EBEDE-MELEQUE – Significado

EBEDE-MELEQUE – cujo significado é “servo do rei”, possivelmente representava o título de “ministro do rei”. Ele era um etíope (cuxita) eunuco que ocupava uma posição na corte do rei Zedequias de Judá, talvez desempenhando o papel de responsável pelo harém real. Essa posição lhe concede um acesso especial ao rei. Notavelmente, ele obteve permissão de Zedequias para resgatar Jeremias de uma cisterna vazia e lamacenta (Jeremias 38:6-13). Nesse ato de resgate, ele conta com a ajuda de outros homens, conforme sugere um manuscrito hebraico e a Septuaginta, que menciona o uso de cordas feitas com roupas e trapos velhos para proteger as axilas do profeta. Posteriormente, Jeremias profetizou a Ebede-Meleque, assegurando-lhe que, devido à sua posse, sua vida seria preservada no dia da destruição iminente de Jerusalém (Jeremias 39:

Versículos citados em forma de citação ACF:

  • E Zedequias disse a Jeremias: Ninguém o sabe, e não morrerás. E se os príncipes ouvirem que falei contigo, e vierem a ti, e te disserem: Declara-nos agora o que disseste ao rei, e o que o rei te disse a ti, não no-lo encubras, e não te mataremos. E, se isto acontecer, e não dissermos, também a ti não ouviremos, e não te mataremos por mão destes homens, mas pela tua mão. Então disse Jeremias a Zedequias: Ninguém o saiba, e não morrerás. E, se o ouvirem os príncipes que falei contigo, e vierem a ti, e te disserem: Declara-nos agora o que disseste ao rei, e o que o rei te disse a ti, não to encubras de nós, e não te mataremos. E também que nos dês conta do que o rei te disse, e do que o rei te disse a ti. E Jeremias disse a Zedequias: Assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Se tu, de certo, saíres ao rei dos caldeus, serãos salvo, e esta cidade não será queimada pelo fogo; e viverás, assim tu como em tua casa. E, se não saíres ao rei dos caldeus, esta cidade será entregue na mão dos caldeus, e eles a queimarão a fogo, e tu não escaparás da mão deles.”
  • Jeremias 39:15-18 (ACF): “A palavra do SENHOR veio, pois, a Jeremias, quando estava preso no átrio da guarda, dizendo: Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem; e acontecerá naquele dia, que te livrarei, diz o SENHOR; e não serás entregue na mão dos homens, a quem temes. Porque com certeza te livrarei, e não cairás à espada; mas a tua alma terás por despojo, por quanto confiaste em mim, diz o Senhor.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!