará nessas coisas porque, quando estamos fracos, o poder de Cristo repousa sobre nós. “Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.” (2 Coríntios 12:10)

Quanto maior o inimigo vem até você, maior Jesus está em você.

Talvez você ouça vozes dizendo para você desistir e deixar para lá. Não pare. Quando você é fraco, então está forte. 

Lembre-se quanto maior o ataque contra você, maior Cristo está em você, mas você tem que contar com sua presença, sua provisão e seu poder.

Conclusão deste sermão sobre esperança

Como está a sua esperança? Não importa pelo que está passando, você só precisa confiar em Deus e nas suas promessas.

Você pode mais do que imagina. Não pela sua própria força, mas na força de Deus. Aqui está o segredo para ter esperança:

1. Confie na presença de Deus

2. Confie na provisão de Deus

3. Confie no poder de Deus

Gostou deste esboço de pregação sobre esperança? Então veja mais sermões aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!