4 verdades reveladas sobre o “Deus desconhecido” – Pregação em Atos 17

Esboço de pregação expositiva em Atos 17:16-34 com o tema: 4 verdades reveladas sobre o “Deus desconhecido”.

Tema: 4 verdades reveladas sobre o “Deus desconhecido”.

Texto da pregação: Atos 17:16-34

Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

Atos 17:23

Objetivo – Evangelístico: Mostrar como Deus, embora desconhecido por muitos, se revela como Criador, Provedor, Soberano e Salvador, oferecendo salvação a todos.

Introdução

O apóstolo Paulo, em sua passagem por Atenas, encontrou um altar com a inscrição “Ao Deus Desconhecido”.

A partir desse ponto, ele aproveitou para apresentar aos atenienses o Deus que eles não conheciam: o único e verdadeiro Deus.

O objetivo de Paulo não era conhecer as atrações da cidade, mas ganhar almas para Cristo.

A cidade:

Na época, Atenas estava em declínio, mas ainda era reconhecida como um centro cultural e acadêmico. Sua antiga glória política e comercial havia desaparecido.

Embora a cidade ainda abrigasse uma universidade e construções famosas, sua influência já não era a mesma. Atenas se entregara a um paganismo refinado, alimentado pela idolatria, filosofia e o desejo por novidades (At 17:21).

A religião grega era apenas a deificação de atributos humanos e poderes da natureza. Os mitos gregos retratavam deuses e deusas que, com suas rivalidades e ambições, pareciam mais humanos que divinos, e o panteão era vasto!

Um ditado dizia que, em Atenas, era mais fácil encontrar um deus do que um homem. O coração de Paulo se encheu de tristeza ao ver tanta idolatria dominando a cidade.

Paulo olhava para a cidade idólatra e “seu espírito se revoltava” (o mesmo termo usado para “desavença” em At 15:39 – “paroxismo”). Com isso, ele aproveitou as oportunidades que surgiam para compartilhar as boas novas do evangelho.

Nesta passagem, Paulo nos ensina verdades profundas sobre a natureza e o caráter de Deus. Ele revela quem Deus é de forma clara e completa.

Nesta pregação de hoje, vamos ver em Atos 17, quatro verdades fundamentais que Paulo compartilhou sobre Deus…

I. A grandeza de Deus: Ele é o Criador (v.24)

Paulo começa apresentando Deus como o Criador de todas as coisas. Ele não habita em templos feitos por mãos humanas, pois Ele é o Senhor do céu e da terra.

A grandeza de Deus é manifestada na criação, e tudo o que existe aponta para o poder criador dEle.

O Deus que Paulo apresenta não é uma divindade limitada, mas o soberano sobre todo o universo.

II. A bondade de Deus: Ele é o Provedor (v.25-28)

Deus não é servido por mãos humanas como se precisasse de algo, pois é Ele quem dá a todos vida, respiração e tudo o mais.

A bondade de Deus é vista no fato de que Ele é o provedor da nossa existência. Ele sustenta todas as coisas e, como Paulo declara, “nele vivemos, nos movemos e existimos” (v.28).

Deus não é distante, mas está presente e provê tudo o que necessitamos.

III. O governo de Deus: Ele é Soberano (v.24-29)

Deus governa soberanamente sobre todas as nações e pessoas. Ele determinou os tempos e os limites da habitação dos homens, mostrando que tudo está sob Seu controle.

O governo de Deus não é arbitrário, mas sábio e justo. Ele deseja que todos O busquem e O encontrem, pois não está longe de nenhum de nós.

Paulo enfatiza que os ídolos criados pelos homens não podem representar a majestade e soberania de Deus.

IV. A graça de Deus: Ele é o Salvador e Juiz (v.30-31)

Finalmente, Paulo revela a graça de Deus. Embora Ele seja o juiz de toda a terra, Ele oferece um tempo de arrependimento.

Deus não ignora a ignorância dos homens, mas chama todos ao arrependimento, porque estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça por meio de Jesus Cristo, aquele que ressuscitou dos mortos.

A mesma graça que oferece salvação, também exige uma resposta de arrependimento e fé.

Conclusão desta pregação em Atos 17

Paulo, ao apresentar o “Deus Desconhecido” aos atenienses, revelou o Criador, o Provedor, o Soberano e o Salvador.

Esse é o Deus a quem servimos: grande em poder, bondoso em provisão, soberano em governo, e cheio de graça e verdade para salvar.

Hoje, Deus continua a se revelar, chamando-nos a conhecê-Lo de forma pessoal e a nos render à Sua soberania e graça.

Dicas para este esboço em Atos 17:16-34

Leia Atos 17:16-34 com atenção: Leia a passagem pelo menos 3 vezes, absorvendo o contexto da mensagem de Paulo aos atenienses. Você se sentirá mais seguro para pregar. Além disso, é lendo que extraímos pérolas do texto bíblico.

Aplique cada lição de forma prática: Cada tópico da sua pregação revela um aspecto de quem Deus é. Ao explicar cada ponto — Deus como Criador, Provedor, Soberano e Salvador — faça aplicações claras para a vida dos ouvintes. Como dizemos, “Deixa Deus te usar”.

Mantenha o foco no propósito da mensagem: O objetivo é revelar o Deus verdadeiro, que muitos ainda desconhecem. Ajude seus ouvintes a entenderem que, embora o mundo esteja cheio de ideias sobre Deus, só Ele é o Criador e Salvador. Fique atento a esse propósito e evite se desviar do tema principal.

Use ilustrações e exemplos relevantes: Ilustrações podem tornar a pregação mais envolvente. Use exemplos do dia a dia ou histórias bíblicas que complementem as verdades que você está ensinando. Por exemplo, ao falar sobre Deus como Criador, use a maravilha da criação como uma ilustração de Sua grandeza.

Ressalte a relevância para os dias de hoje: Mostre que, assim como os atenienses desconheciam o verdadeiro Deus, muitos hoje ainda vivem sem conhecê-Lo. Chame a atenção para a necessidade de continuar revelando esse Deus desconhecido em nosso tempo, vivendo e proclamando Sua verdade.

Você tem à sua disposição aqui no site, muitos esboços de pregação.