10 coisas que todos deveriam saber sobre as Testemunhas de Jeová e suas crenças

As Testemunhas de Jeová são um povo de fé sobre o qual muitos de nós provavelmente não sabemos muito. Podemos lembrá-los como as pessoas que muitas vezes vêm às nossas casas para evangelizar, mas realmente sabemos no que eles acreditam? 

Abaixo estão 10 fatos sobre este grupo que se ramificou do cristianismo ortodoxo no final de 1800. 

Respondemos às perguntas de como eles começaram, quais são suas crenças centrais e quantas pessoas atribuem a essa fé no mundo de hoje.

1. Quando as Testemunhas de Jeová foram fundadas?

fundador das testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová começaram em 1870, quando um homem chamado Charles Taze Russell dirigiu estudos bíblicos em Pittsburgh, Pensilvânia. 

O movimento surgiu dos Estudantes da Bíblia, também fundado por Taze. 

Ao passo que Taze começou a contestar algumas das visões tradicionais dentro do cristianismo, as Testemunhas de Jeová nasceram.

Durante seu ministério, Russell brigou com muitos princípios do cristianismo convencional, incluindo a imortalidade da alma, o fogo do inferno, a predestinação, o retorno carnal de Jesus Cristo, a Trindade e a queima do mundo.

Posteriormente, em 1876, Russell encontrou Nelson H. Barbour. Logo depois naquele ano, eles produziram juntos o livro Três Mundos, que combinava a visão da restituição com a profecia do fim dos tempos.

2. De onde as Testemunhas de Jeová obtiveram seu nome?

Sociedade Torre de Vigia

As Testemunhas de Jeová se concentram em Deus Pai, então seu nome é tirado do Tetragrammaton, escrito como YHWH ou JHVH e articulado como Yahweh ou Jeová. 

O grupo foi inicialmente chamado de Sociedade Torre de Vigia porque o fundador Charles Taze Russell publicou a revista Zion’s Watch Tower e Herald of Christ’s Presence.

De acordo com seu site, “Jeová é o nome pessoal de Deus, conforme encontrado na Bíblia (Êxodo 6:3; Salmo 83:18). Uma testemunha é uma pessoa que proclama pontos de vista ou verdades das quais está convencido.”

3. As Testemunhas de Jeová usam a mesma Bíblia que os cristãos?

As Testemunhas de Jeová usam uma tradução da Bíblia chamada Novo Mundo. Antes desta tradução ser lançada especificamente por e para elas, a maioria confiava na Versão King James. De acordo com TowerWatch.com:

“A Tradução do Novo Mundo da Bíblia é a própria tradução das Testemunhas de Jeová, nenhum outro grupo religioso usa esta Bíblia e eles fazem muito pouco uso de outras Bíblias. Os tradutores da Tradução do Novo Mundo foram: Nathan Knorr, Albert Schroeder, George Gangas, Fred Franz, M. Henschel.”

4. As Testemunhas de Jeová acreditam na Trindade?

A resposta para isso é não. 

É uma das maneiras mais importantes em que as Testemunhas de Jeová diferem de várias denominações cristãs. 

Eles referem-se ao fato de que a Bíblia nunca menciona explicitamente o termo “trindade”. Por isso, elas afirmam que esta “doutrina desenvolveu-se gradualmente ao longo de vários séculos e através de muitas controvérsias”.

5. O que as Testemunhas de Jeová ensinam sobre Jesus?

As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus não é igual a Deus. Além disso, eles ensinam que Jesus foi criado por Deus e não coexiste com Ele. Isso, é claro, é um grande desvio do cristianismo ortodoxo. 

JW.org explica: “[Nós] aceitamos a palavra de Jesus quando ele disse: O Pai é maior do que eu (João 14:28). Portanto, não adoramos a Jesus, pois não cremos que ele seja o Deus Todo-Poderoso.”

6. O que as Testemunhas de Jeová acreditam sobre o Espírito Santo?

Semelhante à sua visão de Jesus, as Testemunhas de Jeová não acreditam que o Espírito Santo é igual ao Pai. Em vez disso, acreditam que o Espírito Santo é uma força aplicada por Deus. 

Eles afirmam que o Espírito Santo é “impessoal”: “Ao se referir ao espírito de Deus como suas mãos, dedos ou sopro, a Bíblia mostra que o espírito santo não é uma pessoa (Êxodo 15:8, 10). As mãos de um artesão não podem funcionar independentemente de sua mente e corpo. Da mesma forma, o Espírito Santo de Deus opera apenas conforme Ele o orienta (Lucas 11:13). A Bíblia também compara o espírito de Deus à água e o associa a coisas como fé e conhecimento. Todas essas comparações apontam para a natureza impessoal do Espírito Santo.”

7. As Testemunhas de Jeová celebram feriados?

As Testemunhas de Jeová não celebram o Natal ou a Páscoa. No entanto, isso faz sentido quando você lembra que elas não acreditam que Jesus é igual a Deus. 

Além disso, elas também não celebram outros feriados nacionais ou aniversários na tentativa de permanecerem separados do mundo.

8. Em que eles acreditam politicamente?

As Testemunhas de Jeová tentam permanecer politicamente neutras. Não acreditam em servir na política ou nas forças armadas, principalmente como outra forma de se distanciar da cultura. Em vez disso, eles enfatizam a cidadania no reino celestial de Deus. 

“As Testemunhas de Jeová permanecem politicamente neutras por motivos religiosos, com base no que a Bíblia ensina. Não fazemos campanhas, votamos em partidos ou candidatos políticos, concorremos a cargos governamentais ou participamos de qualquer ação para mudar governos. Acreditamos que a Bíblia dá razões para seguir este curso”, afirma JW.org.

9. O que eles acreditam sobre ajuda médica?

As Testemunhas de Jeová têm a visão controversa de rejeitar transfusões de sangue, mesmo em situações de vida ou morte. 

Recentemente, a Rússia baniu as Testemunhas de Jeová e essa questão foi uma das razões declaradas para isso. 

“Alguns tratamentos entram em conflito com os princípios bíblicos, porém, e nós os rejeitamos. Por exemplo, não aceitamos transfusões de sangue porque a Bíblia proíbe a ingestão de sangue para sustentar o corpo (Atos 15:20).

Da mesma forma, a Bíblia proíbe tratamentos de saúde. ou procedimentos que incluem práticas ocultas.(Gálatas 5:19-21)”, explica JW.org.

10. Quantas Testemunhas de Jeová existem hoje?

Existem aproximadamente 8,3 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo e quase 120.000 congregações. 

Elas também são conhecidos por seu trabalho evangélico indo de porta em porta tentando fazer conversões.

Botão Voltar ao topo