Receba Jesus de portas abertas – Pregação em João 20:19-23

Esboço de pregação expositiva em João 20:19-23 com o tema: Receba Jesus de portas abertas.

Tema: Receba Jesus de portas abertas

Texto da pregação: João 20:19-23

19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. 21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

Objetivo – Evangelístico: Persuadir os ouvintes a abrir seus corações para Jesus, superando medos, encontrando paz e propósito, e experimentando Sua presença restauradora.

Introdução

Na noite da ressurreição, Jesus apareceu aos Seus discípulos, mas eles estavam com as portas trancadas.

As Escrituras nos mostram que essa atitude tinha motivos profundos e simbólicos.

Muitos de nós também podemos manter “portas trancadas” em nossos corações, impedindo Jesus de agir plenamente em nossas vidas.

Hoje, nesta pregação, vamos refletir sobre as razões que fizeram os discípulos manterem as portas fechadas e como podemos superá-las para receber Jesus de portas abertas.

I. Medo (João 20:19)

Os discípulos estavam trancados por medo dos judeus. O temor de perseguições e incertezas os fez esconder-se, mesmo tendo sido ensinados por Jesus a confiar.

O medo pode nos paralisar e nos afastar do propósito de Deus. Ao invés de vivermos em medo, Jesus nos convida a abrir as portas do nosso coração e confiar Nele, pois Ele venceu a morte.

II. Falta de paz (João 20:19)

O ambiente entre os discípulos estava cheio de agitação. Eles haviam perdido seu Mestre e, sem Sua presença, estavam sem paz.

Jesus apareceu e saudou-os com a paz que só Ele pode dar: “Paz seja convosco”. Quando estamos longe de Jesus, nossa vida pode se encher de caos, mas quando o recebemos, Ele traz a verdadeira paz que acalma o coração.

III. Ausência de Jesus (João 20:19-20)

A ausência física de Jesus contribuiu para a desesperança dos discípulos. Eles não sabiam que o Senhor ressuscitado estava entre eles.

Quando Jesus está ausente de nossa vida, há um vazio que nada mais pode preencher. Precisamos abrir as portas do nosso coração para que Sua presença nos preencha e nos renove.

IV. Falta de propósito (João 20:21)

Jesus oferece aos discípulos a paz e lhes dá um comissionamento.

O mandato de Cristo não é apenas fazer a obra, mas para fazer a obra da mesma maneira que Ele havia feito.

Muitas vezes, sem Jesus, podemos nos sentir sem direção, mas quando O recebemos, Ele nos dá um propósito maior, nos capacita com o Espírito Santo e nos envia para cumprir Seu chamado.

V. Falta de poder (João 20:22-23)

Os discípulos, por si só, não tinham poder para realizar a obra de Deus. Mas Jesus soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo”.

Sem o poder do Espírito Santo, nossas ações são limitadas. Jesus nos dá a força e capacitação para cumprir a missão divina.

Quando abrimos as portas para Ele, recebemos o poder necessário para viver e servir com eficácia.

Conclusão

Os discípulos estavam trancados por medo, falta de paz, ausência de Jesus e falta de propósito. Mas quando abriram as portas e receberam o Senhor ressurreto, tudo mudou.

Hoje, Jesus quer entrar em sua vida e transformar seu medo em coragem, sua agitação em paz, seu vazio em plenitude e sua falta de direção em propósito.

Abra as portas do seu coração e receba Jesus de braços abertos!

Dicas para este esboço de pregação

Leia João 20:19-23 várias vezes: Antes de pregar, leia atentamente o texto no mínimo 3 vezes. Conhecer bem o assunto te dará segurança para pregar. Além disso, é na leitura que descobrimos pérolas no texto.

Aplique cada lição de forma prática: Este sermão sobre “Receber Jesus de portas abertas” possui cinco tópicos (lições). Por isso, é importante você fazer a aplicação em cada lição. Além disso, procure administrar bem o tempo para conseguir concluir sua pregação.

Foque no objetivo da pregação: O objetivo é encorajar os ouvintes a receberem Jesus de forma intencional, mesmo quando estão enfrentando medos, dúvidas ou desafios. Mantenha o foco em como a presença de Jesus pode transformar vidas quando as “portas” são abertas, tanto literalmente como simbolicamente.

Use ilustrações e testemunhos: Inclua exemplos práticos e ilustrações que pode ser até testemunhos reais. Você pode citar também histórias bíblicas de outras passagens. Mas, só tenha cuidado de usar ilustrações que contribuam com a mensagem.

Confira mais temas de mensagens evangélicas para pregar.