O que significa o versículo “A fé vem pelo ouvir”?

“Assim, pois, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus.” Romanos 10:17

Fé em Deus significa acreditar e confiar na maior esperança que Deus se tornou homem, viveu uma vida perfeita, morreu uma morte sacrificial por seus pecados e ressuscitou para a glória para que você pudesse ter a vida eterna pelo poder transformador do Espírito Santo.

É assim que o escritor de Hebreus fala sobre a fé em Deus. Fé é saber que Deus é real e que você pode confiar nas Suas promessas. 

Você não pode confiar em alguém que não está lá, nem pode confiar em alguém cujas promessas não são confiáveis. É por isso que se fala da fé como a substância das coisas que se esperam e como a prova das coisas que não se veem. 

Ambas as palavras carregam consigo um senso de realidade. Nossa esperança não é uma ilusão. A fé não torna Deus real. Pelo contrário, a fé é a resposta a um Deus real que quer ser conhecido por nós.

Paulo aborda ouvir Deus falar em Romanos 10:17: “Assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”. 

O que significa “a fé vem pelo ouvir” na Bíblia?

A Bíblia de Estudo ESV explica o versículo 17:
“Paulo agora resume o argumento até agora. Pode-se chegar à  apenas ouvindo o evangelho, e a mensagem específica que deve ser ouvida é a palavra de Cristo, isto é, as boas novas sobre Jesus Cristo como o Salvador crucificado e ressuscitado”.

Romanos 8:33 nos lembra que é Deus quem justifica, então a fé não é algo que podemos realizar por conta própria. Se pudéssemos estender a mão e tomar a fé para nós mesmos, seríamos capazes de nos salvar e isso contradiz as Escrituras e nossa necessidade do Salvador.

O significado de ouvir inclui “o ato de ouvir, o ouvido ou a mensagem ouvida. A mensagem é o significado aqui.” 

O ouvido recebe a mensagem do evangelho de Jesus Cristo e, pelo poder do Espírito Santo, a fé começa no ouvinte. É tão simples? Se sim, por que mais pessoas não estão vindo à fé? Qual é o problema hoje?

Os cristãos às vezes não entendem o que a fé significa

Alguns cristãos não entendem o que significa fé, porque a mensagem do evangelho está sendo abafada no mundo e não apenas pelos incrédulos. 

Dentro de nossas igrejas, alguns pastores se concentram nos méritos das boas obras e falham em proclamar as boas novas de que Jesus Cristo morreu pelos pecadores, levando seu castigo pelo pecado, oferecendo perdão e elevando-os para uma nova vida. 

Quando ouvida através desta proclamação, o significado da fé torna-se claro para o ouvinte. Fé é confiança não em nossa capacidade de fazer boas obras, mas na obra meritória de Jesus Cristo na cruz.

Muitos jazem mortos em seus pecados, enquanto vivem na terra, porque a mensagem do evangelho tem sido negligenciada nas igrejas hoje. 

Muitas congregações ouvem o rufar de obras, obras e obras! A igreja, em muitos aspectos, tornou-se um negócio construído nas costas dos membros. 

E o rebanho se desespera porque é oprimido por programas e obras, mas não ouviu a mensagem vivificante de que Jesus Cristo “apareceu uma vez por todas no fim dos tempos para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hebreus 9: 25). 

Essa ênfase nas obras sobre a graça não é nova. Na verdade, é a luta contínua da igreja no mundo.

O Evangelho nos permite entender o significado da fé

Por que uma pessoa invocaria a Deus a menos que esperasse ouvi-Lo? Mas nem todos os que chamam vão ouvir. 

Alguns não chamam pela fé, pela crença em Cristo, mas acreditam em seu próprio esforço justo. Jesus dá este exemplo em Lucas 18:9-14 entre o fariseu e o publicano. 

O pecador chama com fé. O fariseu invoca seu próprio mérito. O pecador definha para encontrar “a justiça de Deus… revelada de fé por fé” (Romanos 1:17) como seu meio de salvação. O fariseu acredita falsamente em sua própria justiça como meio de salvação.

A cruz de Cristo cumpriu o plano de salvação de Deus para o mundo. Aqueles que ouvem esta mensagem e a recebem compreendem o significado da fé. 

Eles sabem que a fé é um dom de Deus e que a salvação é a graça de Deus derramada no coração do ouvinte pelo poder do Espírito Santo. 

Podemos dizer com certeza: “Deus nos dá a fé como um dom, através do qual a justiça de Cristo é creditada a nós (Efésios 2:8-9) e nossos pecados são perdoados (Romanos 3:22-24)”

A Fé Vem por Ouvir o Evangelho de Jesus Cristo

Olhe atentamente para Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé. E isso não é obra sua; é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie”.

Quando ouvimos o evangelho de Jesus Cristo proclamado, sabemos que a fé é aquela justiça pela qual somos considerados justos diante de Deus. Isso não é porque a fé é uma obra que vale por si mesma. É porque a fé recebe a promessa pela qual Deus declarou que, por amor de Cristo, Ele deseja mostrar favor para aqueles que creem nEle. Ou porque Deus sabe que Cristo Jesus foi feito nossa sabedoria e nossa justiça e santificação e redenção (1 Coríntios 1:30).

Somente através da pregação do evangelho a fé pode vir do ouvir. E os fiéis precisam orar para que ministros do evangelho sejam enviados ao mundo para que o pecador possa ressuscitar em Cristo pelo poder do Espírito Santo.

Comentário de Martinho Lutero sobre Romanos 10

Martinho Lutero abordou essa questão em seu comentário sobre Romanos:

“Aqueles não podem pregar a Palavra divina e ser mensageiros de Deus a quem Ele não enviou e a quem Ele não confiou Sua Palavra”. 

Explicando o versículo 10:15 “Quão formosos são os pés dos que pregam o evangelho da paz” Lutero escreve:

“A palavra belos significa pureza, pois eles (que pregam o evangelho da paz e trazem boas novas de coisas boas) não anunciam o Evangelho para proveito próprio ou por vanglória, como acontece hoje aqui e ali. Eles pregam somente por obediência a Deus e por causa da salvação de seus ouvintes. Mas a palavra hebraica significa também o que é amável e agradável. Portanto, o significado da expressão é: Para aqueles que estão sob a Lei, a mensagem do Evangelho é amável e desejável. A Lei realmente revela o pecado, torna o pecador culpado e enche sua consciência de medo; o Evangelho, porém, anuncia aos aterrorizados a cura desejada”.

Em seu contexto, “a fé vem pelo ouvir” significa que os ministros do evangelho chamados devem ser diligentes em proclamar a mensagem para que aqueles que estão mortos em pecado ouçam a verdade da obra expiatória de Cristo na cruz e sejam salvos por Deus.

A mensagem determina se ouvimos ou não

No outro dia, no treino, expliquei aos meus jovens ginastas a ordem em que eles deveriam passar por cada estação de habilidade. Então eu perguntei: “Você tem alguma dúvida?” Eles balançaram a cabeça não. “Você entende a rotação?” Suas cabeças balançavam para cima e para baixo.

Eu estava esperançoso. Talvez desta vez tivessem ouvido minhas instruções e as ouvissem. Depois de um momento, no entanto, minhas esperanças foram frustradas. Duas ginastas moviam-se no sentido oposto da rotação. Claramente, eles não tinham ouvido as instruções. Não receberam minha mensagem. Eles não observaram a direção de seus companheiros de equipe. Os outros atletas os chamaram, mas os ginastas errantes continuaram a se mover contra seus companheiros de equipe. 

Quase todos os dias na academia eu penso nesta passagem: “[Eles] têm olhos para ver, mas não veem, [eles] têm ouvidos para ouvir, mas não ouvem…” (Ezequiel 12:2). 

Qualquer pessoa que trabalhe com crianças entende o desafio de ajudá-las a aprender a ouvir. Nesse sentido, todos que trabalham com pessoas entendem o desafio de ajudá-las a aprender a ouvir. 

Todos nós temos audição seletiva. Se gostamos da mensagem de outra pessoa, nós a recebemos. Se não nos importamos com a mensagem, nós a ignoramos. Na maioria dos casos, a mensagem determina se realmente ouvimos.

Embora ouvir o que chefes, colegas de trabalho, cônjuges, amigos e outros nos dizem seja fundamental, o mais importante é ouvir o que Deus nos fala por meio de Sua Palavra.

Que Jesus seja o objeto de sua fé hoje e todos os dias, e que você compartilhe as boas novas sobre Ele o mais rápido possível.

Botão Voltar ao topo