Devocional: Não endureça o seu coração

Versículo devocional: Salmos 95:7-8

“Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

Não endureça o seu coração

Deus nos chama a estar atentos à Sua voz diariamente. Ele é o nosso Pastor, e nós somos as Suas ovelhas, sob o Seu cuidado amoroso. Assim como um pastor guia e protege suas ovelhas, Deus nos guia com amor e sabedoria. Porém, precisamos estar abertos e receptivos à Sua orientação.

Repetidamente no livro de Êxodo encontramos o relato bíblico nos dizendo que Deus endureceu o coração de Faraó. Mas o que realmente significa endurecer o coração? Podemos culpar a Deus pela insensatez de Faraó?

Para entender esta expressão, primeiro precisamos considerar isto:

“Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?” (Ezequiel 33:11)

“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:4),

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3:9)

Jesus ilustrou o amor de Deus pelo ímpio lembrando-nos de que, “o Senhor faz nascer o sol, tanto sobre os maus quanto sobre os bons” (Mateus 5:45) e, quer sejam bênçãos da natureza, quer da salvação, “Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34).

Usando a ilustração de Jesus, podemos concluir que, como o sol endurece o barro e derrete a cera ao mesmo tempo, assim também, o Espírito Santo ao operar no coração humano, provoca reações e efeitos diferentes, de acordo com a lei da livre consciência. Ao toque do Espírito Santo um é levado ao arrependimento e a conversão, enquanto o outro resiste teimosamente à sua voz.

A atuação divina obriga ao pecador a tomar uma decisão: a favor ou contra Deus. O Faraó tomou contra, apesar das evidências e oportunidades que lhe foram dadas.

Em nossas vidas, é fácil endurecer o coração quando enfrentamos provações ou quando as coisas não saem como planejado. Podemos nos sentir tentados a duvidar de Deus, questionar Seu amor e nos afastar de Sua presença. No entanto, é justamente nesses momentos que precisamos mais ouvir Sua voz e confiar em Seu plano.

Hoje, enquanto você medita neste devocional e não endureça o seu coração para Deus. Ouça a Sua voz, permita que Ele amoleça qualquer área endurecida do seu coração. Confie que Ele está no controle e que Seus caminhos são sempre melhores.

E lembre-se diariamente do conselho do salmista Davi:

Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” (Salmos 95:7-8)

🙏Oração devocional

Querido Deus, agradecemos por ser o nosso Pastor e por cuidar de nós com tanto amor. Pedimos que nos ajude a manter nossos corações abertos e atentos à Sua voz. Perdoe-nos quando endurecemos nosso coração e nos afastamos de Ti. Ensine-nos a confiar em Seus planos, mesmo quando enfrentamos dificuldades. Que possamos ouvir Sua voz hoje e seguir Sua orientação com alegria e fé. Em nome de Jesus, amém.

Confira mais temas de devocionais para te ajudar diariamente.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo