ZARETÃ – Significado bíblico
ZARETÃ na Bíblia:
Zaretã é uma cidade situada na região próxima ao rio Jordão, ao norte de Jericó. Em algumas versões da Bíblia, ela aparece como “Sartã“. Zaretã é inicialmente mencionado na conexão com a separação das águas do Jordão que ocorreu em Adã, “que está ao lado de Zaretã” (Josué 3.16, ACF).
A sua localização é mais precisamente definida na lista dos distritos administrativos de Salomão, onde está associada à proximidade de Bete-Seã, localizada próxima a Zaretã e abaixo de Jizreel (1 Reis 4.12).
Durante a descoberta das bonecas de bronze para o templo de Salomão, a terra barrenta utilizada para esse fim foi localizada entre Sucote e Zaretã (1 Reis 7.46; 2 Crônicas 4.17, referida como “Zeredá” em algumas traduções).
ZARETÃ – Significado hebraico (original e transliterado e significado):
- Hebraico: זָרְתָּן (Zaretano)
Versículo de referência:
Josué 3.16 (ACF): “as águas que desciam de cima pararam; levantaram-se num montão, mui longe, junto à cidade de Adã, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das Arabas, ao mar Salgado, foram de todos cortados; então passou o povo em frente de Jericó.”
1 Reis 4.12 (NVI): “Baana, filho de Ailude, administrava Taanaque e Megido, e todo Bete-Seã, junto a Zaretã, abaixo de Jezreel, desde Bete-Seã até Abel-Meolá, que fica perto de Dotã.”
1 Reis 7.46 (NVI): “Na região de Jordão, entre Sucote e Zaretã, Salomão mandou fazer todos os móveis, pois ali a terra é boa, e não havia pedras.”
2 Crônicas 4.17 (NVI): “O rei os fez fundir em terra barrenta, entre Sucote e Zaretã, na região de Jordão.”