5 ensinamentos mais importantes da Bíblia

Você sabe quais os ensinamentos mais importantes da Bíblia?

Ouvir Leyla ler as Escrituras pela primeira vez me deixou sem fôlego:

  • “No princípio criou Deus…”  (Gn 1:1)
  • “O princípio do evangelho de Jesus Cristo…” (Mateus 1:1)
  • “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará…” (Salmo 23:1)

O Salmo 23 hipnotizou nós dois enquanto ela o lia em voz alta. “Que lindo”, ela se maravilhou. Senti-me grato por esta oportunidade que Deus me deu de ver a Bíblia sob uma nova luz através dos olhos de outra pessoa. 

O que torna a Bíblia única?

Minha experiência com minha amiga abriu meus olhos novamente para o tesouro que temos na Palavra de Deus. Escrito ao longo de um período de 1.500 anos, a Bíblia é uma coleção de 66 livros escritos por pastores, reis, profetas, médicos e pescadores. Deus inspirou diferentes homens a escrever os registros históricos, poemas, profecias e cartas que conhecemos como a Bíblia. Quando a lemos hoje, Seu Espírito fala conosco.

A Bíblia é a carta de amor de Deus para a humanidade. É um registro de Sua obra ao longo da história e contém tudo o que Ele realmente quer que saibamos. Quando pegamos nossas Bíblias e as lemos, aprendemos quem é Deus, como Ele salva do pecado e o que Ele quer de nós. Seu amor por nós ganha vida.

O que a Bíblia realmente diz?

Recentemente, perguntei a 25 amigos, incluindo escritores, pastores, professores de seminário, professores e alunos, quais eles achavam que eram as principais mensagens do Bom Livro. 

Repetidamente, eles mencionaram temas de amor, graça, pecado e perdão. Aqui está o meu melhor esforço para condensar suas respostas nos 5 ensinamentos mais importantes da Bíblia.

1. Um Deus amoroso criou nosso mundo.

Nós damos isso como certo, mas o livro de Gênesis estabelece a base para o restante da história de Deus. Nosso universo não foi por acaso. Deus existiu eternamente, e Ele criou a terra. Sua natureza é amor, e Ele deseja um relacionamento com o homem, a coroa de Sua criação. 

O pastor de Austin, Geno Hildebrandt, diz: “Esta ideia central prepara o cenário para tudo o mais – que a humanidade é uma criação especial acima de todas as outras coisas criadas; que o pecado contra Deus realmente importa; e que Deus tinha um plano de redenção em mente desde antes da criação”. 

2. O homem precisa de um Salvador.

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. (Romanos 3:23)

A maioria de nós não gosta de falar sobre pecado, muito menos admitir que somos pecadores, mas é um tema importante da Bíblia. Em Gênesis 3, a serpente tentou Adão e Eva a desobedecer a Deus. Quando eles pecaram, eles perderam seu relacionamento perfeito com seu Criador. 

As Escrituras ensinam que a consequência do pecado é a separação eterna de Deus. As histórias do Antigo Testamento ilustram como o pecado cria uma barreira entre o homem e Deus. O Novo Testamento apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. 

O blogueiro cristão Arabah Joy diz: “Acredito que temos uma enorme ênfase no pecado, mas Jesus veio para salvar os pecadores, não os chamados justos. Compreender o problema do nosso pecado é absolutamente essencial para receber a graça de Deus.” 

3. Jesus é Deus e Salvador.

“Isto é amor; não que nós tenhamos amado a Deus, mas que Ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício expiatório por nossos pecados”. (1 João 4:10)

Quando eu estava crescendo, sempre imaginei Deus como um criador todo-poderoso e amoroso, mas não conseguia entender qual era o problema de Jesus! Encontrei respostas para minhas perguntas como estudante universitário quando li em João 1 que Deus veio à Terra como homem. Uma leitura do evangelho de João revela que Jesus continuamente afirmava ser Deus. 

Essa é uma razão pela qual os líderes religiosos O queriam crucificado. Jesus viveu uma vida sem pecado, mas morreu para pagar pelos nossos pecados. Foi toda a razão pela qual Ele veio à terra. O próprio nome “Jesus” significa “O Senhor salva”.  

4. Deus nos chama ao relacionamento.

“A todos os que o receberam, que creram em seu nome, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus”. (João 1:12)

A maioria dos cristãos concorda que o relacionamento com Deus é um tema central das Escrituras. Abraão foi chamado de amigo de Deus. Moisés se encontrou com Deus face a face. Embora nosso pecado tenha tornado impossível nos aproximarmos de um Deus Santo, Jesus pagou a penalidade pelo pecado para abrir o caminho para entrarmos na família de Deus. 

Temos um privilégio incrível: quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus nos adota, dando-nos o status de filhos e filhas amados. 

“Qualquer um pode ter um relacionamento pessoal com Deus colocando fé em Jesus”, explica Jim Wicker, professor do Southwestern Baptist Theological Seminary. “O chamado para colocar um compromisso de fé em Cristo é o propósito de Deus enviar Jesus aqui e nos dar a Bíblia.”

5. Deus governa e reina para sempre (mesmo quando não parece).

“O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre todos”. (Salmo 103:19)

Ao assistirmos a violência, guerra e desastres naturais em nossas telas de televisão, às vezes lutamos para acreditar em um Deus bom e todo-poderoso. No entanto, a Bíblia ensina que Deus, perfeito em sabedoria, está sempre trabalhando para o nosso bem e para a Sua glória. 

Mesmo quando coisas ruins acontecem em nossa vida pessoal, os crentes podem ter certeza de que nosso Pai Celestial trabalhará todas as coisas para o nosso bem. Parte de Seu propósito soberano é nos transformar e nos tornar mais semelhantes a Ele: amorosos, sábios, alegres e pacíficos. 

O pecado do homem estragou este mundo, e Satanás exerce influência e autoridade, mas Jesus voltará. Deus terá a vitória final sobre o pecado e a morte. Sua Palavra nos assegura que no céu “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá pranto, nem clamor, nem dor…” (Apocalipse 21:4).

A Bíblia transmite verdades atemporais que edificam nossa fé e nos encorajam quando reservamos tempo para lê-la. 

Lembrar-nos de nossas crenças nos ajuda a permanecer firmes quando o chão abaixo de nós parece tremer. 

Somos feitos de modo temível e maravilhoso. Deus nos ama. Jesus morreu para pagar pelos nossos pecados, para que possamos nos tornar filhos e filhas de Deus. Ele virá novamente para nos levar para casa.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp