2 Coríntios 12:10 Significado de Quando estou Fraco Então sou Forte
2 Coríntios 12:10 – ACF
“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.“
Traduções Bíblicas de 2 Coríntios 12:10
NAA – 2 Coríntios 12:10
“Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.”
NVI – 2 Coríntios 12:10
“Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”
NVT – 2 Coríntios 12:10
“Por isso aceito com prazer fraquezas e insultos, privações, perseguições e aflições que sofro por Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte.”
Explicação de Quando estou Fraco Então sou Forte
Paulo encontrou prazer espiritual nas coisas horríveis que aconteceram com ele em sua vida porque ele sentiu que quando derrotado, ele podia sentir mais o poder de Deus nele.
Nesta passagem, Paulo falou de um evento 14 anos antes, onde ele entrou no “terceiro céu”, que é o céu onde Deus está.
O “primeiro” céu é onde os pássaros voam, e o “segundo” céu é onde estão as estrelas. Não sabemos quando Paulo foi para o terceiro céu, como isso aconteceu, ou o que aconteceu quando ele estava lá, exceto que Paulo ouviu “palavras indizíveis” (2 Coríntios 12:4).
Depois que Paulo foi para o terceiro céu, ele recebeu algum tipo de aflição (o “espinho” em sua carne) (2 Coríntios 12:7).
Ele implorou a Deus três vezes para remover essa aflição, mas Deus não o fez. Em vez disso, Deus respondeu dizendo a Paulo que a força de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (2 Coríntios 12:9).
Porque Deus disse isso a Paulo, ele encontrou prazer não apenas nessa aflição em particular, mas em outras dificuldades em sua vida.
Comentando e explicando as partes chave de 2 Coríntios 12:10
#1: “É por isso que, por amor de Cristo, me deleito…”
No versículo anterior, Deus disse a Paulo que a força de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (2 Coríntios 12:9). Então, por causa disso, Paulo teve prazer.
#2: “…em fraquezas…”
A versão King James traduz “fraquezas” como “enfermidades”, e muitos estudiosos pensam que isso se refere a doenças, ou pelo menos ao “espinho na carne” de Paulo (2 Coríntios 12:7 -9). Não sabemos o que era esse “espinho” para Paulo, mas muitos especulam que era algum tipo de deficiência física ou doença, afetando particularmente seus olhos. Um exemplo de Paulo tendo problemas com os olhos está em Atos 23:3-5, quando ele não reconheceu um sumo sacerdote que estava sentado à sua frente. Devido ao fato de Paulo ter sido anteriormente um fariseu, ele teria sido capaz de reconhecer o sumo sacerdote facilmente com as vestes especiais do sacerdote se sua visão fosse decente.
#3: “…em insultos…”
Refere-se a desprezo, zombaria e rejeição.
#4: “…em dificuldades…”
Refere-se à falta do básico físico para a vida. A versão King James traduz “dificuldades” como “necessidades”. Refere-se a coisas como abrigo, comida, água e roupas.
#5: “…em perseguições…”
Paulo foi apedrejado e deixado para morrer em Listra (Atos 14:19), espancado em Filipos (Atos 16:23-24), quase o matou em Éfeso (Atos 19:29; 2 Coríntios 1:8-9), preso em Cesaréia e morto em Roma (2 Timóteo 2:9).
#6: “…em dificuldades.”
Isso se refere a várias situações angustiantes, tanto espiritual quanto fisicamente.
#7: “Pois quando estou fraco, então sou forte.”
Quanto mais aparentes eram as fraquezas de Paulo, mais óbvio era que seus sucessos vinham de Jesus.
Comentários sobre o significado de 2 Coríntios 12:10
Comentário de Wiersbe – 2 Coríntios 12:10 e contexto
Enquanto Paulo orava sobre seu problema, Deus lhe deu uma compreensão mais profunda daquilo que fazia em sua vida. Paulo descobriu que o espinho na carne era uma dádiva de Deus. Que presente mais estranho! Havia apenas uma coisa a fazer: Paulo devia aceitar esse presente e permitir que Deus cumprisse seus propósitos.
Deus desejava guardar Paulo de se exaltar, e esse foi o meio que lhe aprouve usar para cumprir esse propósito. Quando Paulo aceitou sua aflição como uma dádiva de Deus, permitiu, com isso, que a graça de Deus operasse em sua vida. Foi então que Deus lhe falou e lhe garantiu a sua graça.
A graça de Deus permitiu que Paulo não apenas aceitasse suas aflições, mas se gloriasse nelas. Seu sofrimento não era um tirano que o controlava, mas um servo que trabalhava para ele.
Que benefícios Paulo colheu desse sofrimento? Em primeiro lugar, experimentou o poder de Cristo em sua vida. Deus transformou a fraqueza de Paulo em força. O termo traduzido por repousar significa “abrir uma tenda sobre algo”. Paulo considerava seu corpo uma tenda frágil (2 Co 5:1), mas a glória de Deus havia entrado nessa tenda e a transformara num santo tabernáculo.
Além disso, o apóstolo foi capaz de se gloriar em suas enfermidades. Isso não significa que preferia a dor à saúde, mas que aprendeu a se beneficiar das enfermidades. O que determinou essa diferença? Ele “sentiu prazer nas fraquezas” e problemas, não porque era emocionalmente desequilibrado e gostava da dor, mas porque sofria por amor a Jesus Cristo. Glorificava a Deus com seu modo de aceitar e de lidar com as experiências difíceis da vida.
Comentário de Beacon
2 Coríntios 12:10 – O ponto máximo da carta foi alcançado nessa passagem. Paulo relacionou a descrição do seu espinho na carne de modo que o princípio básico de seu ministério pudesse ser claramente revelado. Sob a perspectiva da Palavra do Senhor, poderíamos entender: “A minha força encontra o seu escopo completo na tua fraqueza” (Knox).
O apóstolo olha atentamente para a sua vida, e traz tudo ao foco – a inadequação humana abre espaço para a adequação da graça e do poder de Deus em Cristo. Pelo que, ele pode sentir prazer (“estar bem contente com”) em seu estado de fraqueza por amor de Cristo. Porque, como ele diz, quando estou fraco, então, sou forte (10).
Seu ministério está protegido pela força do Senhor. Esta é a sua garantia de tranquilidade. Suas fraquezas, em vez de atrapalhar, na verdade criam espaço para que o poder do Cristo ressuscitado seja revelado em seu ministério.
Ele especifica as suas fraquezas por meio das quatro frases iniciadas pela partícula nas que seguem a sua menção. Paulo teve que suportar injúrias e maus tratos de seus inimigos; ele não foi capaz de se elevar acima das necessidades e sofrimentos; ele teve que fugir de perseguições e sofreu angústias. Tudo isto ele suporta alegremente por amor de Cristo!
Comentário de Matthew Poole
2 Coríntios 12:10 – Entre outras razões pelas quais prefiro me gloriar no que sofro por Cristo (que é o que ele aqui chama de enfermidades, e abre ainda mais por censuras, necessidades, perseguições e angústias por amor de Cristo ), esta é uma; que nunca me encontro mais forte nos hábitos e atos da graça que há em mim, do que quando assim me debilito.
O que o apóstolo aqui diz de si mesmo, o povo de Deus tem experimentado desde o seu tempo ordinariamente: então é que eles são fortalecidos nos exercícios de fé, paciência e amor a Deus. Um filho de Deus raramente anda tanto na visão de Deus como seu Deus, e na visão de sua própria sinceridade, como quando, quanto à sua condição externa e circunstâncias no mundo, ele anda no escuro e não vê luz.
Notas de Barnes sobre a Bíblia
Pois quando estou fraco, então sou forte – Quando me sinto fraco; quando sou submetido a provações, e a natureza desmaia e falha, então a força é concedida a mim, e sou capaz de suportar tudo. Quanto mais estou sobrecarregado com provações, mais sinto minha necessidade de assistência divina e mais sinto a eficácia da graça divina. Tal foi a promessa em Deuteronômio 33:25: “Como os teus dias, assim será a tua força.”
Que cristão não experimentou isso, e foi capaz de dizer que quando se sentiu fraco e sentiu vontade de afundar sob o acúmulo de muitas provações, encontrou sua força de acordo com seu dia e sentiu um braço de poder sustentá-lo? É então que o Redentor se manifesta de maneira especial; e então que a excelência da religião de Cristo seja verdadeiramente vista e seu poder apreciado e sentido.