10 coisas que só os fortes podem fazer

Há uma frase simples que diz: Só os fortes podem admitir que estão errados e pedir desculpas. Todos os outros tentarão se justificar, encontrar desculpas ou até culpar. Os fortes não terão problemas em admitir o erro e não tentarão escondê-lo.

Quanto mais aprendo sobre a Palavra de Deus e o comportamento humano, mais vejo uma série de atividades que só os fortes podem fazer. Aqui está uma lista parcial. Você vai pensar em mais…

1. Somente os fortes podem se humilhar

As Escrituras prometem que se nos humilharmos, Deus nos exaltará. Mas se nos exaltarmos, Ele nos abaterá. Mas, a escolha é clara. Os fortes e sábios virão humildemente diante de Deus e diante dos outros.

2. Somente os fortes podem servir aos outros

Não amamos a imagem de nosso Senhor em João 13 quando Ele deixa de lado a roupa exterior e se abaixa para lavar os pés dos discípulos? Leia o que Ele diz em 13:14 e fica claro que Jesus está trabalhando a partir de uma posição de força e não de fraqueza.

3. Somente os fortes podem admitir que estão errados

As Escrituras chamam isso de “confissão” (veja 1 João 1:9 ), com a palavra grega homologeo significando “dizer a mesma coisa” que Deus.

Sempre que posso concordar com Deus no Céu sobre algo, eu diria que é uma força e não uma fraqueza.

4. Somente os fortes podem pedir ajuda

A pessoa fraca tem a ideia de que pedir ajuda é mostrar fraqueza. O que é ridículo, claro. Todos nós somos fracos uma vez ou outra. Pedir ajuda é senso comum e deve ser algo que todos sabemos fazer.

5. Somente os fortes podem apreciar os outros

Quando aprecio o que os outros, colegas de trabalho, família, amigos e até inimigos, estão indo bem, mostro que sou uma pessoa de mente saudável, capaz de apreciar as conquistas. Mas a pessoa insegura está convencida de que, ao apreciar a força de alguém, está se fazendo parecer fraco. Muito pelo contrário.

6. Somente os fortes podem agradecer aos outros por sua bondade

Quando agradeço a alguém, estou admitindo uma dívida para com ela por algo que ela fez. Isso não deve ser difícil porque todos devemos muito a muitos. Paulo perguntou: “O que você tem que não recebeu? E se você o recebeu, por que se vangloria como se não o tivesse recebido?” (1 Coríntios 4:7).

Os fortes serão, portanto, rápidos em agradecer aos outros.

7. Somente os fortes podem suportar o sofrimento

Ninguém gosta de sofrer. Mas, entre outras coisas, a prova de sua fé produz um caráter semelhante ao de Cristo e todos os tipos de benefícios. Mas devemos perseverar.

8. Somente os fortes podem se alegrar quando perseguidos

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem” por causa do Meu Nome e do Evangelho, disse nosso Senhor, acrescentando: “Regozijai-vos e exultai. Pois sua recompensa no céu é grande; assim também perseguiram os profetas antes de vós” (Mateus 5:11-12).

Eu amo isto. Não são somente nós, mas outros antes, foram perseguidos também. E todos são fortes.

9. Somente os fortes podem cantar quando estão feridos

Vemos isso acontecendo tão lindamente em Atos 16, onde Paulo e Silas são presos ilegalmente, espancados severamente e depois presos. O versículo 25 diz: “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas começaram a orar e cantar hinos a Deus. E os outros prisioneiros os ouviam.”

Não perca a última linha: eles estão sempre ouvindo. O carcereiro deve ter escutado também, por causa do que ele fez logo depois que Deus enviou um terremoto do tamanho de uma prisão para aquele prédio.

10. Somente os fortes podem servir as pessoas que têm tornado sua vida miserável

Os pastores muitas vezes acham que faz parte de seu chamado ministrar a uma família que tem sido sua maior crítica. Eles estão em uma emergência e é o ministro deles. Não há discussão, ele é o servo do Senhor, o pastor do rebanho e assim vai. Ele não se diverte particularmente, mas ei, a família está em crise e Deus pode usar seu toque. Quem sabe, talvez o Senhor use isso para reunir todos novamente.