4 Dicas Bíblicas para se libertar da Ingratidão

Sabemos que em vários momentos da vida nos pegamos reclamando de algo. Sejam eles devido ao trânsito caótico, às variações climáticas ou até mesmo por causa das longas filas nos supermercados. No entanto, quando nos encontramos constantemente imersos em um estado de insatisfação, é provável que precisemos romper e se libertar do espírito de ingratidão que nos envolve.

A realidade é que a ingratidão se fixa no aspecto negativo das coisas, desconsiderando as inúmeras vitórias e bençãos recebidas e focando exclusivamente nos perrengues da vida. Esse comportamento muitas vezes afasta aquelas pessoas que mais amamos, pois ninguém deseja estar próximo de uma pessoa reclamona.

Para isso, decidi compartilhar as quatro dicas preciosas para você que se sente aprisionado e precisa se libertar desse espírito de ingratidão, e então ser uma pessoa plenamente abençoada.

1. Reconheça a ingratidão como um problema sério

A primeira dica é você reconhecer e tratar a ingratidão como um problema sério. Fazendo isso, você irá romper com uma mentalidade negativa. Em 2 Timóteo 3:1-2, Paulo nos alerta sobre “tempos ambiciosos nos últimos dias, com pessoas sendo ingratas e profanas”. Esta passagem inclusive aconselha a não nos envolvermos com tais pessoas. Surpreendente, não é?

Já em 1 Tessalonicenses 5:16-18, Paulo nos instrui a “alegrar-nos sempre, orar continuamente e agradecer em todas as situações, pois esta é a vontade de Deus para nós em Cristo Jesus”.

Reconhecer que a ingratidão não está homologada com a vontade de Deus é o primeiro passo para nos libertarmos desse fardo. A boa notícia é que Deus está aqui para nos ajudar e nos libertar.

Como Davi expressou no Salmo 51:

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Concede-me um espírito disposto, para me sustentar.”

Que nossas orações sigam o exemplo de Davi, buscando do Senhor um coração puro, a renovação do espírito e a restauração da alegria da salvação.

Esses sim são verdadeiros motivos para sermos gratos!

2. Reconheça que a ingratidão afasta aqueles que mais amamos

É comum pensar que nossas batalhas contra o pecado só têm impacto em nós mesmos. No entanto, qualquer pecado não controlado eventualmente se espalhará para a vida daqueles mais próximos, afetando-os significativamente.

No livro, “Lenços brancos: atualizando nossos problemas pela cobertura de Cristo“, a escritora compartilha sua própria luta contra a raiva persistente. Relatando que como uma jovem mãe, ela se sentia sobrecarregada e enfrentava dificuldades para lidar com as situações.

Um dia, ao ouvir seu filho de três anos brincando com seus bonecos, ela o ouviu dizer: “Minha mãe é má e louca!” Isso partiu seu coração. Fazendo-a perceber que seu problema com a ingratidão estava impactando de forma significativa aqueles a quem mais amava, e sabia que algo precisava ser feito para mudar.

Contudo, só podemos nos libertar do espírito de ingratidão ao entender como isso afeta os outros. Isso pode incluir:

  • Exercer influência negativa sobre nossos filhos.
  • Fazer nossos parceiros sentir menosprezados.
  • Causar irritação por parte de outras pessoas.
  • Ser conhecido como o pessimista da família.

Ao considerar que sua ingratidão afeta a qualidade de vida das pessoas ao seu redor, você pode decidir agir. E com toda certeza o Espírito Santo está pronto para ajudá-lo a se libertar.

3. Reconheça que a ingratidão não pode definir quem você é

Frequentemente, quando pensamos que não podemos alterar algo em nós, permitimos que isso nos defina. Começamos a pensar que estamos presos à nossa natureza. Contudo, isso está longe da verdade.

Tanto você quanto eu fomos moldados à imagem e semelhança de Deus, em total justiça e santidade. Nossos espíritos murmuradores não estão alinhados com o Espírito Santo, que reside em nós. Assim que reconhecemos que a ingratidão é uma falha de nossa verdadeira identidade, podemos superá-la e alcançar quem fomos destinados a ser.

O que Deus afirma sobre você, meu amigo? Qual é o propósito para o qual Ele o criou?

Declare hoje que o Espírito de ingratidão não tem espaço em sua vida.

Afinal, termos como “pessimista” ou “reclamão” não definem você.

A única definição válida é aquela que vem da parte de Deus por meio de Jesus Cristo. Firme-se em sua verdadeira identidade hoje e observe as correntes da ingratidão se desfazendo.

4. É necessário inverter a maneira como você pensa

Fala-se muito sobre a reflexão nos dias de hoje, referindo-se à forma como pensamos e pensamos. Embora a maioria das abordagens seja psicológica, há uma perspectiva bíblica que faz total sentido. Vejamos aqui alguns versículos que tratam da nossa mentalidade:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:22-24)

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

Um espírito de ingratidão não tem chance quando confrontado com a verdade da Palavra de Deus!

Ao meditar nesses versículos bíblicos, podemos transformar nossa maneira de pensar e superar padrões de negatividade e ingratidão.

Portanto, lembre-se, a Bíblia é viva, ativa e poderosa o suficiente para nos transformarmos de dentro para fora.

Que sejamos hoje libertos da ingratidão, para então desfrutarmos do poder da gratidão.

Se você gostou, então continue lendo outros estudos relacionados:

Grato a Deus: 20 Versículos sobre Gratidão para Agradecer

6 Passos para cultivar a gratidão como um estilo de vida

Primícias na Bíblia: Lições sobre Gratidão e Fidelidade a Deus

7 passos comprovados para superar o ressentimento e deixar de lado a amargura

6 Momentos em que Daniel expressa profunda Gratidão à Deus

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress