Qual é o propósito de Deus para nossa família?
Todos nós temos uma família, seja biológica ou adotiva. As famílias mudam quando os bebês nascem ou são adotados, e quando ocorrem casamentos e mortes. Quando alguém se casa, é normal aceitar a família do cônjuge como sua. E há momentos em que, após a morte do cônjuge, a viúva ou viúvo mantém relações familiares com a família do cônjuge falecido. Se alguém se casar novamente, a família aumenta.
Família é um conceito importante na Bíblia. Deus instituiu a família quando criou Eva como adjutora de Adão. O resto da Bíblia fala da família em seus vários papéis, e o mais importante é a igreja como família de Deus.
O que a Bíblia diz sobre Família?
A Bíblia define a família como nós – aqueles da mesma casa, que é o par de marido (homem) e esposa (mulher), junto com seus filhos. Porque Deus criou a família, Ele está intimamente envolvido com cada uma.
As Escrituras são nosso grande instrutor de monogamia – a união vitalícia de um homem e uma mulher em casamento como fundamento da família (Gênesis 2:21-24). Em toda a Bíblia, prevalece a instituição da família como o modelo que Deus a criou para ser.
Todos os outros relacionamentos devem se originar da família, o alicerce de Deus para a construção da sociedade.
Se considerarmos os Dez Mandamentos, veremos que os quatro primeiros dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus, e os outros seis falam ao nosso relacionamento com os outros. Três estão diretamente relacionados à família. O quinto mandamento diz para honrar o pai e a mãe. O sétimo mandamento diz: “Não cometerás adultério”, preservando assim a natureza sagrada da família. O décimo mandamento, “não cobiçarás” fala do mandamento de Deus para a fidelidade do coração. Pois dentro de uma família, não é bom nem piedoso cobiçar o que os outros têm, incluindo uma família diferente. (Êxodo 20:12:17).
Jesus disse em Mateus 15:19, “do coração vêm os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos, calúnias”. As ações procedem da intenção do coração, e Deus trata de preservar a família como a criou. Ele, portanto, recebe a glória (Efésios 3:14-21).
O Novo Testamento inclui narrativas históricas e epístolas que incluem instruções sobre o que a família deve ser de acordo com Deus.
Paulo falou com eles quando disse: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isto é justo” (Efésios 6:1) e “Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, porque isso agrada ao Senhor” (Colossenses 3:20).
Por que a família é tão importante na Bíblia?
Deus usa as famílias ao longo da história para cumprir Sua vontade. A promessa que Deus fez a Abraão em Gênesis 15:5 envolve família.
“Olha para o céu e conta as estrelas, se as podes contar. Então Ele lhe disse: ‘Assim será a tua descendência.”
Um desdobramento posterior da Aliança Abraâmica revela mais detalhes quando Deus diz a Abraão que Ele o fez “pai de uma multidão de nações… Eu farei de você nações, e reis virão de ti”.
Deus estabeleceu Sua aliança eterna com Abraão e sua descendência (Gênesis 17:4-7). Então, assim começou uma família grande demais para ser contada.
E dentro da família de Abraão, surgiram ramificações. O mais significativo é a progressão das famílias que levou ao nascimento de Jesus Cristo, Salvador do mundo.
Podemos então traçar Sua genealogia em Mateus 1:1-17 (um possível traço do lado da família de José) e Lucas 3:23-38 (um possível traço do lado da família de Maria).
Não é um aparte insignificante que Deus usou todos os tipos de pessoas, incluindo uma mulher moabita (Rute em 4:18-22), uma prostituta (Raabe em Josué 6:23-25 e Mateus 1:5) e uma adúltera Bate-Seba em 2 Sm 12:24.
O ponto é que Deus não mostra parcialidade, e Ele usará famílias para Seus propósitos em Seu tempo perfeito (Isaías 55:8; Atos 10:34; Romanos 2;11; Gálatas 4:4).
Quem é a nossa família, de acordo com a Bíblia?
Nossa família é apenas biológica? Felizmente, não. Como cristãos, ganhamos uma vida familiar dupla quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador.
Em certo sentido, temos famílias biológicas (aquelas que nos pertencem da maneira que Deus planejou), por exemplo, mãe, pai e irmãos. Em um segundo sentido, como pessoas pertencentes a Jesus, fomos adotados na família de Deus (Romanos 8:16-17).
Os cristãos que foram adotados por outras famílias aqui na terra fazem parte de uma família tríplice (biológica, adotiva e família de Deus).
Podemos considerar a família como um modelo para quem nós (como crentes) somos como filhos de Deus. Cada cristão é um filho de Deus (Romanos 8:16; 1 João 3:1).
E, de acordo com o desígnio de Deus, cada um de nós tem pai, mãe e irmãos (geralmente). Cada parte da família biológica de uma pessoa deve agir como Deus ordenou em Sua palavra. E cada cônjuge deve ser um com o outro (Mateus 19:5), assim como somos um em Cristo (Gálatas 3:28).
Quanto às três possibilidades, apenas uma durará para sempre, e essa é a família de Deus.
Devemos realmente amar nossa família biológica, mas passaremos a eternidade adorando ao Senhor com nossa família da igreja (que pode de fato incluir membros de nossas famílias biológicas).
Jesus disse em Mateus 10:37: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim, e quem ama o filho e a filha mais do que a mim não é digno de mim”.
Versículos Bíblicos Sobre Família
A Bíblia tem muito a dizer sobre a família, mais do que posso dedicar no espaço deste artigo. Recomendo uma visita a uma concordância para uma pesquisa sobre família.
Vemos a demonstração de uma boa família em:
- Abraão – Gênesis 18:19: Ele deveria ensinar seus filhos a fazer justiça e retidão.
- Jacó – Gênesis 35:2: Jacó ordenou que sua família expurgasse deuses estrangeiros e honrasse somente a Deus.
- Josué – Josué 24:15: Josué escolheu que toda a sua casa seguisse o Senhor.
- Davi – 2 Samuel 6:20: Davi abençoou sua casa (família).
- Jó – Jó 1:5: Jó orou por seus filhos para que não pecassem.
- Cornélio – Atos 10:2, 33: Cornélio era um homem devoto que temia a Deus junto com toda a sua casa (família).
- Lídia – Atos 16:15: Lídia era uma crente hospitaleira cuja família inteira conhecia Jesus como Salvador.
- Lois e Eunice – 2 Timóteo 1:5: Eles viveram sua fé assim Timóteo aprendeu através deles.
Vemos comandos para a família em:
- Deuteronômio 4:9-10: Ensine bem seus filhos.
- Provérbios 31:27: Uma esposa piedosa atende às necessidades de sua família.
- Salmo 133:1: Uma família unida é uma coisa boa.
- Mateus 18:21-22: Jesus exige que as famílias perdoem umas às outras.
- Deuteronômio 14:26: Alegrem-se juntos na provisão do Senhor.
- Deuteronômio 29:18: Desconfie de qualquer um que fomente um afastamento do Senhor.
Qual é o propósito de Deus para a família?
O Senhor detalhou Sua razão para uma família em Gênesis 1:28 quando disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a, e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre toda coisa viva que se move sobre a terra”.
As famílias devem encher a terra, assim como Deus disse que aconteceria com a família de Abraão. E Deus usa cada um que nasce para continuar esse processo por meio das famílias.
No final, porém, o propósito de cada membro da família é “temer a Deus e guardar os seus mandamentos” (Eclesiastes 12:13).
O propósito final de Deus para nós é trazer a Ele a glória que Ele merece com tanta justiça.
Devemos buscar Seu reino primeiro como indivíduos e ensinar nossa família a fazer o mesmo. Devemos, como famílias, crescer em Cristo e ser testemunhas para o mundo. Um cordão de três fios não se rompe facilmente. Estamos, portanto, unidos em Cristo para adorá-Lo e cumprir Sua vontade.
Sim, todos nós nascemos em uma família. No entanto, o que importa, no final, é ter nascido de novo na família de Deus (João 3:3).
Leia também: Família: Projeto de Deus (Versículos e Reflexão).