Deus no Livro dos Salmos: Como Deus é apresentado nos Salmos

 O livro de Salmos é o mais longo da Bíblia, com 150 “capítulos” chamados “salmos” ou “cânticos”. Psalmos significa originalmente “tocar cordas ou “canções para harpa”. Nesse livro poético da Bíblia, Deus é apresentado de várias formas. Portanto, separei aqui nomes e figuras de Deus nos salmos.

Esses são, portanto, os nomes e figuras de como Deus é apresentado no Livro dos Salmos

Escudo

Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça”. (Salmos 3. 3)

“O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei”. (Salmos 28. 7)

Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra”. (Salmos 119. 114)

Rocha

O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”. (Salmos 18. 2)

Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?” (Salmos 42. 9)

VINDE, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação”. (Salmos 95. 1)

Rei

Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei”. (Salmos 5. 2)

Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena salvações para Jacó”. (Salmos 44. 4)

Todavia Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da terra”. (Salmos 74. 12)

Pastor

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. (Salmos 23. 1)

“TU, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece”. (Salmos 80. 1)

Juiz

“Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias”. (Salmos 7. 11)

Refúgio

“DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Salmos 46. 1)

“Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus”. (Salmos 62. 7)

Fortaleza

Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me”. (Salmos 31. 3)

Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza”. (Salmos 71. 3)

Vingador

 “JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei”. (Salmos 26. 1)

Criador

Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés”. (Salmos 8. 1-6)

Libertador

Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele“. (Salmos 37. 39-40)

Médico

 “SENHOR meu Deus, clamei a ti, e tu me curaste”. (Salmos 30. 2)

Protetor

Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome”. (Salmos 5. 11)

Provedor

“Ainda que mandara às altas nuvens, e abriu as portas dos céus, E chovera sobre eles o maná para comerem, e lhes dera do trigo do céu. O homem comeu o pão dos anjos; ele lhes mandou comida a fartar. Fez soprar o vento do oriente nos céus, e o trouxe do sul com a sua força. E choveu sobre eles carne como pó, e aves de asas como a areia do mar. E as fez cair no meio do seu arraial, ao redor de suas habitações. Então comeram e se fartaram bem; pois lhes cumpriu o seu desejo“. (Salmos 78. 23-29)

Redentor

“Digam-no os remidos do SENHOR, os que remiu da mão do inimigo”. (Salmos 107. 2)

Esses são, portanto os nomes e figuras de como Deus é apresentado nos Salmos.

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo