Quantos anos tem a Bíblia e quando foi escrita?

Você já pegou uma Bíblia, olhou para a capa e para dentro e parou para pensar “Quantos anos tem a Bíblia?” Você provavelmente já ouviu falar que a Bíblia foi escrita há milhares de anos. Então, ficou curioso para tentar encontrar uma resposta? 

Os estudiosos pesquisaram por muitos anos e desenvolveram várias conclusões quanto à linha do tempo da escrita da Bíblia. Talvez você tenha descoberto fatos sobre a Bíblia que desconhecia anteriormente e ficou surpreso com os resultados. Ou talvez esteja apenas começando sua jornada de fé e procurando respostas. Acima de tudo, a Bíblia está repleta de orientações e amor de Deus.

Quando foram escritos os primeiros 5 livros da Bíblia?

O Pentateuco são os cinco primeiros livros da Bíblia. Alguns estudiosos dizem que os primeiros cinco livros lançam as bases para o resto da Bíblia. Desde “No princípio…” até o último versículo de Deuteronômio, Deus nos dá a oportunidade de aprender mais sobre Ele e crescer na fé. 

Quando criança, lembro-me de aprender a dar nomes a esses livros na classe da Escola Dominical. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio eram frequentemente recitados para receber adesivos em nosso gráfico de classe.

Os pesquisadores da Bíblia geralmente concluem que os primeiros cinco livros da Bíblia foram escritos provavelmente durante os anos 1400 aC, na época da peregrinação de Israel no deserto.

Moisés é nomeado como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia. Além disso, Moisés pode ter escrito fatos compartilhados por outros. 

A última parte do Deuteronômio fala da morte de Moisés, de modo que teria sido escrita por outra pessoa. Josué é listado como compartilhando sobre a morte de Moisés.

Ao ler e aprender mais sobre a Bíblia, procure fatos compartilhados por pesquisadores e estudiosos respeitáveis.

Quando foram escritos os profetas?

Os profetas eram mensageiros enviados para guiar e advertir o povo (Dt 18 :18-19). Quer as pessoas ouvissem ou optassem por ignorar os avisos, essas mensagens eram importantes. Pois, os profetas falaram por Deus e não por si mesmos. 

Além disso, eles compartilharam informações que as pessoas precisavam saber. E acima de tudo, eles falavam a verdade vinda de Deus.

Os livros de Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias compartilham todos os escritos dos profetas.

Outros profetas estão listados na Bíblia. Miriã é conhecida como profeta, embora seu nome não esteja incluído na lista maior ou menor.

O livro de Jeremias adverte que as pessoas precisam se afastar do mal ou enfrentar consequências severas. Alguns ouviram, mas alguns não ouviram. 

O livro pode ter sido escrito por volta de 600 aC. O livro de Lamentações é listado como provavelmente escrito por Jeremias, entre 586 e 516 aC

As Bíblias de Estudo oferecem informações detalhadas sobre os profetas e as datas de seus escritos.

Quando foram escritos os livros de poesia e história do Antigo Testamento?

Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos de Salomão e Lamentações são livros de poesia na Bíblia. 

Os pesquisadores dizem que a história de Jó é presumivelmente datada da época de Abraão, e provavelmente transmitida de forma oral até que alguém colocasse as palavras por escrito.

No livro dos Salmos, Davi é listado como o autor. No entanto, muitas pessoas contribuíram para escrever os Salmos. Essas contribuições foram dadas em diferentes períodos de tempo. 

A Bíblia conta que o livro de Salmos foi reunido pelos trabalhadores do templo após o exílio, provavelmente no século III aC.

O Cântico de Salomão provavelmente foi escrito durante o século 10 aC. Muitas vezes referido como uma canção de amor, o autor deste livro na Bíblia é incerto, mas listado como possivelmente Salomão.

Você pode se perguntar por que Lamentações está listado como um livro de poesia. Possivelmente escrito por Jeremias em algum momento entre 586 e 516 aC, o livro é o relato de Jeremias sobre a devastação em sua terra natal. 

Em meio ao tumulto e tristeza da escrita, o autor lembra ao leitor que a esperança se encontra em Deus.

Os livros históricos da Bíblia incluem Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis.

Josué declara a fidelidade de Deus em seus escritos. Estudiosos acreditam que o manuscrito original provavelmente foi escrito em 1300 aC e teve mais palavras adicionadas posteriormente. Em Josué, lemos a história de Raabe e sua bravura e fidelidade. Nos últimos capítulos de Josué, ele pede ao povo que escolha a quem servirá (Josué 24:15).

No livro de Juízes, Samuel é considerado o autor. No entanto, há algumas dúvidas sobre autoria. Juízes provavelmente foi escrito por volta de 1000 aC e abrange um período de 330 anos. O livro de Juízes registra a história de Israel após a morte de Josué.

1 e 2 Samuel foram escritos por um autor desconhecido, às vezes após a divisão de Israel em reinos do norte e do sul, provavelmente por volta de 930 aC

1 e 2 Reis provavelmente foram escritos por volta de 550 aC e o autor é desconhecido.

Cada livro de poesia e história tem, portanto, mensagens importantes para o povo de Deus.

Quando os livros do Novo Testamento da Bíblia foram escritos?

O Novo Testamento compartilha a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Cada livro inclui algum detalhes da vida de Jesus. Da genealogia de Jesus à Sua crucificação na cruz, morte e ressurreição, o Novo Testamento está repleto de detalhes vitais.

O Novo Testamento começa com o livro de Mateus. O nome Mateus significa “dom de Deus”. Mateus, um cobrador de impostos, mostra que Deus pode usar qualquer pessoa para compartilhar Seu amor e glória. 

O livro de Mateus foi escrito em algum momento antes da destruição de Jerusalém em 70 d.C. Mais uma vez, os estudiosos debateram a data real em que o livro foi escrito por volta de 55 d.C..

Lucas, um médico, escreveu seu relato provavelmente por volta de 59 a 63 d.C. Lucas compartilha seu relato dirigido a Teófilo.

Em João, encontramos algumas das palavras mais famosas das Escrituras (João 3:16-17). Em camisetas, outdoors, marcadores de livros, cartazes, essas palavras se compartilham diariamente. Esta passagem foi um dos primeiros versículos que aprendi quando criança.

Ler a Bíblia e fazer perguntas é a chave para desenvolver um relacionamento com o Senhor. Quando tiver dúvidas, então pare e ore. Peça a Deus para ajudá-lo a encontrar as respostas que procura. Encontre uma pessoa confiável para perguntar e aprender. Esteja pronto para aprender mais sobre Deus e o amor que Ele tem por todos os Seus filhos.

A mensagem que Deus tem para cada pessoa é a mesma de ontem. Sua Palavra é a verdade. A Bíblia não muda.

As palavras da Bíblia são impactantes. E acima de tudo, as palavras da Bíblia podem nos guiar e nos levar a um relacionamento mais próximo com Deus. 

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo