4 Passos para Restaurar sua Comunhão com Deus
A comunhão com Deus é a coisa mais importante na vida do cristão. Sem ela podemos até viver uma vida inteira a sorrir, brincar, nos “divertir”, desfrutar de muitos prazeres e realizações. No final da vida, porém, bateremos a mão no peito e, assim como Salomão no fim da lida coloca muito bem no livro de Eclesiastes, diremos que tudo não passou de “ilusão, vaidades (Ec 1.2).
Este é o resultado das consequências do pecado em nossas vidas: ilusão, morte espiritual e destruição. O pecado, momentaneamente, pode ser doce, aprazível e atraente; todavia nos saqueia espiritualmente e deixa a nossa terra ferida. Mas nem tudo está perdido para você que busca restauração espiritual, trago listado abaixo 4 coisas que restauram sua comunhão com Deus com base no texto:
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7. 14
O primeiro passo: humilhação
A humilhação é a chave que abre a porta dos ouvidos de Deus! É impossível orar a Ele com um coração orgulhoso e ser ouvido. Falando sobre perdão, uma certa vez, Jesus contou sobre um fariseu e um publicano. Aquele dizia: “Senhor, eu não sou igual isso aí não!
Sou assim e assim… o publicano, porém, nem ousava olhar para o céu e dizia batendo no peito: Senhor, tem misericórdia de mim, sou um pecador Lc 18. 13-17; ele voltou justificado. Quanto ao soberbo, continuou dia após dia a enganar a si mesmo. O apóstolo Tiago diz que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4. 6). Ele aconselha ainda:
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Tiago 4.10
Isto nos faz enxergar que para Deus quanto mais nós desaparecermos, mais apareceremos; quanto mais dermos pouca importância para nós mesmos, estaremos honrando o nosso Deus. O Senhor disse a Eli que honraria os que honrarem a Ele.
O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade
Provérbios 15.33
Meu querido irmão em cristo, se sua intenção é consagrar a vida ao Senhor seja modesto e aprenda com o exemplo de Cristo. Ele, sendo Deus, se despiu de sua glória e se fez carne, para trazer a nossa salvação. Morreu em morte de Cruz e nos deus assim a vida.
Então a primeira lição é: seja humilde.
Quem planta humildade colhe honra no matrimônio, trabalho e na casa de Deus!
Segundo passo: oração
Orar é falar com Deus. Desconheço remédio mais eficaz contra a ansiedade! O crente que clama a Deus recebe livramentos, portas se abrem, sua paz é como um rio. E, como estamos falando com ênfase nas pessoas que se distanciaram de Deus de alguma forma, atenção! Os ouvidos do Senhor estão atentos para ouvir um coração quebrantado e contrito, e a Bíblia nos diz que ele não despreza tais corações (Sl 51.17)!
Se você precisa de um perdão espiritual, ore. O Eterno não Desprezou Davi quando adulterou com Bate-Seba e mandou colocar Urias na linha de frente para que morresse (2 Sm 11.1-14), ele foi perdoado (2 Sm 12.13). Há pecados maiores, mas este foi um grande pecado que serve de exemplo para mostrar que homens e Mulheres de Deus estão sujeitos a transgredirem o mandamento do Todo Poderoso; todavia Ele não nos abandona quando nos arrependemos.
Terceiro passo: buscar a face do Eterno
Pense comigo sobre o que alguém iria querer dizer com esta expressão: “busca a minha face”. O que você, irmã, irmão, pensaria sobre seu cônjuge dizer isso? O que sentiríamos se nossos pais dissessem isso? Você percebe que a primeira coisa que acontece quando nos entristecemos com alguém é que evitamos olhar para esta pessoa?
E as pessoas que magoamos, conseguimos olhar diretamente nos seus olhos? Quando queremos dizer para alguém “amo-te”, qual a primeira coisa que fazemos? Diríamos isto olhando para as costas de nossa esposa, filhos, pais, ou qualquer que seja? Não.
Por que diríamos: Deus, eu te amo acima de tudo, mas excluiríamos Ele de alguns âmbitos da vida. “Buscar a face” diz respeito a ter um contato mais próximo àquela pessoa. Não só ore, veja Deus em tudo, e busque todos os dias. Nossa mãe sempre diz: “não esqueça de me visitar”.
Quarto passo: se converter dos seus maus caminhos
É importante sermos humildes e andarmos em oração constantemente buscando a face de Deus, há porém algo indispensável para quem quer ser ouvido e amado por Deus, é a conversão. Esta palavra no grego é “metanoia”, e tem um sentido muito radical, quer dizer: “mudar de direção”.
A sua comunhão com o Senhor tem que mudar sua forma de vida. Não dá para servir a Deus e ao mesmo tempo fazer nossas vontades. Porém, sejamos menos agressivos aqui! A Bíblia, no texto que nós lemos, nos ordena deixar os “maus caminhos”, então não misturemos as coisas. O caminho mal é aquele que não glorifica ao Senhor.
Quer saber se você está no caminho certo, pergunte a si mesmo: “isto que eu faço glorifica ao Senhor?” Se a resposta for “não”, se converta e mude de direção. E que Deus te abençoe.