Quem foi Vasti na Bíblia: História da rainha substituída por Ester
A rainha Vasti aparece apenas uma vez na Bíblia. Ela é uma mulher negligenciada na Bíblia porque sua história está ligada à de Ester, cuja história ofusca a de Vasti.
Apesar das lições óbvias que aprendemos com a personagem Ester, não podemos esquecer a mulher que abriu o caminho para ela. Vasti foi a primeira esposa do rei Xerxes. Ela era a rainha da Pérsia. Mas será que Vasti foi realmente a vítima da história de Ester?
A história de Vasti contém algumas lições de vida práticas e poderosas para as mulheres. Embora fosse improvável que ela acreditasse em Jeová como Deus, seu próprio sistema de crenças era tão forte que ela tomou uma decisão sem precedentes.
Essa decisão mudou seu destino e o curso da história. Quase parece que a história dela não foi uma história com final feliz, mas depende de como você escolhe olhar para ela.
Vamos entrar na história de Vasti e nas lições que podemos aprender.
Quem foi a rainha Vasti na Bíblia?
O rei Xerxes era um homem poderoso que governou 127 províncias da Índia à Etiópia. Ele reinou em Susã (Ester 1:1-2). O rei Xerxes foi um homem orgulhoso que exibiu sua riqueza e grandeza por 180 dias. Após as comemorações, ele deu uma festa por uma semana. Havia glamour e muita bebida lá (Ester 1:3-8). Vasti deu seu próprio banquete para as mulheres.
No último dia da festa, o rei Xerxes estava bêbado e enviou eunucos para chamar a rainha Vasti. Ele desejava mostrar sua beleza para todos os outros homens (desagradável certo?). Vasti claramente tinha respeito por si mesma e recusou.
No entanto, com raiva, o rei procurou seus conselheiros e eles disseram que o que ela fez seria modelado por outras mulheres da cidade se não houvesse consequências. O conselho foi o seguinte:
“Se for do agrado do rei, saia dele uma ordem real, e seja escrito entre as leis dos persas e dos medos, para que não seja revogada, que Vasti nunca mais venha antes do rei Assuero. E que o rei dê a sua posição real a outra que seja melhor do que ela” (Ester 1:19).
Você pensaria que este conselho teria devastado o rei. Se fosse comigo e isso estivesse acontecendo com meu marido, eu teria feito tudo ao meu alcance para não deixar isso acontecer porque eu o amo. Infelizmente, vemos a resposta impiedosa do rei:
“Este conselho agradou ao rei” (Ester 1:21).
O orgulho e a humilhação do rei Xerxes fizeram com que ele agisse de forma imprudente e indelicada para com Vasti. Ele a baniu e ela perdeu o título de rainha.
“Mais tarde, Xerxes lembrou-se de Vasti (versículo 1); ele provavelmente tinha começado a sentir falta dela. Assim, seus assistentes propuseram que se fizesse uma busca pelas mais belas moças do reino para trazerem ao harém do rei; então Xerxes poderia escolher a que mais gostasse e fazer dela sua rainha no lugar de Vasti . Xerxes concordou e a busca começou.
É aqui que a personagem principal do livro de Ester entra em cena quando o rei decide que não é tão divertido ficar sem uma esposa.
Características da Rainha Vasti na Bíblia
A decisão tomada por Vasti foi extraordinária. Foi inédito. Por que ela foi capaz de ser tão ousada sobre isso?
Para entender as lições que podemos tirar da vida de Vasti, devemos primeiro fazer um rápido estudo de suas qualidades.
Quem foi a Rainha Vasti? Como ela era?
A rainha Vasti era linda
Uma das razões pelas quais o rei Assuero queria exibir a rainha Vasti era porque, de acordo com a Bíblia, …ela era linda de se ver.
Se a rainha não era outra coisa naqueles dias, ela tinha que ser um modelo de beleza feminina.
Ester se destacou entre suas outras concorrentes por causa de sua beleza. Isso se refere à sua beleza física.
A rainha Vasti veio da realeza
Segundo fontes judaicas, a rainha Vasti era bisneta do rei Nabucodonosor II da Babilônia e filha do rei Belsazar.
Seja qual for o caso, para ela se tornar rainha, ela deve ter nascido em uma família aristocrática.
Naquela época, muitos casamentos eram feitos por motivos políticos e econômicos. Portanto, também é muito provável que a rainha Vasti tenha se casado com o rei Xerxes, não necessariamente por escolha.
Quando menina, ela teria sido treinada e preparada para se casar com um membro da realeza e desenvolver o comportamento de uma rainha.
Esta é talvez uma das razões pelas quais Vasti não era uma tarefa simples.
A rainha Vasti tinha alta autoestima
Quando o rei Assuero chamou a rainha Vasti para aparecer, ele não esperava que ela aparecesse vestida de realeza, como uma rainha deveria estar.
Seu objetivo era colocá-la em exibição, assim como ele exibia o resto de seu reino.
O rei queria que a beleza de sua esposa estivesse em plena exibição.
Ele não esperava que ela fosse modesta ao se apresentar. Ele esperava que ela se parecesse com a prostituta de sua época.
Mas a rainha Vasti já sabia que ela era linda de se ver. Ela não precisava de um bando de homens bêbados para reforçar isso para ela.
E ela absolutamente não era um animal na feira do interior competindo por uma fita. Ela também não era um cachorro em uma exposição disputando um troféu.
Sua autoestima estava segura para que ela pudesse dizer não ao rei com confiança.
A rainha Vasti foi corajosa
O rei Assuero não era um homem razoável. Ele era bastante impulsivo. Na verdade, ele parecia um pouco louco.
Na história de Ester, ele matou Hamã porque pensou que Hamã estava tentando dormir com Ester, bem na frente dele. Hamã estava apenas implorando por sua vida.
Para a rainha Vasti desafiar um homem como este era uma sentença de morte.
Por suas ações, a rainha Vasti teria sido morta e desmembrada.
Conhecendo as possibilidades que a esperavam, ela se defendeu de qualquer maneira.
Por que ela se recusou a aparecer no banquete do rei?
A menção dos conselheiros de respeitar seu marido entra em cena no final de Ester 1. No entanto, o que Xerxes estava pedindo a Vasti era pecaminoso. A resposta dela foi honrosa. As mulheres são chamadas a se submeterem à liderança do marido no lar, mas quando se trata de obedecer ao marido ou obedecer ao Senhor, a resposta é sempre o Senhor. Todas as pessoas respondem a Deus primeiro.
Vasti recusou o pedido do marido porque ele estava bêbado e tentando mostrar seu corpo como pornografia. Ela era uma rainha que merecia respeito e honra, não luxúria de todos os homens da cidade e exibida como um objeto.
Isso nos ensina em nosso casamento hoje. Em todas as coisas, o marido e a esposa devem procurar honrar a Cristo. Isso se aplica na tomada de decisões, pois os casais trabalham duro para evitar violar a consciência um do outro e buscam o bem da outra pessoa (1 Coríntios 10:23-33).
Os cônjuges nunca devem seduzir um ao outro a fazer o mal, mas se isso acontecer, a primeira obrigação de cada um é obedecer a Cristo.
Foi um erro de Xerxes substituí-la?
Acredito que foi errado o rei Xerxes exilar Vasti. Ele deveria ter assumido sua própria má decisão e pedido seu perdão. No entanto, ele estava muito preocupado com seu próprio ego e com a visão do público sobre ele para fazer a escolha certa.
A pressão dos colegas do conselho fez com que ele não apenas a deixasse como sua rainha, mas a exilasse. Esta pobre mulher não tinha feito nada de errado, mas por causa do orgulho do homem, ela foi punida. Isso nos lembra que o pecado dói mais do que apenas a pessoa que o comete.
Embora haja devastação nesta história, podemos ver a mão redentora de Deus em tudo. Mesmo em meio ao pecado e às más decisões do rei, o Senhor ainda cuidou de Seu povo. Ele acabou colocando Ester na posição de rainha.
Quando ela teve a oportunidade de enfrentar esse rei de uma maneira mais ousada do que a própria Vasti, vemos o rei responder de maneira bem diferente.
Deus tinha um papel diferente em mente para a nova rainha Ester. Quando chegou a hora de ela se posicionar contra a decisão injusta do rei, ela, como Vasti, escolheu aceitar a missão e as consequências.
No entanto, a rainha Ester teve o benefício do exemplo de Vasti e, mais importante, ela escolheu ir com o poder e a força de Deus – em vez de sua própria vontade e força.
Assim como a rainha Vasti devia saber o preço que pagaria quando se recusou a comparecer perante o rei, a rainha Ester conhecia a penalidade por comparecer perante o rei sem ser convidada. Ambos os atos exigiam coragem. E Deus usou estrategicamente ambos, de maneiras diferentes, para salvar Seu povo da aniquilação.
Ester 5:4-5 diz:
“Se for do agrado do rei, respondeu Ester, que o rei, juntamente com Hamã, venha hoje a um banquete que preparei para ele. Traga Hamã imediatamente, disse o rei, para que possamos fazer o que Ester pede. Assim, o rei e Hamã foram ao banquete que Ester havia preparado”.
O rei responde com bondade e ouvidos atentos a Ester, mesmo quando ele poderia ter feito o mesmo ou pior com ela do que fez com Vasti.
No banquete com o rei e Hamã (o inimigo dos judeus), a rainha Ester contou a Xerxes sobre o plano maligno de Hamã.
O rei saiu e Hamã tentou atacar Ester, mas Xerxes veio atrás dela e eles empalaram Hamã no poste que ele pretendia para o nobre tio de Ester, Mardoqueu (Ester 7).
Diferenças entre Ester e a Rainha Vasti na Bíblia
Estima-se que o rei Assuero não procurou substituir Vasti cerca de 4 anos depois de bani-la.
Vasti foi substituída pela rainha Ester. Uma grande semelhança entre elas é que ambas eram mulheres muito bonitas e ambas sábias.
Mas eles eram diferentes em muitos aspectos. Aqui estão algumas coisas a considerar.
- Ester era hebraica, mas a rainha Vasti era persa.
- Ester adorava o Senhor, mas Vasti era pagã.
- Ester desobedeceu ao rei, mas o fez com muita sabedoria, apoiada por orações e uma estratégia elaborada. A sabedoria de Vasti ditava que ir até o rei não era sábio dadas as circunstâncias, mas ela não parecia abordar isso com esse tipo de tática.
O que podemos aprender com a história de Vasti?
Agora que aprendemos um pouco sobre o caráter da rainha Vasti, que lições podemos tirar de sua vida para aplicar na nossa?
Podemos aprender com Vasti a defender o que é certo, mesmo que venha com provações e dificuldades.
Não importa o que você esteja enfrentando hoje, é mais importante honrar o Senhor com sua vida. Cada um de nós tem uma oportunidade em um ponto ou outro de se posicionar contra o mal e fazer o que agrada ao Senhor sobre o homem.
Pode não ser em um reino, mas nossas decisões diárias fazem a diferença no reino de Deus. Basta pensar em como o rei Xerxes aprendeu com sua situação com Vasti e ouviu Ester finalmente salvar o povo de Deus.