Quem foi Aimeleque: História do sacerdote que ajudou Davi

A Bíblia é uma fonte rica de informações sobre eventos e personagens que se tornaram heróis da fé. Entre esses personagens, vamos te apresentar quem foi Aimeleque, um sacerdote que viveu durante o reinado de Davi em Israel. 

Vai conhecer como ele desempenhou um papel importante na história bíblica, quando ajudou Davi a fugir de Saul, o rei de Israel. 

E como essa ajuda acabou levando à sua própria morte e à morte de outros sacerdotes em Nobe. 

Conhecer essa história é uma oportunidade de explorar os conflitos políticos e religiosos que marcaram o período de transição entre os reinados de Saul e Davi

Além disso, vai descobrir como a fé e a lealdade podem ter consequências profundas na vida de indivíduos e comunidades.

Quem foi Aimeleque na Bíblia?

Aimeleque foi um sacerdote que serviu no tabernáculo durante o tempo do rei Davi. Ele era filho de Aitube e, descendente de Eli, o sumo sacerdote de Israel na época de Samuel.

O seu nome é de origem hebraica e pode ser dividido em duas partes: “aim” que significa “meu irmão” e “eleque” que significa “rei”. Portanto, significa “meu irmão é rei” ou “irmão do rei”. 

Não se sabe quantos filhos ele tinha, mas a bíblia diz que ele era pai de Abiatar, o que escapou da chacina provocada pelo rei Saul.

22 Então Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu naquele dia que, estando ali Doegue, o edomeu, não deixaria de o denunciar a Saul; eu dei ocasião contra todas as almas da casa de teu pai. 23 Fica comigo, não temas, porque quem procurar a minha morte também procurará a tua, pois estarás salvo comigo.

1 Samuel 22:20-23

Qual o contexto histórico de Israel viveu o sacerdote Aimeleque?

Ele viveu durante o período de transição entre o reinado de Saul e o de Davi, que se estendeu aproximadamente entre os anos 1050 a.C. e 1010 a.C.

Saul foi o primeiro rei de Israel, escolhido por Deus e ungido pelo profeta Samuel. (I Sm 10:1)

No entanto, devido à sua desobediência e deslealdade a Deus, Saul foi rejeitado como rei e Deus escolheu Davi como seu sucessor (I Sm 16:13).

Durante esse tempo, Saul estava determinado a eliminar qualquer ameaça ao seu reinado, incluindo Davi, que ele via como um rival.

Como Aimeleque salvou a vida de Davi, o que lhe custou a vida?

Como Saul queria permanecer no trono, quando ele se deu conta que Deus escolheu Davi para reinar em seu lugar, ele passou a persegui-lo. Nesse período, a liderança religiosa e sacerdotal estava ligada à política e à lealdade a um líder em particular.

Por isso, Israel estava vivendo um período de conflitos políticos e religiosos, à medida que o país enfrentava a transição de um reinado para outro. 

Foi nesse contexto, que o sacerdote ajudou Davi a fugir de Saul, dando-lhe comida e uma espada (I Sm 22: 1-9).

Porém, entre os sacerdotes estava Doegue, o edomita, que era o maioral dos pastores de Saul (I Sm 21:7).

E este homem contou a Saul que os sacerdotes estavam apoiando Davi, e o rei irado mandou matar todos os sacerdotes (I Sm 22:18,19).

Dessa maneira, Doegue, matou o sacerdote, e mais oitenta e cinco dos serviam a Deus com ele. Além disso, exterminou homens, mulheres, meninos, crianças de peito e animais da cidade de Nobe, que era cidade dos sacerdotes.

Em 1 Samuel 22:20-23, encontramos que Abiatar, filho de Aimeleque, conseguiu fugir e foi procurar refúgio com Davi e informá-lo da morte de seu pai e dos outros sacerdotes em Nobe. 

20 Porém escapou um dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, cujo nome era Abiatar, o qual fugiu para Davi. 21 E Abiatar anunciou a Davi que Saul tinha matado os sacerdotes do SENHOR. 22 Então Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu naquele dia que, estando ali Doegue, o edomeu, não deixaria de o denunciar a Saul; eu dei ocasião contra todas as almas da casa de teu pai. 23 Fica comigo, não temas, porque quem procurar a minha morte também procurará a tua, pois estarás salvo comigo.

1 Samuel 22:20-23

Por isso, Davi ofereceu proteção a Abiatar e o aceitou como sacerdote em sua comitiva. A partir desse momento, ele acompanhou Davi em sua jornada e se tornou um importante conselheiro e sacerdote durante o reinado de Davi.

O que podemos aprender com essa história

A história desse sacerdote nos ensina várias lições importantes como as consequências da lealdade em um mundo desleal.

Além disso, podemos aprender a importância de confiar em Deus e buscar sua orientação, independentemente das circunstâncias. Por exemplo, Davi confiou em Deus para protegê-lo durante sua fuga e Aimeleque confiou em Deus para protegê-lo.

Isso nos mostra que muitas vezes enfrentaremos adversidades mesmo fazendo o bem. Em Romanos 8:36 – encontramos: “Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.”

Por fim, podemos aprender que devemos estar dispostos a ajudar os outros em momentos de necessidade, mesmo que isso possa ter riscos ou consequências para nós mesmos.

Se este artigo te ajudou a entender quem foi Aimeleque, conheça mais sobre os fracassos da liderança de Saul.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!