UNIDADE – Significado

UNIDADE – A palavra grega “henotes“, que significa “unidade”, é empregada nos versículos de Efésios 4.3 e 13 para descrever a coesão essencial dentro da comunidade cristã. Essa unidade repousa sobre a firme doutrina de que há apenas um Salvador, um Pai Celestial, um Espírito Santo, um batismo, e uma única igreja aos olhos de Deus (Efésios 4.4-6). Essa unidade se concretiza graças à atuação do Espírito Santo, capacitando os cristãos a praticarem a paciência e a se amarem mutuamente (vv. 2,3), bem como por meio do uso inteligente e humilde dos dons concedidos à igreja (vv. 7-11). Seu grande propósito é alcançado à medida que, na unidade da fé, cada cristão atinge a “estatura completa de Cristo” (v. 13).

Esse objetivo reflete a realização das palavras do Salmo de Davi, que celebra a excelência da comunhão fraternal (Salmo 133.1ss.), e também a oração do Sumo Sacerdote, nosso Senhor: “Para que todos sejam um” (João 17.21, 22).

O apóstolo Paulo encoraja os crentes de Filipos a buscarem a unidade cristã, exortando-os a terem “o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo a mesma coisa” (Filipenses 2.2). Isso se torna viável quando cada indivíduo assume a atitude de humildade que caracteriza a vida de Cristo.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!