O que significa Buscar ao Senhor enquanto se pode achar?

Buscar o Senhor enquanto se pode achar significa chegar a Ele plenamente através do caminho que Jesus fez na cruz, e ser cheios do Espírito Santo, o que nos permite a capacidade de experimentar e compreender Deus em um nível sobrenatural. 

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6 – NVI).

Um versículo mais reconhecível neste capítulo de Isaías está apenas alguns versículos depois do anterior. Ela proclama:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, declara o Senhor” (Isaías 55:8 NVI). 

Isaías profetizou sobre a vinda do Messias, o resgate do povo de Deus de um exílio que ainda não havia acontecido e a eventual restauração do Reino de Deus na terra.

O que a Bíblia quer dizer sobre Buscar ao Senhor enquanto se pode achar?

“Busque o Senhor enquanto você pode encontrá-lo. Invoque-o agora enquanto está perto.” Isaías 55:6 (NTLH).

  • A Nova Versão Internacional de Isaías, capítulo 55, é intitulada “Convite aos Sedentos”. 
  • A New Living Translation intitula-o “Convite para a Salvação do Senhor”. 
  • A Versão Padrão Inglesa, “A Compaixão do Senhor”.  
  • A Tradução da Paixão, “Convite para uma Vida Abundante”. 
  • E a Bíblia Amplificada, “A Oferta Gratuita de Misericórdia”. 

Esses títulos de capítulos nos ajudam a entender o significado do versículo 6. 

Encontrado, neste contexto, tem 26 definições diferentes de acordo com Strongs, alguns significados para encontrar ou alcançar, encontrar, aprender, conhecer, ser encontrado. 

Não estamos mais separados de Deus como Seu povo estava na época em que Isaías estava escrevendo. 

Ele é acessível a nós por meio de Cristo Jesus e quer que nos voltemos para Ele por meio de Seu Filho para que Ele possa nos encher com Seu Espírito Santo!

O livro do profeta Isaías

O nome de Isaías significa “O Senhor Salva”. (NVI).

O grande profeta passou a maior parte de sua vida em Jerusalém e era casado e tinha filhos. 

Em sua mensagem divinamente inspirada, ele foi projetado para o futuro, assim como o apóstolo João estava escrevendo o livro de Apocalipse. 

Ele advertiu Judá de seu exílio e falou de sua restauração por Deus, o Messias vindouro e o Reino de Deus na terra. 

“Através da obra do Messias de Deus, as pessoas que não conhecem o Senhor virão a conhecê-lo”, explica a Bíblia de Estudo NIV. 

Precisamos de perdão e não podemos pagar por isso. A boa notícia do servo sofredor, porém, é que Deus pagou o preço por isso. A justiça foi satisfeita por meio de um substituto suficiente. 

O Livro de Isaías destaca a soberania, julgamento, compaixão e salvação de Deus. 

Seu coração para que Seu povo (e nós) não pereça sem esperança é evidente em Sua promessa de restaurá-los continuamente, embora estejam constantemente caindo no esquecimento. 

Retomamos Isaías no capítulo 55, quando ele fala da predita restauração do exílio. 

A sede espiritual descreve uma profunda necessidade de Deus. Isaías 41:17 diz: “O pobre e o necessitado procuram água, mas não há; suas línguas estão secas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei”. (NVI).

Isaías começa o capítulo 55 declarando: “Vinde, todos vós que tendes sede, vinde às águas; e vocês que não têm muitos, venham, comprem e comam! Venha, compre vinho e leite sem dinheiro e sem custo”. (Isaías 55:1 – NVI).

Jesus proclama que Ele é a Água Viva no Novo Testamento, mas no momento em que Isaías está escrevendo, Ele ainda está por vir. 

Por meio de Jesus, experimentamos um saciar a sede em nossas almas, que era impossível de alcançar antes que Ele derrotasse a morte na cruz.

Por que Isaías disse Buscai ao Senhor aos israelitas?

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6 NVI). 

Isaías havia se conectado com Deus e recebido uma visão do que estava por vir. 

A proximidade que ele experimentou com Deus, sem dúvida, o levou a querer que outros O experimentassem intimamente também! 

Por meio de Isaías, o Senhor disse ao Seu povo e nos encoraja hoje a buscá-Lo de todo o coração para que Ele possa desvendar o que não sabemos! 

Buscar o Senhor no contexto de Isaías 55:6 é buscá-lo de todo o coração, não hipocritamente. 

Buscar o Senhor beneficia nossas almas. 

Ela nos leva a uma vida rica e satisfatória pelos termos de Deus, não pelos caminhos superficiais e fugazes do mundo. 

Embora a cortina do templo tenha sido rasgada na crucificação de Jesus, muitos ainda vivem suas vidas atrás de uma cortina separados de Deus. 

Mas, a escolha é nossa! Temos que ir a Ele livremente, buscando-O de todo o coração. Cristo fez um caminho, mas devemos percorrê-lo.

Jeremias 29:13-14 diz:

“Você me procurará e me achará quando me buscar de todo o seu coração. Eu serei achado por vocês, declara o Senhor, e os farei voltar do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e lugares para onde os expulsei, declara o Senhor, e os levarei de volta ao lugar de onde os levei para o exílio” (NVI).

Amós 5:4 implora:

“Busca-me e vive!” Novamente no versículo 6 o profeta escreveu: “Buscai ao Senhor e viva…” E mais uma vez no versículo 14: “Buscai o bem, não o mal, para que vivais. Então o Senhor Deus Todo-Poderoso estará com você, assim como você diz que ele está”. (NVI).

Jesus veio para que pudéssemos viver plenamente (João 10:10)! 

Deus tem um propósito para todos nesta terra, e Ele deseja que cada um de nós percorra o caminho de Sua vontade para nossas vidas em uma jornada de fidelidade plena e cheia de alegria. 

Por que você deve buscar o Senhor hoje?

“Buscai o Senhor Javé quando ele se faz acessível; invoque-o quando sentir que ele está próximo”. (Isaías 55:6 – TPT)

Para viver a vida ao máximo, devemos buscar o Senhor com todo o nosso coração. 

Quem quer viver meia vida?! Ninguém quer ser deixado no escuro enquanto seus amigos riem alegremente de uma piada que compartilham ou de uma experiência que lhes trouxe alegria. Nem Deus quer que deixemos de experimentá-lo, ao máximo, por meio de Cristo. 

Jesus falou da mesma sede de água que Isaías profetizou. 

João registrou as palavras de Jesus sobre a água viva em duas ocasiões. 

A primeira foi em conversa com a samaritana junto ao poço: “Respondeu Jesus: Todo aquele que beber desta água terá sede novamente, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. De fato, a água que eu lhes der se tornará neles uma fonte de água que jorre para a vida eterna.” (João 4:13-14 – NVI).

Ele falou novamente sobre a água viva na Festa dos Tabernáculos:

“No último e maior dia da festividade, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Quem tem sede venha a mim e beba.” (João 7:37 – NVI ).

Em vez de beber do poço do mundo, que nunca satisfará nossa sede espiritual, Jesus fornece uma maneira de nos conectarmos completamente com o Pai Celestial pelo Espírito Santo que vive em nós. 

A Tradução da Paixão de João 4:14 diz:

“Pois quando você bebe da água que eu te dou, ela se torna uma fonte jorrando do Espírito Santo, inundando você com vida sem fim!” 

O dom do Espírito Santo está disponível para todos nós, mas muitas vezes escolhemos passar. 

Há muitos neste mundo que não sabem da extinção disponível por meio de Cristo. Eles estão vagando com sede. 

Fazemos parte do plano de Deus para torná-lo conhecido em toda a terra! Mas alguns de nós, embora bebamos do poço da Água Viva, ficamos ociosos em nosso chamado para “Ir”. 

Tiago escreveu:

“Meus queridos irmãos e irmãs, tomem nota disto: Todos devem ser prontos para ouvir, vagarosos para falar e vagarosos para se irar, porque a ira humana não produz a justiça que Deus deseja. Portanto, livre-se de toda sujeira moral e do mal que é tão prevalente e aceite humildemente a palavra plantada em você, que pode salvá-lo”.  (Tiago 1:19-21 – NVI).

 A Tradução da Paixão diz:

“Meus queridos irmãos e irmãs, levem isso a sério: sejam rápidos para ouvir, mas lentos para se irar, pois a ira humana nunca é uma ferramenta legítima para promover o propósito justo de Deus. Portanto, é por isso que abandonamos tudo o que é moralmente impuro e todas as formas de conduta perversa. Em vez disso, com um espírito sensível, absorvemos a Palavra de Deus, que foi implantada em nossa natureza, pois a Palavra da Vida tem poder para nos libertar continuamente”.

Estamos estabelecidos em nossas gerações, propositadamente, para ouvir o Senhor. À medida que O buscamos de todo o coração, a luz do Senhor em nós brilha para todos ao nosso redor. 

Oração para buscar ao Senhor 

“Então volte sua atenção e busque o Eterno enquanto ainda é possível; invocai-o enquanto ele está por perto”. (Isaías 55:6 – VOZ).

Pai, poucos versículos depois do que estudamos hoje, o Senhor falou por meio de Isaías:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que os seus caminhos e meus pensamentos mais altos que os seus pensamentos”. (Isaías 55:8 NVI). 

Aproximamo-nos de Ti, Deus, porque precisamos que Tu nos mostre, nos guie e nos encha com a sabedoria de que precisamos para andar nos Teus caminhos, que não somos totalmente capazes de entender como seres humanos nesta terra. 

À medida que aprendemos a nos render ao Espírito de Deus em nós, que nos conecta intimamente a você, vamos crescer em discernimento, capazes de ouvir, ouvir, obedecer e aprender com nossa estreita conexão com você. Em Cristo, podemos nos aproximar de Ti, Pai. 

O Senhor passa a residir em nós, e nós ficamos maravilhados. É demais para nós compreendermos, muito menos saber o que fazer diariamente! 

Ajude-nos a submeter-nos humildemente e buscá-Lo com todo o nosso coração, plena e genuinamente, todos os dias de nossas vidas.

Em nome de Jesus, Amém!

Conclusão sobre Buscar ao Senhor enquanto se pode achar:

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; Invoque-O [para salvação] enquanto Ele está perto.” (Isaías 55:6 – AMP).

O Senhor está perto de nós, todos os dias e o tempo todo. Nós só precisamos nos voltar para Ele para experimentar a vida em plenitude, enquanto aguardamos a eternidade com Ele. 

Não importa quantas vezes estraguemos as mesmas coisas, Ele abre os braços e nos recebe em casa. Deus sempre nos perdoará e nunca nos amará menos. 

Quando realmente entendemos o quão longo, amplo e profundo é o Seu amor por nós, vamos a Ele com corações arrependidos, ouvindo… Busque ao Senhor enquanto Ele pode ser encontrado.

Autora: Meg – https://www.crosswalk.com.

Botão Voltar ao topo