Cristãos na política: Hipocrisia ou missão?

Quando você pensa em cristãos na Política, principalmente no contexto brasileiro, talvez a primeira coisa que passe na sua cabeça é a bancada evangélica, que se envolve em escândalos com certa frequência e que talvez não expresse a verdadeira essência do Evangelho (Embora lute por muita coisa importante e tenha seu papel…)

Ou ainda, ao pensar em cristãos na política no Brasil possa se lembrar de hipocrisias e negligências, que só envergonham o nome de Deus e sua Igreja.

Porém, ainda que alguns estejam fazendo do jeito errado, isso não significa que os cristãos não devam estar envolvidos no Governo.

Sim, infelizmente muitos podem ver em cargos políticos uma oportunidade de enriquecer, conquistar cargos e/ou desfrutar de benefícios. No entanto, ainda existem cristãos fiéis que podem cumprir a GRANDE COMISSÃO nesse campo tão difícil.

Alguns exemplos bíblicos de cristãos na política

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mt 28:18,19

A Bíblia nos dá uma clara missão: devemos fazer discípulos. O Governo pode ser sim um campo missionário.

Biblicamente falando, existem alguns cristãos na política. É o caso de José, que se tornou governador do Egito e nos ensina sobre perdão, honestidade, fidelidade e temor à Deus.

Também podemos nos lembrar de Daniel, que se tornou um grande homem na Babilônia, se envolvendo com a política e revelando o caráter de Deus àquele povo.

E não devemos nos esquecer de Ester e Débora, mulheres que exerceram cargos de governo com maestria e fidelidade à Deus.

Exemplos de cristãos na política que manifestaram o Reino de Deus

Historicamente, quando cristãos se posicionaram na Política, entendendo sua missão, justiça e transformação se manifestaram na Terra!

“Quando os justos florescem, o povo se alegra;quando os ímpios governam,

o povo geme.” Provérbios 29:2

Justino: Criou a primeira escola da história em 100 d.C para crianças de todos os séculos, nacionalidades e classes sociais

Lactâncio: Conselheiro de Constantino I, defendeu o fim da escravidão em Roma

Imperador Valentiniano: Proibiu o infanticídio e o abandono de crianças, em Roma (374 dC)

William Wilberforce: Lutou pelo fim da escravidão. Seu legado resultou na lei que acabou com o tráfico de escravos na Inglaterra, em 1807

Harriet Beecher Stowe: Também lutou pelo fim da escravidao na América do Norte e seu livro influenciou fortemente o presidente Abraham Lincon

Além deles podemos pensar em: Lutero, Florence Nightingale, Martin Luther King Jr. Por meio dos cristãos também: Hospitais foram criados, Caridade se tornou uma prática cultural, as mulheres tiveram a dignidade restaurada.

Nosso papel hoje

Existem inúmeros desafios daqui para frente, Principalmente quando se pensa na política brasileira.

Porém, hoje, como cristãos, devemos orar para que Deus levante cristãos na política que governem com temor, honestidade, responsabilidade e ética.

Que Deus abençoe nossa nação!

Se você gostou, então continue lendo em nosso site:

Política e fé: É possível separar a política de sua fé?

3 verdades Bíblicas sobre o cristão e a política

Grandes missionárias na história: 6 Mulheres que impactaram o mundo com o Evangelho

O que é agnosticismo e como compartilhar o evangelho com um agnóstico?

5 maneiras novas de espalhar o evangelho

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo