4 características admiráveis do patriarca Jó reconhecidas por Deus

O patriarca Jó é muito conhecido nas escrituras sagradas, lá ele é apresentado com uma conduta moral irrepreensível.

A Bíblia economiza muito na narrativa quanto a sua origem patriarcal, nome de seus parentes e até mesmo de seus filhos e esposa. Na verdade, a narrativa sagrada dá ênfase numa fase da sua vida, a fase da prova.

Pelas consequências de ser íntegro, reto, temente a Deus e por se desviar do mal, aquele justo caiu em uma situação calamitosa. Todavia, não quero dar atenção a essa parte da história deste patriarca. Hoje eu quero lhe convidar você, amado(a) irmão(ã), a meditar nas 4 coisas que Jó possuía que o colocou como verdadeiro homem de Deus.

1. O Patriarca Jó era um Homem Íntegro

A palavra íntegro, usada ali no texto de Jó 1.1 no hebraico é “םתָּ” (tam), ela é usada também para definir algo “completo” e “perfeito”. Ou seja, a Bíblia testifica que Jó era um homem “completo” e “perfeito”.

Destrinchando mais o sentido da palavra, podemos tentar seguir pela seguinte interrogação: o que é uma coisa completa? Sabemos que é algo que não falta nada.

Uma comunhão que não falta nada na presença de Deus é uma comunhão linda, por isso perfeita e louvável.

Paulo disse a Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2:15).

Um homem de Deus, de caráter completo não tem de que se envergonhar.

Gostaria de atrair, especialmente aqui, a atenção de você que porventura tenha caído na sua jornada com Deus; a Bíblia diz que o justo cai 7 vezes mais não fica prostrado (Pv 24:16). Não há motivos para você desistir na sua queda.

Significa que todo aquele que segue a Jesus tende a falhar, mas o conhecimento, sendo guiado unicamente pela palavra de Deus, faz o crente só contar vitória.

Todavia, um caráter completo é o caráter sem mácula.

2. Jó Era Reto

O patriarca Jó não só é classificado como íntegro, ele é apresentado como um homem reto. A palavra para “reto” no hebraico é “רשָׁי ” (yashar). A palavra “yashar” significa “reto”, “justo” ou “correto”.

O termo “reto” já diz tudo. Aquele que caminha com retidão não se desvia nem para direita e nem para a esquerda. Significa domínio próprio, temperança.

Um crente, principalmente obreiro da casa do Senhor, precisa andar “reto” na presença de Deus. Portanto, os olhares dos que são de dentro da igreja que nele se espelham, esperam conduta ilibada.

Da mesma maneira, os ímpios observam o seu caminho. Por isto a Bíblia vai nos dizer em Efésios 5:18: “não vos embriagueis no vinho no qual há dissensão, mas enchei-vos do Espírito Santo”.

Quem se embriaga não anda na retidão, e, assim como não consegue dominar os seus passos, não consegue manter o seu coração caminhando ao lado da Justiça de Deus.

Portanto, meus amados, sejamos justos em toda nossa maneira de viver. Seja no trabalho, com nosso cônjuge, na igreja com o irmãos, que prevaleça a justiça do reino de Deus.

3. O Patriarca Jó Temia a Deus

Temer a Deus ali tem o sentido de reverência, respeito. Analisado a situação do patriarca como sacerdote em sua casa, podemos ver que ele não “dormia” de consciência duvidosa.

Portanto, só de imaginar que seus filhos haviam blasfemado em seus corações do seu Deus, já era motivo de sacrificar a Deus e os santificar (Jó 1:5).

Quantas vezes nós falhamos com a geração pela qual somos responsáveis. O temor de Deus deve estar em nossos corações, e para que ele seja manifesto precisamos ensinar a nossa geração como se adora ao Senhor.

Devemos adorar a Deus em espírito e em verdade (Jo 4:23). O Espírito Santo ensina-nos:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”     

Provérbios 9:10

Assim, aquele que é íntimo de Deus e que O conhece, teme diante dEle. Amado(a), se queres se tornar cada dia mais sábio(a), tema ao Senhor. Louvado seja Deus!

4. Jó se Desviava do Mal

O patriarca Jó, não só era íntegro, reto e temente; ele desviava-se do mal. Amados, esta expressão “desviava-se”, no hebraico bíblico é “רסָוְ ” (v’sar), esta palavra quer dizer desviar ou afastar-se.   

Afastar-se e desviar-se são sinônimos neste texto bíblico; todavia, na aplicação podemos ter duas condições aqui.

Na primeira, nós estamos perto de algo que não agrada a Deus e nos afastamos.

Na segunda situação, estamos em uma caminhada e nos deparamos com algo que não agrada a Deus, ou até mesmo nos incomoda. Neste caso, desviamos daquilo.

Portanto, desviar-se do mal ou afastar-se, diz respeito a nunca aceitar a presença do mal em qualquer parte da nossa vida.

Perceba, meu irmão(ã), que há coisas na nossa vida que precisamos afastar. Por exemplo, Salomão diz à juventude:

“Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade”.

Eclesiastes 11:10

Percebe que a “ira” é algo que convive com a gente, precisa sempre ser afastada.

Já há coisas que precisamos fugir. Por exemplo, Paulo disse a Timóteo: Fuja das paixões da mocidade, ou seja, desvie-se (2 Tm 2:22).

Os que andam em Espírito se desviam do mal (1 Co 6:12-20), assim como patriarca Jó.

Considerações Finais:

Primordialmente, falar do patriarca Jó é falar de uma personalidade a poucos inigualada. Só há 5 homens na Bíblia que podemos considerar íntimos de Deus e que alcançaram o testemunho dEle, por serem achado fiéis a Ele.

São eles: Moisés e Samuel (Jr 15:1); e Noé, Daniel e Jó (Ez 14:14). Homens íntegros, retos e tementes a Deus. Claro que houve ali uma e outra falha, mas, no geral, demonstraram uma vida compromissada com o Eterno.

Assim, que o Espírito Santo de Deus possa iluminar a sua mente, de maneira que sua vida possa ser aprimorada através do exemplo do Justo Jó. Portanto, a palavra de Deus é viva e eficaz e não voltará vazia, mas fará aquilo que apraz ao Senhor.

Que Deus abençoe você, irmão, obreiro e/ou pastor.

Mesequias Maadson

Sou acadêmico de Letras e Teologia, poeta, escritor publicado e autor de livro. Com vasta experiência na liderança da E.B.D. da minha igreja por 10 anos, também auxiliei por alguns anos o pastor vice-presidente do ministério. Apaixonado por estudar a Bíblia, compartilho meus conhecimentos por meio de redações e comentários sobre os textos da nossa lição. Além disso, sou compositor de canções românticas e espirituais, disponibilizando músicas para cantores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp